Sobre o “ser-professora”: entre permanências e rupturas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gênero |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/30937 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é refletirsobre a construção de sentidos acercado ser-professora, no contexto dos anosde 1940 a 1950, empreendimento, emgrande medida, estimulado pela percepçãodas fortes permanências, observadas nasrepresentações relativas ao magistérioconstruídas no presente. Considerandoque o discurso focado na associação entremagistério e condição feminina enfatizaum viés religioso, que possui um fortesentido de permanência em nossa história,recorreremos ao conceito de gêneroenquanto categoria histórica, entendendoas representações como formas culturaisque se transformam e se distinguem aolongo do tempo. |
id |
UFF-8_a3b2b82a6e0137dc390e380ab9d0b7c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/30937 |
network_acronym_str |
UFF-8 |
network_name_str |
Gênero |
repository_id_str |
|
spelling |
Sobre o “ser-professora”: entre permanências e rupturasO objetivo deste trabalho é refletirsobre a construção de sentidos acercado ser-professora, no contexto dos anosde 1940 a 1950, empreendimento, emgrande medida, estimulado pela percepçãodas fortes permanências, observadas nasrepresentações relativas ao magistérioconstruídas no presente. Considerandoque o discurso focado na associação entremagistério e condição feminina enfatizaum viés religioso, que possui um fortesentido de permanência em nossa história,recorreremos ao conceito de gêneroenquanto categoria histórica, entendendoas representações como formas culturaisque se transformam e se distinguem aolongo do tempo.ABEC2012-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/3093710.22409/rg.v11i1.63Revista Gênero; v. 11 n. 1 (2010): Revista Gênero2316-11081517-969910.22409/rg.v11i1reponame:Gêneroinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/30937/18026Copyright (c) 2019 Revista Gêneroinfo:eu-repo/semantics/openAccessVillanova, Carla2019-08-16T14:58:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/30937Revistahttps://periodicos.uff.br/revistageneroPUBhttps://periodicos.uff.br/revistagenero/oairevistagenero@uol.com.br||pps.ess@id.uff.br2316-11081517-9699opendoar:2019-08-16T14:58:22Gênero - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre o “ser-professora”: entre permanências e rupturas |
title |
Sobre o “ser-professora”: entre permanências e rupturas |
spellingShingle |
Sobre o “ser-professora”: entre permanências e rupturas Villanova, Carla |
title_short |
Sobre o “ser-professora”: entre permanências e rupturas |
title_full |
Sobre o “ser-professora”: entre permanências e rupturas |
title_fullStr |
Sobre o “ser-professora”: entre permanências e rupturas |
title_full_unstemmed |
Sobre o “ser-professora”: entre permanências e rupturas |
title_sort |
Sobre o “ser-professora”: entre permanências e rupturas |
author |
Villanova, Carla |
author_facet |
Villanova, Carla |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Villanova, Carla |
description |
O objetivo deste trabalho é refletirsobre a construção de sentidos acercado ser-professora, no contexto dos anosde 1940 a 1950, empreendimento, emgrande medida, estimulado pela percepçãodas fortes permanências, observadas nasrepresentações relativas ao magistérioconstruídas no presente. Considerandoque o discurso focado na associação entremagistério e condição feminina enfatizaum viés religioso, que possui um fortesentido de permanência em nossa história,recorreremos ao conceito de gêneroenquanto categoria histórica, entendendoas representações como formas culturaisque se transformam e se distinguem aolongo do tempo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/30937 10.22409/rg.v11i1.63 |
url |
https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/30937 |
identifier_str_mv |
10.22409/rg.v11i1.63 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/30937/18026 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Gênero info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Gênero |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gênero; v. 11 n. 1 (2010): Revista Gênero 2316-1108 1517-9699 10.22409/rg.v11i1 reponame:Gênero instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Gênero |
collection |
Gênero |
repository.name.fl_str_mv |
Gênero - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagenero@uol.com.br||pps.ess@id.uff.br |
_version_ |
1799319676602286081 |