Por que os alunos (não) aprendem História? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tempo (Niterói. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042006000200003 |
Resumo: | Ensinar História, aprender História e formar qualificadamente os profissionais que dela se ocuparão na educação básica tem sido objeto de preocupações de professores e pesquisadores durante décadas. Este artigo procura problematizar tais preocupações, focalizando a importância da formação do professor reflexivo e investigador da sua prática e dos contextos escolares, atento aos processos cognitivos dos alunos, como elemento de contribuição para a qualificação do ensino e da aprendizagem em História. |
id |
UFF-3_00aceff8c39096680e8a3a339f8f62fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-77042006000200003 |
network_acronym_str |
UFF-3 |
network_name_str |
Tempo (Niterói. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Por que os alunos (não) aprendem História? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de HistóriaHistóriaEnsinoAprendizagemEnsinar História, aprender História e formar qualificadamente os profissionais que dela se ocuparão na educação básica tem sido objeto de preocupações de professores e pesquisadores durante décadas. Este artigo procura problematizar tais preocupações, focalizando a importância da formação do professor reflexivo e investigador da sua prática e dos contextos escolares, atento aos processos cognitivos dos alunos, como elemento de contribuição para a qualificação do ensino e da aprendizagem em História.EdUFF - Editora da UFF2006-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042006000200003Tempo v.11 n.21 2006reponame:Tempo (Niterói. Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF10.1590/S1413-77042006000200003info:eu-repo/semantics/openAccessCaimi,Flávia Eloisapor2007-08-17T00:00:00Zoai:scielo:S1413-77042006000200003Revistahttps://www.scielo.br/j/tem/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpeditor.tempo@historia.uff.br || tempouff2013@gmail.com1980-542X1413-7704opendoar:2022-11-22T16:32:20.698499Tempo (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por que os alunos (não) aprendem História? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de História |
title |
Por que os alunos (não) aprendem História? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de História |
spellingShingle |
Por que os alunos (não) aprendem História? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de História Caimi,Flávia Eloisa História Ensino Aprendizagem |
title_short |
Por que os alunos (não) aprendem História? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de História |
title_full |
Por que os alunos (não) aprendem História? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de História |
title_fullStr |
Por que os alunos (não) aprendem História? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de História |
title_full_unstemmed |
Por que os alunos (não) aprendem História? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de História |
title_sort |
Por que os alunos (não) aprendem História? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de História |
author |
Caimi,Flávia Eloisa |
author_facet |
Caimi,Flávia Eloisa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caimi,Flávia Eloisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Ensino Aprendizagem |
topic |
História Ensino Aprendizagem |
description |
Ensinar História, aprender História e formar qualificadamente os profissionais que dela se ocuparão na educação básica tem sido objeto de preocupações de professores e pesquisadores durante décadas. Este artigo procura problematizar tais preocupações, focalizando a importância da formação do professor reflexivo e investigador da sua prática e dos contextos escolares, atento aos processos cognitivos dos alunos, como elemento de contribuição para a qualificação do ensino e da aprendizagem em História. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042006000200003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042006000200003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-77042006000200003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUFF - Editora da UFF |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUFF - Editora da UFF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Tempo v.11 n.21 2006 reponame:Tempo (Niterói. Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Tempo (Niterói. Online) |
collection |
Tempo (Niterói. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Tempo (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
editor.tempo@historia.uff.br || tempouff2013@gmail.com |
_version_ |
1799875065161973760 |