Economia comportamental no contexto do mercado de milhas aéreas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gavinho, Carolina de Paula Nunes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16371
http://dx.doi.org/10.22409/PPGTUR.2020.m.13020912717
Resumo: Os programas de fidelidade em geral, e os das companhias aéreas em particular, fazem parte de um dos mercados do mundo que mais crescem. No entanto, pouco se sabe ainda sobre o processo de tomada de decisão nesse mercado e como o comportamento do consumidor está associado às percepções sobre milhas aéreas. De forma geral, parte-se do princípio de que os consumidores são racionais e capazes de tomar a melhor decisão quando resgatam e usam seus pontos. Porém, o mercado de milhas pode ser confuso e obscuro para consumidores finais, uma vez que existem dificuldades objetivas no cálculo do valor e no uso dos pontos, oferecendo barreiras importantes para o julgamento do turista. É um mercado altamente lucrativo, com pontos/milhas expirando e número crescente de participantes. Entender o comportamento dos turistas no processo de decisão ao resgatar seus pontos/milhas e o seu nível de engajamento é um tema relevante para pesquisas sobre o comportamento do consumidor no turismo, visto que a maior parte do resgate de milhas continua sendo por passagens aéreas. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo averiguar se o comportamento de uso e acúmulo de milhas de participantes de programas de fidelidade de companhias aéreas pode estar correlacionado com as variáveis: percepção do valor das milhas; importância das milhas; engajamento do consumidor; motivações do consumidor relacionadas às milhas e sobrecarga cognitiva. Também pretende-se traçar um panorama desse mercado e identificar seus principais mecanismos, incluindo a negociação de milhas aéreas através dos mileage brokers, tendo em vista o perfil de seus usuários. A abordagem metodológica adotada foi uma pesquisa quantitativa do tipo survey, construída em duas etapas, sendo a primeira etapa qualitativa composta pelo método free elicitation e a segunda etapa quantitativa. O presente estudo confirma que os indivíduos estão expostos a vieses no ambiente dos programas de fidelidade das companhias aéreas e nem sempre fazem escolhas ótimas. Os níveis de engajamento poderiam reduzir esses vieses, melhorando o desempenho dos consumidores no uso das suas milhas e os auxiliando a fazer melhores escolhas nesse contexto. As correlações encontradas neste estudo apontam que quanto maior o engajamento do usuário das milhas aéreas, maior a percepção de milhas como moeda pelos usuários, corroborando com os resultados da pesquisa de Liston-Heyes (2002), que indicam que milhas aéreas não são percebidas pela maioria dos usuários como moeda. É um mercado em que as empresas detentoras dos programas de fidelidade das companhias aéreas ainda se beneficiam da estratégia de falta de transparência e da falta de educação financeira em geral dos seus usuários. Para além do campo do turismo, o presente trabalho também tem como objetivo motivar pesquisas adicionais destinadas a fornecer informações úteis sobre a eficácia dos programas de fidelidade das companhias aéreas e fornecer um possível modelo de comportamento de acúmulo e uso de milhas aéreas. Os programas de fidelidade são uma das ferramentas de relacionamento mais amplamente usadas entre gerentes e debatidas entre os acadêmicos em diversas indústrias, porém, é um setor que carece de pesquisas específicas, tanto na literatura nacional como internacional
id UFF-2_fcc49996d0b129d9fe8caa4af024682b
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/16371
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Economia comportamental no contexto do mercado de milhas aéreasProgramas de fidelidadeMilhas aéreasComportamento do consumidor no turismoMarketing turísticoEconomia comportamental no turismoEngajamentoTurismoPrograma de fidelizaçãoComportamento do consumidorFrequent flyer programsAirline loyalty programsAir milesConsumer behavior in tourismEngagementOs programas de fidelidade em geral, e os das companhias aéreas em particular, fazem parte de um dos mercados do mundo que mais crescem. No entanto, pouco se sabe ainda sobre o processo de tomada de decisão nesse mercado e como o comportamento do consumidor está associado às percepções sobre milhas aéreas. De forma geral, parte-se do princípio de que os consumidores são racionais e capazes de tomar a melhor decisão quando resgatam e usam seus pontos. Porém, o mercado de milhas pode ser confuso e obscuro para consumidores finais, uma vez que existem dificuldades objetivas no cálculo do valor e no uso dos pontos, oferecendo barreiras importantes para o julgamento do turista. É um mercado altamente lucrativo, com pontos/milhas expirando e número crescente de participantes. Entender o comportamento dos turistas no processo de decisão ao resgatar seus pontos/milhas e o seu nível de engajamento é um tema relevante para pesquisas sobre o comportamento do consumidor no turismo, visto que a maior parte do resgate de milhas continua sendo por passagens aéreas. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo averiguar se o comportamento de uso e acúmulo de milhas de participantes de programas de fidelidade de companhias aéreas pode estar correlacionado com as variáveis: percepção do valor das milhas; importância das milhas; engajamento do consumidor; motivações do consumidor relacionadas às milhas e sobrecarga cognitiva. Também pretende-se traçar um panorama desse mercado e identificar seus principais mecanismos, incluindo a negociação de milhas aéreas através dos mileage brokers, tendo em vista o perfil de seus usuários. A abordagem metodológica adotada foi uma pesquisa quantitativa do tipo survey, construída em duas etapas, sendo a primeira etapa qualitativa composta pelo método free elicitation e a segunda etapa quantitativa. O presente estudo confirma que os indivíduos estão expostos a vieses no ambiente dos programas de fidelidade das companhias aéreas e nem sempre fazem escolhas ótimas. Os níveis de engajamento poderiam reduzir esses vieses, melhorando o desempenho dos consumidores no uso das suas milhas e os auxiliando a fazer melhores escolhas nesse contexto. As correlações encontradas neste estudo apontam que quanto maior o engajamento do usuário das milhas aéreas, maior a percepção de milhas como moeda pelos usuários, corroborando com os resultados da pesquisa de Liston-Heyes (2002), que indicam que milhas aéreas não são percebidas pela maioria dos usuários como moeda. É um mercado em que as empresas detentoras dos programas de fidelidade das companhias aéreas ainda se beneficiam da estratégia de falta de transparência e da falta de educação financeira em geral dos seus usuários. Para além do campo do turismo, o presente trabalho também tem como objetivo motivar pesquisas adicionais destinadas a fornecer informações úteis sobre a eficácia dos programas de fidelidade das companhias aéreas e fornecer um possível modelo de comportamento de acúmulo e uso de milhas aéreas. Os programas de fidelidade são uma das ferramentas de relacionamento mais amplamente usadas entre gerentes e debatidas entre os acadêmicos em diversas indústrias, porém, é um setor que carece de pesquisas específicas, tanto na literatura nacional como internacionalLoyalty programs in general, and airline frequent flyer programs in particular, are part of one of the fastest growing markets in the world. However, little is known about the decision-making process in this scenario and how consumer behavior is associated with perceptions about air miles. In general, it is assumed that consumers are rational and able to make the best decision when redeeming and using their points. However, the air mile’s market can be confusing and obscure for consumers, since there are objective difficulties in calculating the value and use of points, offering important barriers to the tourist's judgment. It is a highly profitable market, with points/miles expiring and an increasing number of participants. Understanding the behavior of tourists in the decision process when redeeming their points/miles, and their level of engagement is a relevant topic for research on consumer behavior in tourism, since most of the miles redemption is still for airline tickets. Therefore, this work aims to investigate whether the behavior of using and accumulating miles of participants in airline loyalty programs can be correlated with the variables: perception of the value of miles; miles importance; consumer engagement; consumer motivations related to miles and cognitive overload. It is also intended to provide an overview of this market, addressing the profile of its users and identifying its main mechanisms, including the trade of air miles through mileage brokers. The methodological approach adopted was a quantitative survey, built in two stages, the first one was a qualitative stage, being composed by the free elicitation method, and the second part was a quantitative stage. The present study confirms that individuals are exposed to bias in the environment of airline loyalty programs and do not always make optimal choices. The levels of engagement could reduce these biases, improving the performance of consumers in the use of their miles and helping them to make better choices in this context. The correlations found in this study show that the greater the user engagement of air miles, the greater the perception of miles as currency by users, corroborating the results of the research by Liston-Heyes (2002), which indicate that air miles are not perceived by the most users like currency. It is a market in which companies that hold airline loyalty programs still benefit from the strategy of lack of transparency and the lack of financial education in general of their users. In addition to the field of tourism, the present work also aims to motivate additional research aimed at providing useful information on the effectiveness of airline loyalty programs and providing a possible model of behavior for the accumulation and use of air miles. Loyalty programs are one of the most widely used relationship tools among managers and debated among academics in various industries, however, it is a sector that lacks specific research, both in national and international literature173f.Mayer, Verônica FederAvila, Marcos GonçalvesMarques, Osiris Ricardo BezerraSantos, Glauber Eduardo de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0827079155377199http://lattes.cnpq.br/4380725705167605http://lattes.cnpq.br/1514075651545397http://lattes.cnpq.br/6777108812814994http://lattes.cnpq.br/1401073089905179Gavinho, Carolina de Paula Nunes2020-12-16T13:50:49Z2020-12-16T13:50:49Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGAVINHO, Carolina de Paula Nunes. Economia comportamental no contexto do mercado de milhas aéreas. 2020. 173 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Turismo) - Programa de Pós-Graduação em Turismo, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/16371Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PPGTUR.2020.m.13020912717CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-03T13:51:40Zoai:app.uff.br:1/16371Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:38.078959Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Economia comportamental no contexto do mercado de milhas aéreas
title Economia comportamental no contexto do mercado de milhas aéreas
spellingShingle Economia comportamental no contexto do mercado de milhas aéreas
Gavinho, Carolina de Paula Nunes
Programas de fidelidade
Milhas aéreas
Comportamento do consumidor no turismo
Marketing turístico
Economia comportamental no turismo
Engajamento
Turismo
Programa de fidelização
Comportamento do consumidor
Frequent flyer programs
Airline loyalty programs
Air miles
Consumer behavior in tourism
Engagement
title_short Economia comportamental no contexto do mercado de milhas aéreas
title_full Economia comportamental no contexto do mercado de milhas aéreas
title_fullStr Economia comportamental no contexto do mercado de milhas aéreas
title_full_unstemmed Economia comportamental no contexto do mercado de milhas aéreas
title_sort Economia comportamental no contexto do mercado de milhas aéreas
author Gavinho, Carolina de Paula Nunes
author_facet Gavinho, Carolina de Paula Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mayer, Verônica Feder
Avila, Marcos Gonçalves
Marques, Osiris Ricardo Bezerra
Santos, Glauber Eduardo de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/0827079155377199
http://lattes.cnpq.br/4380725705167605
http://lattes.cnpq.br/1514075651545397
http://lattes.cnpq.br/6777108812814994
http://lattes.cnpq.br/1401073089905179
dc.contributor.author.fl_str_mv Gavinho, Carolina de Paula Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Programas de fidelidade
Milhas aéreas
Comportamento do consumidor no turismo
Marketing turístico
Economia comportamental no turismo
Engajamento
Turismo
Programa de fidelização
Comportamento do consumidor
Frequent flyer programs
Airline loyalty programs
Air miles
Consumer behavior in tourism
Engagement
topic Programas de fidelidade
Milhas aéreas
Comportamento do consumidor no turismo
Marketing turístico
Economia comportamental no turismo
Engajamento
Turismo
Programa de fidelização
Comportamento do consumidor
Frequent flyer programs
Airline loyalty programs
Air miles
Consumer behavior in tourism
Engagement
description Os programas de fidelidade em geral, e os das companhias aéreas em particular, fazem parte de um dos mercados do mundo que mais crescem. No entanto, pouco se sabe ainda sobre o processo de tomada de decisão nesse mercado e como o comportamento do consumidor está associado às percepções sobre milhas aéreas. De forma geral, parte-se do princípio de que os consumidores são racionais e capazes de tomar a melhor decisão quando resgatam e usam seus pontos. Porém, o mercado de milhas pode ser confuso e obscuro para consumidores finais, uma vez que existem dificuldades objetivas no cálculo do valor e no uso dos pontos, oferecendo barreiras importantes para o julgamento do turista. É um mercado altamente lucrativo, com pontos/milhas expirando e número crescente de participantes. Entender o comportamento dos turistas no processo de decisão ao resgatar seus pontos/milhas e o seu nível de engajamento é um tema relevante para pesquisas sobre o comportamento do consumidor no turismo, visto que a maior parte do resgate de milhas continua sendo por passagens aéreas. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo averiguar se o comportamento de uso e acúmulo de milhas de participantes de programas de fidelidade de companhias aéreas pode estar correlacionado com as variáveis: percepção do valor das milhas; importância das milhas; engajamento do consumidor; motivações do consumidor relacionadas às milhas e sobrecarga cognitiva. Também pretende-se traçar um panorama desse mercado e identificar seus principais mecanismos, incluindo a negociação de milhas aéreas através dos mileage brokers, tendo em vista o perfil de seus usuários. A abordagem metodológica adotada foi uma pesquisa quantitativa do tipo survey, construída em duas etapas, sendo a primeira etapa qualitativa composta pelo método free elicitation e a segunda etapa quantitativa. O presente estudo confirma que os indivíduos estão expostos a vieses no ambiente dos programas de fidelidade das companhias aéreas e nem sempre fazem escolhas ótimas. Os níveis de engajamento poderiam reduzir esses vieses, melhorando o desempenho dos consumidores no uso das suas milhas e os auxiliando a fazer melhores escolhas nesse contexto. As correlações encontradas neste estudo apontam que quanto maior o engajamento do usuário das milhas aéreas, maior a percepção de milhas como moeda pelos usuários, corroborando com os resultados da pesquisa de Liston-Heyes (2002), que indicam que milhas aéreas não são percebidas pela maioria dos usuários como moeda. É um mercado em que as empresas detentoras dos programas de fidelidade das companhias aéreas ainda se beneficiam da estratégia de falta de transparência e da falta de educação financeira em geral dos seus usuários. Para além do campo do turismo, o presente trabalho também tem como objetivo motivar pesquisas adicionais destinadas a fornecer informações úteis sobre a eficácia dos programas de fidelidade das companhias aéreas e fornecer um possível modelo de comportamento de acúmulo e uso de milhas aéreas. Os programas de fidelidade são uma das ferramentas de relacionamento mais amplamente usadas entre gerentes e debatidas entre os acadêmicos em diversas indústrias, porém, é um setor que carece de pesquisas específicas, tanto na literatura nacional como internacional
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-16T13:50:49Z
2020-12-16T13:50:49Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GAVINHO, Carolina de Paula Nunes. Economia comportamental no contexto do mercado de milhas aéreas. 2020. 173 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Turismo) - Programa de Pós-Graduação em Turismo, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/16371
Aluno de Mestrado
http://dx.doi.org/10.22409/PPGTUR.2020.m.13020912717
identifier_str_mv GAVINHO, Carolina de Paula Nunes. Economia comportamental no contexto do mercado de milhas aéreas. 2020. 173 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Turismo) - Programa de Pós-Graduação em Turismo, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/16371
http://dx.doi.org/10.22409/PPGTUR.2020.m.13020912717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823590883983360