Representação e construção de valores sociais no Twitter
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contracampo |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17255 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar a apropriação que os profissionais de comunicação fazem do serviço de micropostagem Twitter para representar o seu perfil nas redes sociais online e verificar quais os valores construídos a partir dessas representações. Centramos nossas análises no perfil de um profissional da mídia de massa e de um profissional micromidiático digital (PRIMO, 2008a), representados, respectivamente, pelo apresentador Marcelo Tas, do Programa CQC da Band, e por Edney Souza, blogueiro profissional de renome no Brasil. Através de uma Análise de Conteúdo de dois mil tweets (postagens), fizemos a tabulação cruzada quantitativamente do conteúdo das mensagens, dos retweets (RT) e dos tipos de links encontrados para obtermos resultados qualitativos dos dados. |
id |
UFF-5_df6f653c4564fb123fdaa3e962a111b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17255 |
network_acronym_str |
UFF-5 |
network_name_str |
Contracampo |
repository_id_str |
|
spelling |
Representação e construção de valores sociais no TwitterRepresentação social. Valores sociais. Sites de redes sociaisO objetivo deste artigo é analisar a apropriação que os profissionais de comunicação fazem do serviço de micropostagem Twitter para representar o seu perfil nas redes sociais online e verificar quais os valores construídos a partir dessas representações. Centramos nossas análises no perfil de um profissional da mídia de massa e de um profissional micromidiático digital (PRIMO, 2008a), representados, respectivamente, pelo apresentador Marcelo Tas, do Programa CQC da Band, e por Edney Souza, blogueiro profissional de renome no Brasil. Através de uma Análise de Conteúdo de dois mil tweets (postagens), fizemos a tabulação cruzada quantitativamente do conteúdo das mensagens, dos retweets (RT) e dos tipos de links encontrados para obtermos resultados qualitativos dos dados.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2012-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/1725510.22409/contracampo.v1i24.115Contracampo; n. 24 (2012): Sociabilidades em rede; 64-852238-25771414-748310.22409/contracampo.v1i24reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17255/10893Copyright (c) 2018 Revista Contracampoinfo:eu-repo/semantics/openAccessConsoni, Gilberto BalbelaOikawa, Erika2018-09-13T16:30:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17255Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2018-09-13T16:30:22Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representação e construção de valores sociais no Twitter |
title |
Representação e construção de valores sociais no Twitter |
spellingShingle |
Representação e construção de valores sociais no Twitter Consoni, Gilberto Balbela Representação social. Valores sociais. Sites de redes sociais |
title_short |
Representação e construção de valores sociais no Twitter |
title_full |
Representação e construção de valores sociais no Twitter |
title_fullStr |
Representação e construção de valores sociais no Twitter |
title_full_unstemmed |
Representação e construção de valores sociais no Twitter |
title_sort |
Representação e construção de valores sociais no Twitter |
author |
Consoni, Gilberto Balbela |
author_facet |
Consoni, Gilberto Balbela Oikawa, Erika |
author_role |
author |
author2 |
Oikawa, Erika |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Consoni, Gilberto Balbela Oikawa, Erika |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representação social. Valores sociais. Sites de redes sociais |
topic |
Representação social. Valores sociais. Sites de redes sociais |
description |
O objetivo deste artigo é analisar a apropriação que os profissionais de comunicação fazem do serviço de micropostagem Twitter para representar o seu perfil nas redes sociais online e verificar quais os valores construídos a partir dessas representações. Centramos nossas análises no perfil de um profissional da mídia de massa e de um profissional micromidiático digital (PRIMO, 2008a), representados, respectivamente, pelo apresentador Marcelo Tas, do Programa CQC da Band, e por Edney Souza, blogueiro profissional de renome no Brasil. Através de uma Análise de Conteúdo de dois mil tweets (postagens), fizemos a tabulação cruzada quantitativamente do conteúdo das mensagens, dos retweets (RT) e dos tipos de links encontrados para obtermos resultados qualitativos dos dados. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17255 10.22409/contracampo.v1i24.115 |
url |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17255 |
identifier_str_mv |
10.22409/contracampo.v1i24.115 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17255/10893 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Contracampo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Contracampo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contracampo; n. 24 (2012): Sociabilidades em rede; 64-85 2238-2577 1414-7483 10.22409/contracampo.v1i24 reponame:Contracampo instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Contracampo |
collection |
Contracampo |
repository.name.fl_str_mv |
Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||contracampo.uff@gmail.com |
_version_ |
1799705520751247360 |