Reflexões linguísticas sobre metodologia e prática de ensino de língua portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Confluência |
Texto Completo: | https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/705 |
Resumo: | On this paper we intend to review theoretical concepts about teaching methodology, since it is a constant subject on the teaching area. The goal of this research then is reflecting theoretically about different epistemological presumptions which undergo directly or indirectly the methodological guiding to work with reading, speaking, or writing on Portuguese teaching. In order to do so, we have adopted the dialectic methodology because by relating the binomial theory/practice, we have provided reflections about the teacher theoretical knowledge and his actions on Portuguese teaching |
id |
UFF-4_1413fccc48f361f1a0bde024df4fe6e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/705 |
network_acronym_str |
UFF-4 |
network_name_str |
Confluência |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões linguísticas sobre metodologia e prática de ensino de língua portuguesaTeaching methodologyPortuguese languagetheory-practice relationmetodologia de ensinolíngua portuguesarelação teoriapráticaOn this paper we intend to review theoretical concepts about teaching methodology, since it is a constant subject on the teaching area. The goal of this research then is reflecting theoretically about different epistemological presumptions which undergo directly or indirectly the methodological guiding to work with reading, speaking, or writing on Portuguese teaching. In order to do so, we have adopted the dialectic methodology because by relating the binomial theory/practice, we have provided reflections about the teacher theoretical knowledge and his actions on Portuguese teachingNeste ensaio pretendemos revisar conceitos teóricos sobre metodologia de ensino, tema bastante presente nas licenciaturas. Sendo assim, o objetivo é refletir teoricamente sobre diferentes pressupostos epistemológicos que subjazem, direta ou indiretamente, o(s) encaminhamento(s) metodológico(s) para trabalhar com a leitura, a oralidade ou a escrita no ensino da Língua Portuguesa. Para tanto, adotamos a metodologia dialética uma vez que, relacionando o binômio teoria/prática, provocamos reflexões quanto ao conhecimento teórico do professor e sua ação pedagógica no ensino da Língua Portuguesa.Liceu Literário Português2008-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/705Confluência; 2008: Números 35-36; 129-145Confluência; 2008: Números 35-36; 129-145Confluência; 2008: Números 35-36; 129-145Confluência; 2008: Números 35-36; 129-145Confluência; 2008: Números 35-36; 129-1452317-41531415-7403reponame:Confluênciainstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/705/474https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta-Hübes, Terezinha da Conceição2022-02-01T13:33:04Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/705Revistahttps://revistaconfluencia.org.br/rcPUBhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/oairevistaconfluencias.psd@id.uff.br||2318-45581678-7145opendoar:2022-02-01T13:33:04Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões linguísticas sobre metodologia e prática de ensino de língua portuguesa |
title |
Reflexões linguísticas sobre metodologia e prática de ensino de língua portuguesa |
spellingShingle |
Reflexões linguísticas sobre metodologia e prática de ensino de língua portuguesa Costa-Hübes, Terezinha da Conceição Teaching methodology Portuguese language theory-practice relation metodologia de ensino língua portuguesa relação teoriaprática |
title_short |
Reflexões linguísticas sobre metodologia e prática de ensino de língua portuguesa |
title_full |
Reflexões linguísticas sobre metodologia e prática de ensino de língua portuguesa |
title_fullStr |
Reflexões linguísticas sobre metodologia e prática de ensino de língua portuguesa |
title_full_unstemmed |
Reflexões linguísticas sobre metodologia e prática de ensino de língua portuguesa |
title_sort |
Reflexões linguísticas sobre metodologia e prática de ensino de língua portuguesa |
author |
Costa-Hübes, Terezinha da Conceição |
author_facet |
Costa-Hübes, Terezinha da Conceição |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa-Hübes, Terezinha da Conceição |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teaching methodology Portuguese language theory-practice relation metodologia de ensino língua portuguesa relação teoriaprática |
topic |
Teaching methodology Portuguese language theory-practice relation metodologia de ensino língua portuguesa relação teoriaprática |
description |
On this paper we intend to review theoretical concepts about teaching methodology, since it is a constant subject on the teaching area. The goal of this research then is reflecting theoretically about different epistemological presumptions which undergo directly or indirectly the methodological guiding to work with reading, speaking, or writing on Portuguese teaching. In order to do so, we have adopted the dialectic methodology because by relating the binomial theory/practice, we have provided reflections about the teacher theoretical knowledge and his actions on Portuguese teaching |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/705 |
url |
https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/705 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/705/474 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Liceu Literário Português |
publisher.none.fl_str_mv |
Liceu Literário Português |
dc.source.none.fl_str_mv |
Confluência; 2008: Números 35-36; 129-145 Confluência; 2008: Números 35-36; 129-145 Confluência; 2008: Números 35-36; 129-145 Confluência; 2008: Números 35-36; 129-145 Confluência; 2008: Números 35-36; 129-145 2317-4153 1415-7403 reponame:Confluência instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Confluência |
collection |
Confluência |
repository.name.fl_str_mv |
Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaconfluencias.psd@id.uff.br|| |
_version_ |
1799705460147748864 |