Reflexões linguísticas sobre metodologia e prática de ensino de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa-Hübes, Terezinha da Conceição
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Confluência
Texto Completo: https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/705
Resumo: On this paper we intend to review theoretical concepts about teaching methodology, since it is a constant subject on the teaching area. The goal of this research then is reflecting theoretically about different epistemological presumptions which undergo directly or indirectly the methodological guiding to work with reading, speaking, or writing on Portuguese teaching. In order to do so, we have adopted the dialectic methodology because by relating the binomial theory/practice, we have provided reflections about the teacher theoretical knowledge and his actions on Portuguese teaching
id UFF-4_1413fccc48f361f1a0bde024df4fe6e7
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/705
network_acronym_str UFF-4
network_name_str Confluência
repository_id_str
spelling Reflexões linguísticas sobre metodologia e prática de ensino de língua portuguesaTeaching methodologyPortuguese languagetheory-practice relationmetodologia de ensinolíngua portuguesarelação teoriapráticaOn this paper we intend to review theoretical concepts about teaching methodology, since it is a constant subject on the teaching area. The goal of this research then is reflecting theoretically about different epistemological presumptions which undergo directly or indirectly the methodological guiding to work with reading, speaking, or writing on Portuguese teaching. In order to do so, we have adopted the dialectic methodology because by relating the binomial theory/practice, we have provided reflections about the teacher theoretical knowledge and his actions on Portuguese teachingNeste ensaio pretendemos revisar conceitos teóricos sobre metodologia de ensino, tema bastante presente nas licenciaturas. Sendo assim, o objetivo é refletir teoricamente sobre diferentes pressupostos epistemológicos que subjazem, direta ou indiretamente, o(s) encaminhamento(s) metodológico(s) para trabalhar com a leitura, a oralidade ou a escrita no ensino da Língua Portuguesa. Para tanto, adotamos a metodologia dialética uma vez que, relacionando o binômio teoria/prática, provocamos reflexões quanto ao conhecimento teórico do professor e sua ação pedagógica no ensino da Língua Portuguesa.Liceu Literário Português2008-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/705Confluência; 2008: Números 35-36; 129-145Confluência; 2008: Números 35-36; 129-145Confluência; 2008: Números 35-36; 129-145Confluência; 2008: Números 35-36; 129-145Confluência; 2008: Números 35-36; 129-1452317-41531415-7403reponame:Confluênciainstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/705/474https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta-Hübes, Terezinha da Conceição2022-02-01T13:33:04Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/705Revistahttps://revistaconfluencia.org.br/rcPUBhttps://revistaconfluencia.org.br/rc/oairevistaconfluencias.psd@id.uff.br||2318-45581678-7145opendoar:2022-02-01T13:33:04Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões linguísticas sobre metodologia e prática de ensino de língua portuguesa
title Reflexões linguísticas sobre metodologia e prática de ensino de língua portuguesa
spellingShingle Reflexões linguísticas sobre metodologia e prática de ensino de língua portuguesa
Costa-Hübes, Terezinha da Conceição
Teaching methodology
Portuguese language
theory-practice relation
metodologia de ensino
língua portuguesa
relação teoriaprática
title_short Reflexões linguísticas sobre metodologia e prática de ensino de língua portuguesa
title_full Reflexões linguísticas sobre metodologia e prática de ensino de língua portuguesa
title_fullStr Reflexões linguísticas sobre metodologia e prática de ensino de língua portuguesa
title_full_unstemmed Reflexões linguísticas sobre metodologia e prática de ensino de língua portuguesa
title_sort Reflexões linguísticas sobre metodologia e prática de ensino de língua portuguesa
author Costa-Hübes, Terezinha da Conceição
author_facet Costa-Hübes, Terezinha da Conceição
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa-Hübes, Terezinha da Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Teaching methodology
Portuguese language
theory-practice relation
metodologia de ensino
língua portuguesa
relação teoriaprática
topic Teaching methodology
Portuguese language
theory-practice relation
metodologia de ensino
língua portuguesa
relação teoriaprática
description On this paper we intend to review theoretical concepts about teaching methodology, since it is a constant subject on the teaching area. The goal of this research then is reflecting theoretically about different epistemological presumptions which undergo directly or indirectly the methodological guiding to work with reading, speaking, or writing on Portuguese teaching. In order to do so, we have adopted the dialectic methodology because by relating the binomial theory/practice, we have provided reflections about the teacher theoretical knowledge and his actions on Portuguese teaching
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/705
url https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/705/474
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Liceu Literário Português
publisher.none.fl_str_mv Liceu Literário Português
dc.source.none.fl_str_mv Confluência; 2008: Números 35-36; 129-145
Confluência; 2008: Números 35-36; 129-145
Confluência; 2008: Números 35-36; 129-145
Confluência; 2008: Números 35-36; 129-145
Confluência; 2008: Números 35-36; 129-145
2317-4153
1415-7403
reponame:Confluência
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Confluência
collection Confluência
repository.name.fl_str_mv Confluência - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistaconfluencias.psd@id.uff.br||
_version_ 1799705460147748864