Sobre o “ser-professora”: entre permanências e rupturas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Villanova, Carla
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gênero
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/30937
Resumo: O objetivo deste trabalho é refletirsobre a construção de sentidos acercado ser-professora, no contexto dos anosde 1940 a 1950, empreendimento, emgrande medida, estimulado pela percepçãodas fortes permanências, observadas nasrepresentações relativas ao magistérioconstruídas no presente. Considerandoque o discurso focado na associação entremagistério e condição feminina enfatizaum viés religioso, que possui um fortesentido de permanência em nossa história,recorreremos ao conceito de gêneroenquanto categoria histórica, entendendoas representações como formas culturaisque se transformam e se distinguem aolongo do tempo.
id UFF-8_a3b2b82a6e0137dc390e380ab9d0b7c6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/30937
network_acronym_str UFF-8
network_name_str Gênero
repository_id_str
spelling Sobre o “ser-professora”: entre permanências e rupturasO objetivo deste trabalho é refletirsobre a construção de sentidos acercado ser-professora, no contexto dos anosde 1940 a 1950, empreendimento, emgrande medida, estimulado pela percepçãodas fortes permanências, observadas nasrepresentações relativas ao magistérioconstruídas no presente. Considerandoque o discurso focado na associação entremagistério e condição feminina enfatizaum viés religioso, que possui um fortesentido de permanência em nossa história,recorreremos ao conceito de gêneroenquanto categoria histórica, entendendoas representações como formas culturaisque se transformam e se distinguem aolongo do tempo.ABEC2012-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/3093710.22409/rg.v11i1.63Revista Gênero; v. 11 n. 1 (2010): Revista Gênero2316-11081517-969910.22409/rg.v11i1reponame:Gêneroinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/30937/18026Copyright (c) 2019 Revista Gêneroinfo:eu-repo/semantics/openAccessVillanova, Carla2019-08-16T14:58:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/30937Revistahttps://periodicos.uff.br/revistageneroPUBhttps://periodicos.uff.br/revistagenero/oairevistagenero@uol.com.br||pps.ess@id.uff.br2316-11081517-9699opendoar:2019-08-16T14:58:22Gênero - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre o “ser-professora”: entre permanências e rupturas
title Sobre o “ser-professora”: entre permanências e rupturas
spellingShingle Sobre o “ser-professora”: entre permanências e rupturas
Villanova, Carla
title_short Sobre o “ser-professora”: entre permanências e rupturas
title_full Sobre o “ser-professora”: entre permanências e rupturas
title_fullStr Sobre o “ser-professora”: entre permanências e rupturas
title_full_unstemmed Sobre o “ser-professora”: entre permanências e rupturas
title_sort Sobre o “ser-professora”: entre permanências e rupturas
author Villanova, Carla
author_facet Villanova, Carla
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Villanova, Carla
description O objetivo deste trabalho é refletirsobre a construção de sentidos acercado ser-professora, no contexto dos anosde 1940 a 1950, empreendimento, emgrande medida, estimulado pela percepçãodas fortes permanências, observadas nasrepresentações relativas ao magistérioconstruídas no presente. Considerandoque o discurso focado na associação entremagistério e condição feminina enfatizaum viés religioso, que possui um fortesentido de permanência em nossa história,recorreremos ao conceito de gêneroenquanto categoria histórica, entendendoas representações como formas culturaisque se transformam e se distinguem aolongo do tempo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/30937
10.22409/rg.v11i1.63
url https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/30937
identifier_str_mv 10.22409/rg.v11i1.63
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/30937/18026
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Gênero
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Gênero
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gênero; v. 11 n. 1 (2010): Revista Gênero
2316-1108
1517-9699
10.22409/rg.v11i1
reponame:Gênero
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Gênero
collection Gênero
repository.name.fl_str_mv Gênero - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistagenero@uol.com.br||pps.ess@id.uff.br
_version_ 1799319676602286081