A importância da discussão dos movimentos sociais e cultura surda no currículo da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Airam Aimé Nesti Dupret Lamas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21849
Resumo: Este trabalho busca levantar reflexões sobre as contribuições da ferramenta fórum como estratégia de aprendizagem. O caso em estudo ocorreu numa escola da rede pública do Estado do Rio de Janeiro, na modalidade presencial. De forma complementar as atividades desenvolvidas em sala, os alunos utilizam as discussões, mais especificamente os fóruns, para descrever as reflexões das atividades coletivamente. Para tal foram utilizados estudos de Quadros e Karnopp (2004), Strobel (2013) e Tomazi (2013) e outros especialista da área das Ciências Sociais e Libras por meio da proposta metodológica de triangulação, conforme Denzin (1978) e Flick (1992). Neste espaço de escrita o professor procura explorar experiências de interação, provocar no aluno questionamentos, estimular a pesquisa e possibilitar ao aluno chegar às suas próprias conclusões. O fórum mitos da Libras aponta debates importantes através de 5 perguntas norteadoras: 1. A língua de sinais é uma mistura de mímica e gesticulação concreta, incapaz de expressar conceitos abstratos? 2. Só há uma língua de sinais que é universal e usada por todas pessoas surdas? 3. A língua de sinais é subordinada, derivada e inferior às línguas orais? 4. A língua de sinais é um sistema de comunicação superficial, com conteúdo limitado, sendo estética e expressiva? 5. A língua de sinais deriva da comunicação gestual espontânea de ouvintes? Para aprofundar temáticas sobre movimentos sociais e cultura surda aplicados à disciplina de Sociologia de maneira transdisciplinar, pois as atividades apresentadas ao aluno na Educação Básica colabora com pesquisas anteriores e contribui para expandir a autonomia frente a própria aprendizagem
id UFF-2_f74f5f875dc71120f1e93a8acd92aa3e
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/21849
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A importância da discussão dos movimentos sociais e cultura surda no currículo da educação básicaMovimentos sociaisCultura surdaEducação básicaMovimentos pelos direitos humanosEducação inclusivaEducação básicaCurrículo escolarSocial movementsDeaf cultureBasic educationEste trabalho busca levantar reflexões sobre as contribuições da ferramenta fórum como estratégia de aprendizagem. O caso em estudo ocorreu numa escola da rede pública do Estado do Rio de Janeiro, na modalidade presencial. De forma complementar as atividades desenvolvidas em sala, os alunos utilizam as discussões, mais especificamente os fóruns, para descrever as reflexões das atividades coletivamente. Para tal foram utilizados estudos de Quadros e Karnopp (2004), Strobel (2013) e Tomazi (2013) e outros especialista da área das Ciências Sociais e Libras por meio da proposta metodológica de triangulação, conforme Denzin (1978) e Flick (1992). Neste espaço de escrita o professor procura explorar experiências de interação, provocar no aluno questionamentos, estimular a pesquisa e possibilitar ao aluno chegar às suas próprias conclusões. O fórum mitos da Libras aponta debates importantes através de 5 perguntas norteadoras: 1. A língua de sinais é uma mistura de mímica e gesticulação concreta, incapaz de expressar conceitos abstratos? 2. Só há uma língua de sinais que é universal e usada por todas pessoas surdas? 3. A língua de sinais é subordinada, derivada e inferior às línguas orais? 4. A língua de sinais é um sistema de comunicação superficial, com conteúdo limitado, sendo estética e expressiva? 5. A língua de sinais deriva da comunicação gestual espontânea de ouvintes? Para aprofundar temáticas sobre movimentos sociais e cultura surda aplicados à disciplina de Sociologia de maneira transdisciplinar, pois as atividades apresentadas ao aluno na Educação Básica colabora com pesquisas anteriores e contribui para expandir a autonomia frente a própria aprendizagemThis paper seeks to raise reflections on the contributions of the forum tool as a learning strategy. The case study took place in a public school in the state of Rio de Janeiro, in the present modality. In addition to classroom activities, students use discussions, specifically forums, to describe the reflections of the activities collectively. For this, studies by Quadros and Karnopp (2004), Strobel (2013) and Tomazi (2013) and other specialists in the area of Social Sciences and Libras were used through the methodological proposal of triangulation, according to Denzin (1978) and Flick (1992). . In this space of writing the teacher seeks to explore interaction experiences, provoke questions in the student, stimulate research and enable the student to reach their own conclusions. The Libras Myths Forum points to important debates through 5 guiding questions: 1. Is sign language a mixture of mime and concrete gesturing, unable to express abstract concepts? 2. Is there only one sign language that is universal and used by all deaf people? 3. Is the sign language subordinate, derived and inferior to oral languages? 4. Is sign language a superficial communication system with limited content, aesthetic and expressive? 5. Does sign language derive from the spontaneous gesture communication of listeners? To deepen themes about social movements and deaf culture applied to the discipline of Sociology in a transdisciplinary way, as the activities presented to students in Basic Education collaborate with previous research and contribute to expand the autonomy facing their own learningUniversidade Federal FluminenseNiteróiSá, Tatiane Militão deDawes, Tathianna PradoFrancisco, Gildete da Silva Amorim MendesRodrigues, Jéssica do NascimentoDawes, Tathianna PradoLeite, Airam Aimé Nesti Dupret Lamas2021-05-04T13:15:51Z2021-05-04T13:15:51Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLEITE, Airam Aimé Nesti Dupret Lamas. A importância da discussão dos movimentos sociais e cultura surda no currículo da educação básica. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21849Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-27T14:15:19Zoai:app.uff.br:1/21849Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:00:54.931111Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da discussão dos movimentos sociais e cultura surda no currículo da educação básica
title A importância da discussão dos movimentos sociais e cultura surda no currículo da educação básica
spellingShingle A importância da discussão dos movimentos sociais e cultura surda no currículo da educação básica
Leite, Airam Aimé Nesti Dupret Lamas
Movimentos sociais
Cultura surda
Educação básica
Movimentos pelos direitos humanos
Educação inclusiva
Educação básica
Currículo escolar
Social movements
Deaf culture
Basic education
title_short A importância da discussão dos movimentos sociais e cultura surda no currículo da educação básica
title_full A importância da discussão dos movimentos sociais e cultura surda no currículo da educação básica
title_fullStr A importância da discussão dos movimentos sociais e cultura surda no currículo da educação básica
title_full_unstemmed A importância da discussão dos movimentos sociais e cultura surda no currículo da educação básica
title_sort A importância da discussão dos movimentos sociais e cultura surda no currículo da educação básica
author Leite, Airam Aimé Nesti Dupret Lamas
author_facet Leite, Airam Aimé Nesti Dupret Lamas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sá, Tatiane Militão de
Dawes, Tathianna Prado
Francisco, Gildete da Silva Amorim Mendes
Rodrigues, Jéssica do Nascimento
Dawes, Tathianna Prado
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Airam Aimé Nesti Dupret Lamas
dc.subject.por.fl_str_mv Movimentos sociais
Cultura surda
Educação básica
Movimentos pelos direitos humanos
Educação inclusiva
Educação básica
Currículo escolar
Social movements
Deaf culture
Basic education
topic Movimentos sociais
Cultura surda
Educação básica
Movimentos pelos direitos humanos
Educação inclusiva
Educação básica
Currículo escolar
Social movements
Deaf culture
Basic education
description Este trabalho busca levantar reflexões sobre as contribuições da ferramenta fórum como estratégia de aprendizagem. O caso em estudo ocorreu numa escola da rede pública do Estado do Rio de Janeiro, na modalidade presencial. De forma complementar as atividades desenvolvidas em sala, os alunos utilizam as discussões, mais especificamente os fóruns, para descrever as reflexões das atividades coletivamente. Para tal foram utilizados estudos de Quadros e Karnopp (2004), Strobel (2013) e Tomazi (2013) e outros especialista da área das Ciências Sociais e Libras por meio da proposta metodológica de triangulação, conforme Denzin (1978) e Flick (1992). Neste espaço de escrita o professor procura explorar experiências de interação, provocar no aluno questionamentos, estimular a pesquisa e possibilitar ao aluno chegar às suas próprias conclusões. O fórum mitos da Libras aponta debates importantes através de 5 perguntas norteadoras: 1. A língua de sinais é uma mistura de mímica e gesticulação concreta, incapaz de expressar conceitos abstratos? 2. Só há uma língua de sinais que é universal e usada por todas pessoas surdas? 3. A língua de sinais é subordinada, derivada e inferior às línguas orais? 4. A língua de sinais é um sistema de comunicação superficial, com conteúdo limitado, sendo estética e expressiva? 5. A língua de sinais deriva da comunicação gestual espontânea de ouvintes? Para aprofundar temáticas sobre movimentos sociais e cultura surda aplicados à disciplina de Sociologia de maneira transdisciplinar, pois as atividades apresentadas ao aluno na Educação Básica colabora com pesquisas anteriores e contribui para expandir a autonomia frente a própria aprendizagem
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-05-04T13:15:51Z
2021-05-04T13:15:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEITE, Airam Aimé Nesti Dupret Lamas. A importância da discussão dos movimentos sociais e cultura surda no currículo da educação básica. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21849
Aluno de Graduação
identifier_str_mv LEITE, Airam Aimé Nesti Dupret Lamas. A importância da discussão dos movimentos sociais e cultura surda no currículo da educação básica. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/21849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823635648741376