Representação e construção de valores sociais no Twitter

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Consoni, Gilberto Balbela
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Oikawa, Erika
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contracampo
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17255
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a apropriação que os profissionais de comunicação fazem do serviço de micropostagem Twitter para representar o seu perfil nas redes sociais online e verificar quais os valores construídos a partir dessas representações. Centramos nossas análises no perfil de um profissional da mídia de massa e de um profissional micromidiático digital (PRIMO, 2008a), representados, respectivamente, pelo apresentador Marcelo Tas, do Programa CQC da Band, e por Edney Souza, blogueiro profissional de renome no Brasil. Através de uma Análise de Conteúdo de dois mil tweets (postagens), fizemos a tabulação cruzada quantitativamente do conteúdo das mensagens, dos retweets (RT) e dos tipos de links encontrados para obtermos resultados qualitativos dos dados.
id UFF-5_df6f653c4564fb123fdaa3e962a111b3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17255
network_acronym_str UFF-5
network_name_str Contracampo
repository_id_str
spelling Representação e construção de valores sociais no TwitterRepresentação social. Valores sociais. Sites de redes sociaisO objetivo deste artigo é analisar a apropriação que os profissionais de comunicação fazem do serviço de micropostagem Twitter para representar o seu perfil nas redes sociais online e verificar quais os valores construídos a partir dessas representações. Centramos nossas análises no perfil de um profissional da mídia de massa e de um profissional micromidiático digital (PRIMO, 2008a), representados, respectivamente, pelo apresentador Marcelo Tas, do Programa CQC da Band, e por Edney Souza, blogueiro profissional de renome no Brasil. Através de uma Análise de Conteúdo de dois mil tweets (postagens), fizemos a tabulação cruzada quantitativamente do conteúdo das mensagens, dos retweets (RT) e dos tipos de links encontrados para obtermos resultados qualitativos dos dados.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2012-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/1725510.22409/contracampo.v1i24.115Contracampo; n. 24 (2012): Sociabilidades em rede; 64-852238-25771414-748310.22409/contracampo.v1i24reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17255/10893Copyright (c) 2018 Revista Contracampoinfo:eu-repo/semantics/openAccessConsoni, Gilberto BalbelaOikawa, Erika2018-09-13T16:30:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17255Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2018-09-13T16:30:22Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Representação e construção de valores sociais no Twitter
title Representação e construção de valores sociais no Twitter
spellingShingle Representação e construção de valores sociais no Twitter
Consoni, Gilberto Balbela
Representação social. Valores sociais. Sites de redes sociais
title_short Representação e construção de valores sociais no Twitter
title_full Representação e construção de valores sociais no Twitter
title_fullStr Representação e construção de valores sociais no Twitter
title_full_unstemmed Representação e construção de valores sociais no Twitter
title_sort Representação e construção de valores sociais no Twitter
author Consoni, Gilberto Balbela
author_facet Consoni, Gilberto Balbela
Oikawa, Erika
author_role author
author2 Oikawa, Erika
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Consoni, Gilberto Balbela
Oikawa, Erika
dc.subject.por.fl_str_mv Representação social. Valores sociais. Sites de redes sociais
topic Representação social. Valores sociais. Sites de redes sociais
description O objetivo deste artigo é analisar a apropriação que os profissionais de comunicação fazem do serviço de micropostagem Twitter para representar o seu perfil nas redes sociais online e verificar quais os valores construídos a partir dessas representações. Centramos nossas análises no perfil de um profissional da mídia de massa e de um profissional micromidiático digital (PRIMO, 2008a), representados, respectivamente, pelo apresentador Marcelo Tas, do Programa CQC da Band, e por Edney Souza, blogueiro profissional de renome no Brasil. Através de uma Análise de Conteúdo de dois mil tweets (postagens), fizemos a tabulação cruzada quantitativamente do conteúdo das mensagens, dos retweets (RT) e dos tipos de links encontrados para obtermos resultados qualitativos dos dados.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17255
10.22409/contracampo.v1i24.115
url https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17255
identifier_str_mv 10.22409/contracampo.v1i24.115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17255/10893
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Contracampo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Contracampo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
dc.source.none.fl_str_mv Contracampo; n. 24 (2012): Sociabilidades em rede; 64-85
2238-2577
1414-7483
10.22409/contracampo.v1i24
reponame:Contracampo
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Contracampo
collection Contracampo
repository.name.fl_str_mv Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||contracampo.uff@gmail.com
_version_ 1799705520751247360