Mercado de luxo no Brasil: o que impulsiona os consumidores e sua análise setorial sob a ótica da renda brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33680 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar o mercado de luxo no Brasil e a relação de consumo dos brasileiros em cenários de flutuações econômicas. O estudo trata o tema de forma ampla, abordando aspectos ligados a questões microeconômicas, renda do consumidor, perfil comportamental no poder de decisão de consumo e analisando as novas tendências do mercado. A análise leva em consideração influências internas e externas para justificar o investimento em bens de luxo e qualitativas no que tange à expansão do setor no Brasil. O trabalho conclui que, países emergentes em meio a crises, com consumidores situados em classes sociais privilegiadas são poucos afetados e impulsionam o consumo de grifes em território nacional. Além disso, apesar da taxa de endividamento de classes B e C, o consumo não sofreu queda e tem projeção de crescimento para os próximos anos. |
id |
UFF-2_fb0bf097f0e086e9cc6af06f1b59f207 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/33680 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Mercado de luxo no Brasil: o que impulsiona os consumidores e sua análise setorial sob a ótica da renda brasileiraLuxo no BrasilMicroeconomiaRenda do consumidorPerfil comportamentalPoder de decisão de consumoMicroeconomiaFinanças pessoaisMercado de consumoRendaComportamento do consumidorLuxury in BrazilMicroeconomicsConsumer incomeBehavioral profileConsumer decision-making powerEste trabalho tem como objetivo analisar o mercado de luxo no Brasil e a relação de consumo dos brasileiros em cenários de flutuações econômicas. O estudo trata o tema de forma ampla, abordando aspectos ligados a questões microeconômicas, renda do consumidor, perfil comportamental no poder de decisão de consumo e analisando as novas tendências do mercado. A análise leva em consideração influências internas e externas para justificar o investimento em bens de luxo e qualitativas no que tange à expansão do setor no Brasil. O trabalho conclui que, países emergentes em meio a crises, com consumidores situados em classes sociais privilegiadas são poucos afetados e impulsionam o consumo de grifes em território nacional. Além disso, apesar da taxa de endividamento de classes B e C, o consumo não sofreu queda e tem projeção de crescimento para os próximos anos.This work aims to analyze the luxury market in Brazil and the consumption relationship of Brazilians in economic crisis scenarios. The study deals with the subject in a broad way, approaching aspects related to microeconomic issues, consumer income, behavioral profile in consumer decision-making and analyzing new market trends. The analysis takes into account internal and external influences to justify investment in luxury and qualitative goods regarding the expansion of the sector in Brazil. The work concludes that emerging countries in the midst of crises, with consumers located in privileged social classes are little affected and boost the consumption of brands in the national territory. In addition, despite the indebtedness rate of classes B and C, consumption has not fallen and is projected to grow in the coming years.36 f.Santacruz, Ruy Afonso dehttp://lattes.cnpq.br/5012105440566892Vidotto, Carlos Augustohttp://lattes.cnpq.br/5606289759697324Britto, Jorge Nogueira de Paivahttp://lattes.cnpq.br/6568693627641353Gomes, Bárbara Brito Ortiz2024-07-25T22:58:57Z2024-07-25T22:58:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGOMES, Bárbara Brito Ortiz. Mercado de luxo no Brasil: o que impulsiona os consumidores e sua análise setorial sob a ótica da renda brasileira. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33680CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-25T22:59:01Zoai:app.uff.br:1/33680Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:16:23.725208Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mercado de luxo no Brasil: o que impulsiona os consumidores e sua análise setorial sob a ótica da renda brasileira |
title |
Mercado de luxo no Brasil: o que impulsiona os consumidores e sua análise setorial sob a ótica da renda brasileira |
spellingShingle |
Mercado de luxo no Brasil: o que impulsiona os consumidores e sua análise setorial sob a ótica da renda brasileira Gomes, Bárbara Brito Ortiz Luxo no Brasil Microeconomia Renda do consumidor Perfil comportamental Poder de decisão de consumo Microeconomia Finanças pessoais Mercado de consumo Renda Comportamento do consumidor Luxury in Brazil Microeconomics Consumer income Behavioral profile Consumer decision-making power |
title_short |
Mercado de luxo no Brasil: o que impulsiona os consumidores e sua análise setorial sob a ótica da renda brasileira |
title_full |
Mercado de luxo no Brasil: o que impulsiona os consumidores e sua análise setorial sob a ótica da renda brasileira |
title_fullStr |
Mercado de luxo no Brasil: o que impulsiona os consumidores e sua análise setorial sob a ótica da renda brasileira |
title_full_unstemmed |
Mercado de luxo no Brasil: o que impulsiona os consumidores e sua análise setorial sob a ótica da renda brasileira |
title_sort |
Mercado de luxo no Brasil: o que impulsiona os consumidores e sua análise setorial sob a ótica da renda brasileira |
author |
Gomes, Bárbara Brito Ortiz |
author_facet |
Gomes, Bárbara Brito Ortiz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santacruz, Ruy Afonso de http://lattes.cnpq.br/5012105440566892 Vidotto, Carlos Augusto http://lattes.cnpq.br/5606289759697324 Britto, Jorge Nogueira de Paiva http://lattes.cnpq.br/6568693627641353 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Bárbara Brito Ortiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Luxo no Brasil Microeconomia Renda do consumidor Perfil comportamental Poder de decisão de consumo Microeconomia Finanças pessoais Mercado de consumo Renda Comportamento do consumidor Luxury in Brazil Microeconomics Consumer income Behavioral profile Consumer decision-making power |
topic |
Luxo no Brasil Microeconomia Renda do consumidor Perfil comportamental Poder de decisão de consumo Microeconomia Finanças pessoais Mercado de consumo Renda Comportamento do consumidor Luxury in Brazil Microeconomics Consumer income Behavioral profile Consumer decision-making power |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar o mercado de luxo no Brasil e a relação de consumo dos brasileiros em cenários de flutuações econômicas. O estudo trata o tema de forma ampla, abordando aspectos ligados a questões microeconômicas, renda do consumidor, perfil comportamental no poder de decisão de consumo e analisando as novas tendências do mercado. A análise leva em consideração influências internas e externas para justificar o investimento em bens de luxo e qualitativas no que tange à expansão do setor no Brasil. O trabalho conclui que, países emergentes em meio a crises, com consumidores situados em classes sociais privilegiadas são poucos afetados e impulsionam o consumo de grifes em território nacional. Além disso, apesar da taxa de endividamento de classes B e C, o consumo não sofreu queda e tem projeção de crescimento para os próximos anos. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-25T22:58:57Z 2024-07-25T22:58:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GOMES, Bárbara Brito Ortiz. Mercado de luxo no Brasil: o que impulsiona os consumidores e sua análise setorial sob a ótica da renda brasileira. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. https://app.uff.br/riuff/handle/1/33680 |
identifier_str_mv |
GOMES, Bárbara Brito Ortiz. Mercado de luxo no Brasil: o que impulsiona os consumidores e sua análise setorial sob a ótica da renda brasileira. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/33680 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823708387409920 |