A relação entre teoria e prática na educação física escolar: revisão de literatura no período compreendido entre 1995 e 2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Breno Pereira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9058
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar o que há de publicado na literatura acadêmica na área de educação física sobre a relação entre teoria e prática. Foram analisados 183 documentos publicados entre os anos de 1995 e 2017. Identificamos que a teoria e a prática são dimensões que estão sempre relacionadas e que o distanciamento/dicotomia entre elas acontece a partir de uma falta de entendimento dessa relação. A cultura humana, há muito tempo, coloca a teoria e a prática em dimensões opostas e essa oposição advém de outras dicotomias humanas mais amplas, como a dicotomia corpo e mente e a dicotomia natureza e cultura. Acreditamos que a constituição de nosso campo de conhecimento e alguns aspectos da formação inicial do profissional, impactam diretamente na relação entre teoria e prática. Analisamos e desmestificamos essas questões com o objetivo de trazer um esclarecimento maior para a temática da relação entre teoria e prática na educação física escolar
id UFF-2_f964111b63b11c35140a10a1bac66cc7
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9058
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A relação entre teoria e prática na educação física escolar: revisão de literatura no período compreendido entre 1995 e 2017Educação físicaEscolaTeoria e práticaEducação física escolarPrática de ensinoPractice and theoryPhysical educationSchoolO presente trabalho teve como objetivo analisar o que há de publicado na literatura acadêmica na área de educação física sobre a relação entre teoria e prática. Foram analisados 183 documentos publicados entre os anos de 1995 e 2017. Identificamos que a teoria e a prática são dimensões que estão sempre relacionadas e que o distanciamento/dicotomia entre elas acontece a partir de uma falta de entendimento dessa relação. A cultura humana, há muito tempo, coloca a teoria e a prática em dimensões opostas e essa oposição advém de outras dicotomias humanas mais amplas, como a dicotomia corpo e mente e a dicotomia natureza e cultura. Acreditamos que a constituição de nosso campo de conhecimento e alguns aspectos da formação inicial do profissional, impactam diretamente na relação entre teoria e prática. Analisamos e desmestificamos essas questões com o objetivo de trazer um esclarecimento maior para a temática da relação entre teoria e prática na educação física escolarThe following study aimed to analyze the publications inside of the Physical Education academical field, about the relation between theory and practice. We analyze 183 documents published since 1995-2017. We can identify that theory and practice are related concepts and, sometimes, come to happen a distancing/dichotomy between both. This separation happens, because its lack of understanding in their connection ways. The human culture consider that practice and theory are in different dimensions for a long time. This dichotomy came from others human aspects, such as the separation between body and mind, and segregation between nature and culture. We believe that constitution of our fields and some professional formation aspects influence directly, in the relation between theory and practice. In this study, its will analyze and demythologize this questions with the objective to clarify this dilemmas in scholar Physical Education.Mattos, Luiz Otávio NevesPaula, Karla Campos dePereira Filho, José RibamarFarias, Breno Pereira2019-04-03T12:26:42Z2019-04-03T12:26:42Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFARIAS, Breno Pereira. A relação entre teoria e prática na educação física escolar: revisão de literatura no período compreendido entre 1995 e 2017. 2017. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/9058http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-30T15:54:35Zoai:app.uff.br:1/9058Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:07:59.333374Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre teoria e prática na educação física escolar: revisão de literatura no período compreendido entre 1995 e 2017
title A relação entre teoria e prática na educação física escolar: revisão de literatura no período compreendido entre 1995 e 2017
spellingShingle A relação entre teoria e prática na educação física escolar: revisão de literatura no período compreendido entre 1995 e 2017
Farias, Breno Pereira
Educação física
Escola
Teoria e prática
Educação física escolar
Prática de ensino
Practice and theory
Physical education
School
title_short A relação entre teoria e prática na educação física escolar: revisão de literatura no período compreendido entre 1995 e 2017
title_full A relação entre teoria e prática na educação física escolar: revisão de literatura no período compreendido entre 1995 e 2017
title_fullStr A relação entre teoria e prática na educação física escolar: revisão de literatura no período compreendido entre 1995 e 2017
title_full_unstemmed A relação entre teoria e prática na educação física escolar: revisão de literatura no período compreendido entre 1995 e 2017
title_sort A relação entre teoria e prática na educação física escolar: revisão de literatura no período compreendido entre 1995 e 2017
author Farias, Breno Pereira
author_facet Farias, Breno Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mattos, Luiz Otávio Neves
Paula, Karla Campos de
Pereira Filho, José Ribamar
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Breno Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Escola
Teoria e prática
Educação física escolar
Prática de ensino
Practice and theory
Physical education
School
topic Educação física
Escola
Teoria e prática
Educação física escolar
Prática de ensino
Practice and theory
Physical education
School
description O presente trabalho teve como objetivo analisar o que há de publicado na literatura acadêmica na área de educação física sobre a relação entre teoria e prática. Foram analisados 183 documentos publicados entre os anos de 1995 e 2017. Identificamos que a teoria e a prática são dimensões que estão sempre relacionadas e que o distanciamento/dicotomia entre elas acontece a partir de uma falta de entendimento dessa relação. A cultura humana, há muito tempo, coloca a teoria e a prática em dimensões opostas e essa oposição advém de outras dicotomias humanas mais amplas, como a dicotomia corpo e mente e a dicotomia natureza e cultura. Acreditamos que a constituição de nosso campo de conhecimento e alguns aspectos da formação inicial do profissional, impactam diretamente na relação entre teoria e prática. Analisamos e desmestificamos essas questões com o objetivo de trazer um esclarecimento maior para a temática da relação entre teoria e prática na educação física escolar
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-04-03T12:26:42Z
2019-04-03T12:26:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FARIAS, Breno Pereira. A relação entre teoria e prática na educação física escolar: revisão de literatura no período compreendido entre 1995 e 2017. 2017. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2017.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9058
identifier_str_mv FARIAS, Breno Pereira. A relação entre teoria e prática na educação física escolar: revisão de literatura no período compreendido entre 1995 e 2017. 2017. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2017.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823668457635840