E nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora: performances queer na música pop brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Contracampo |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/28054 |
Resumo: | A partir da noção de cena musical, nos propomos – neste artigo – a aproximar algumas performances realizadas a partir dos anos de 1970 por artistas do teatro e da música e certas performances queer da cena musical pop contemporânea brasileira. Observamos estas performances em produções que se dedicaram e dedicam a colocar em questão os limites impostos pelos papéis sociais de gênero; que denunciam o patrulhamento heteronormativo sobre os corpos; e que investem na visibilização de identidades fluidas e diversas. Temos por interesse nesta aproximação perceber um comum que se fez amparado em outras éticas, surgidas de novas circulações estéticas; como a performance daqueles corpos conteve e contém uma potência transformadora da consciência; como o pop se faz político. |
id |
UFF-5_09a711f41b7f3da97ddc8bb6eb7012fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28054 |
network_acronym_str |
UFF-5 |
network_name_str |
Contracampo |
repository_id_str |
|
spelling |
E nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora: performances queer na música pop brasileiraCena musicalmúsica popperformancequeer.A partir da noção de cena musical, nos propomos – neste artigo – a aproximar algumas performances realizadas a partir dos anos de 1970 por artistas do teatro e da música e certas performances queer da cena musical pop contemporânea brasileira. Observamos estas performances em produções que se dedicaram e dedicam a colocar em questão os limites impostos pelos papéis sociais de gênero; que denunciam o patrulhamento heteronormativo sobre os corpos; e que investem na visibilização de identidades fluidas e diversas. Temos por interesse nesta aproximação perceber um comum que se fez amparado em outras éticas, surgidas de novas circulações estéticas; como a performance daqueles corpos conteve e contém uma potência transformadora da consciência; como o pop se faz político.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2021-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/2805410.22409/contracampo.v38i1.28054Contracampo; v. 38 n. 1 (2019): Gender is Dead. Pink is Forever. Identidades de gênero, diferenças e culturas do-it-yourself2238-25771414-748310.22409/contracampo.v38i1reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporenghttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/28054/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/28054/29089Copyright (c) 2019 Revista Contracampohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCamargos Mendonça, Carlos MagnoViero Kolinski Machado, Felipe2019-09-09T17:33:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28054Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2019-09-09T17:33:17Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
E nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora: performances queer na música pop brasileira |
title |
E nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora: performances queer na música pop brasileira |
spellingShingle |
E nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora: performances queer na música pop brasileira Camargos Mendonça, Carlos Magno Cena musical música pop performance queer. |
title_short |
E nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora: performances queer na música pop brasileira |
title_full |
E nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora: performances queer na música pop brasileira |
title_fullStr |
E nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora: performances queer na música pop brasileira |
title_full_unstemmed |
E nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora: performances queer na música pop brasileira |
title_sort |
E nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora: performances queer na música pop brasileira |
author |
Camargos Mendonça, Carlos Magno |
author_facet |
Camargos Mendonça, Carlos Magno Viero Kolinski Machado, Felipe |
author_role |
author |
author2 |
Viero Kolinski Machado, Felipe |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargos Mendonça, Carlos Magno Viero Kolinski Machado, Felipe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cena musical música pop performance queer. |
topic |
Cena musical música pop performance queer. |
description |
A partir da noção de cena musical, nos propomos – neste artigo – a aproximar algumas performances realizadas a partir dos anos de 1970 por artistas do teatro e da música e certas performances queer da cena musical pop contemporânea brasileira. Observamos estas performances em produções que se dedicaram e dedicam a colocar em questão os limites impostos pelos papéis sociais de gênero; que denunciam o patrulhamento heteronormativo sobre os corpos; e que investem na visibilização de identidades fluidas e diversas. Temos por interesse nesta aproximação perceber um comum que se fez amparado em outras éticas, surgidas de novas circulações estéticas; como a performance daqueles corpos conteve e contém uma potência transformadora da consciência; como o pop se faz político. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/28054 10.22409/contracampo.v38i1.28054 |
url |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/28054 |
identifier_str_mv |
10.22409/contracampo.v38i1.28054 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/28054/pdf https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/28054/29089 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Contracampo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Contracampo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contracampo; v. 38 n. 1 (2019): Gender is Dead. Pink is Forever. Identidades de gênero, diferenças e culturas do-it-yourself 2238-2577 1414-7483 10.22409/contracampo.v38i1 reponame:Contracampo instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Contracampo |
collection |
Contracampo |
repository.name.fl_str_mv |
Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||contracampo.uff@gmail.com |
_version_ |
1799705522277974016 |