Mercado de luxo no Brasil: o que impulsiona os consumidores e sua análise setorial sob a ótica da renda brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Bárbara Brito Ortiz
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33680
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o mercado de luxo no Brasil e a relação de consumo dos brasileiros em cenários de flutuações econômicas. O estudo trata o tema de forma ampla, abordando aspectos ligados a questões microeconômicas, renda do consumidor, perfil comportamental no poder de decisão de consumo e analisando as novas tendências do mercado. A análise leva em consideração influências internas e externas para justificar o investimento em bens de luxo e qualitativas no que tange à expansão do setor no Brasil. O trabalho conclui que, países emergentes em meio a crises, com consumidores situados em classes sociais privilegiadas são poucos afetados e impulsionam o consumo de grifes em território nacional. Além disso, apesar da taxa de endividamento de classes B e C, o consumo não sofreu queda e tem projeção de crescimento para os próximos anos.
id UFF-2_fb0bf097f0e086e9cc6af06f1b59f207
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/33680
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Mercado de luxo no Brasil: o que impulsiona os consumidores e sua análise setorial sob a ótica da renda brasileiraLuxo no BrasilMicroeconomiaRenda do consumidorPerfil comportamentalPoder de decisão de consumoMicroeconomiaFinanças pessoaisMercado de consumoRendaComportamento do consumidorLuxury in BrazilMicroeconomicsConsumer incomeBehavioral profileConsumer decision-making powerEste trabalho tem como objetivo analisar o mercado de luxo no Brasil e a relação de consumo dos brasileiros em cenários de flutuações econômicas. O estudo trata o tema de forma ampla, abordando aspectos ligados a questões microeconômicas, renda do consumidor, perfil comportamental no poder de decisão de consumo e analisando as novas tendências do mercado. A análise leva em consideração influências internas e externas para justificar o investimento em bens de luxo e qualitativas no que tange à expansão do setor no Brasil. O trabalho conclui que, países emergentes em meio a crises, com consumidores situados em classes sociais privilegiadas são poucos afetados e impulsionam o consumo de grifes em território nacional. Além disso, apesar da taxa de endividamento de classes B e C, o consumo não sofreu queda e tem projeção de crescimento para os próximos anos.This work aims to analyze the luxury market in Brazil and the consumption relationship of Brazilians in economic crisis scenarios. The study deals with the subject in a broad way, approaching aspects related to microeconomic issues, consumer income, behavioral profile in consumer decision-making and analyzing new market trends. The analysis takes into account internal and external influences to justify investment in luxury and qualitative goods regarding the expansion of the sector in Brazil. The work concludes that emerging countries in the midst of crises, with consumers located in privileged social classes are little affected and boost the consumption of brands in the national territory. In addition, despite the indebtedness rate of classes B and C, consumption has not fallen and is projected to grow in the coming years.36 f.Santacruz, Ruy Afonso dehttp://lattes.cnpq.br/5012105440566892Vidotto, Carlos Augustohttp://lattes.cnpq.br/5606289759697324Britto, Jorge Nogueira de Paivahttp://lattes.cnpq.br/6568693627641353Gomes, Bárbara Brito Ortiz2024-07-25T22:58:57Z2024-07-25T22:58:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGOMES, Bárbara Brito Ortiz. Mercado de luxo no Brasil: o que impulsiona os consumidores e sua análise setorial sob a ótica da renda brasileira. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33680CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-25T22:59:01Zoai:app.uff.br:1/33680Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:16:23.725208Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Mercado de luxo no Brasil: o que impulsiona os consumidores e sua análise setorial sob a ótica da renda brasileira
title Mercado de luxo no Brasil: o que impulsiona os consumidores e sua análise setorial sob a ótica da renda brasileira
spellingShingle Mercado de luxo no Brasil: o que impulsiona os consumidores e sua análise setorial sob a ótica da renda brasileira
Gomes, Bárbara Brito Ortiz
Luxo no Brasil
Microeconomia
Renda do consumidor
Perfil comportamental
Poder de decisão de consumo
Microeconomia
Finanças pessoais
Mercado de consumo
Renda
Comportamento do consumidor
Luxury in Brazil
Microeconomics
Consumer income
Behavioral profile
Consumer decision-making power
title_short Mercado de luxo no Brasil: o que impulsiona os consumidores e sua análise setorial sob a ótica da renda brasileira
title_full Mercado de luxo no Brasil: o que impulsiona os consumidores e sua análise setorial sob a ótica da renda brasileira
title_fullStr Mercado de luxo no Brasil: o que impulsiona os consumidores e sua análise setorial sob a ótica da renda brasileira
title_full_unstemmed Mercado de luxo no Brasil: o que impulsiona os consumidores e sua análise setorial sob a ótica da renda brasileira
title_sort Mercado de luxo no Brasil: o que impulsiona os consumidores e sua análise setorial sob a ótica da renda brasileira
author Gomes, Bárbara Brito Ortiz
author_facet Gomes, Bárbara Brito Ortiz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santacruz, Ruy Afonso de
http://lattes.cnpq.br/5012105440566892
Vidotto, Carlos Augusto
http://lattes.cnpq.br/5606289759697324
Britto, Jorge Nogueira de Paiva
http://lattes.cnpq.br/6568693627641353
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Bárbara Brito Ortiz
dc.subject.por.fl_str_mv Luxo no Brasil
Microeconomia
Renda do consumidor
Perfil comportamental
Poder de decisão de consumo
Microeconomia
Finanças pessoais
Mercado de consumo
Renda
Comportamento do consumidor
Luxury in Brazil
Microeconomics
Consumer income
Behavioral profile
Consumer decision-making power
topic Luxo no Brasil
Microeconomia
Renda do consumidor
Perfil comportamental
Poder de decisão de consumo
Microeconomia
Finanças pessoais
Mercado de consumo
Renda
Comportamento do consumidor
Luxury in Brazil
Microeconomics
Consumer income
Behavioral profile
Consumer decision-making power
description Este trabalho tem como objetivo analisar o mercado de luxo no Brasil e a relação de consumo dos brasileiros em cenários de flutuações econômicas. O estudo trata o tema de forma ampla, abordando aspectos ligados a questões microeconômicas, renda do consumidor, perfil comportamental no poder de decisão de consumo e analisando as novas tendências do mercado. A análise leva em consideração influências internas e externas para justificar o investimento em bens de luxo e qualitativas no que tange à expansão do setor no Brasil. O trabalho conclui que, países emergentes em meio a crises, com consumidores situados em classes sociais privilegiadas são poucos afetados e impulsionam o consumo de grifes em território nacional. Além disso, apesar da taxa de endividamento de classes B e C, o consumo não sofreu queda e tem projeção de crescimento para os próximos anos.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-25T22:58:57Z
2024-07-25T22:58:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Bárbara Brito Ortiz. Mercado de luxo no Brasil: o que impulsiona os consumidores e sua análise setorial sob a ótica da renda brasileira. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/33680
identifier_str_mv GOMES, Bárbara Brito Ortiz. Mercado de luxo no Brasil: o que impulsiona os consumidores e sua análise setorial sob a ótica da renda brasileira. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/33680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823708387409920