Por que os alunos (não) aprendem História? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caimi,Flávia Eloisa
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tempo (Niterói. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042006000200003
Resumo: Ensinar História, aprender História e formar qualificadamente os profissionais que dela se ocuparão na educação básica tem sido objeto de preocupações de professores e pesquisadores durante décadas. Este artigo procura problematizar tais preocupações, focalizando a importância da formação do professor reflexivo e investigador da sua prática e dos contextos escolares, atento aos processos cognitivos dos alunos, como elemento de contribuição para a qualificação do ensino e da aprendizagem em História.
id UFF-3_00aceff8c39096680e8a3a339f8f62fd
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-77042006000200003
network_acronym_str UFF-3
network_name_str Tempo (Niterói. Online)
repository_id_str
spelling Por que os alunos (não) aprendem História? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de HistóriaHistóriaEnsinoAprendizagemEnsinar História, aprender História e formar qualificadamente os profissionais que dela se ocuparão na educação básica tem sido objeto de preocupações de professores e pesquisadores durante décadas. Este artigo procura problematizar tais preocupações, focalizando a importância da formação do professor reflexivo e investigador da sua prática e dos contextos escolares, atento aos processos cognitivos dos alunos, como elemento de contribuição para a qualificação do ensino e da aprendizagem em História.EdUFF - Editora da UFF2006-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042006000200003Tempo v.11 n.21 2006reponame:Tempo (Niterói. Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF10.1590/S1413-77042006000200003info:eu-repo/semantics/openAccessCaimi,Flávia Eloisapor2007-08-17T00:00:00Zoai:scielo:S1413-77042006000200003Revistahttps://www.scielo.br/j/tem/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpeditor.tempo@historia.uff.br || tempouff2013@gmail.com1980-542X1413-7704opendoar:2022-11-22T16:32:20.698499Tempo (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)true
dc.title.none.fl_str_mv Por que os alunos (não) aprendem História? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de História
title Por que os alunos (não) aprendem História? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de História
spellingShingle Por que os alunos (não) aprendem História? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de História
Caimi,Flávia Eloisa
História
Ensino
Aprendizagem
title_short Por que os alunos (não) aprendem História? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de História
title_full Por que os alunos (não) aprendem História? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de História
title_fullStr Por que os alunos (não) aprendem História? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de História
title_full_unstemmed Por que os alunos (não) aprendem História? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de História
title_sort Por que os alunos (não) aprendem História? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de História
author Caimi,Flávia Eloisa
author_facet Caimi,Flávia Eloisa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caimi,Flávia Eloisa
dc.subject.por.fl_str_mv História
Ensino
Aprendizagem
topic História
Ensino
Aprendizagem
description Ensinar História, aprender História e formar qualificadamente os profissionais que dela se ocuparão na educação básica tem sido objeto de preocupações de professores e pesquisadores durante décadas. Este artigo procura problematizar tais preocupações, focalizando a importância da formação do professor reflexivo e investigador da sua prática e dos contextos escolares, atento aos processos cognitivos dos alunos, como elemento de contribuição para a qualificação do ensino e da aprendizagem em História.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042006000200003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042006000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-77042006000200003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUFF - Editora da UFF
publisher.none.fl_str_mv EdUFF - Editora da UFF
dc.source.none.fl_str_mv Tempo v.11 n.21 2006
reponame:Tempo (Niterói. Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Tempo (Niterói. Online)
collection Tempo (Niterói. Online)
repository.name.fl_str_mv Tempo (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv editor.tempo@historia.uff.br || tempouff2013@gmail.com
_version_ 1799875065161973760