Experiências formativas com brincadeiras e interações na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nishiwaki da Silva, Alexandre Rodrigo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10857
Resumo: Este artigo apresenta o Projeto “Organização do Tempo-Espaço na Educação Infantil”, iniciativa desenvolvida a partir da demanda de formação de profissionais da Educação Infantil apresentada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Alfenas, Minas Gerais. Foram realizados encontros nas escolas, nos quais levantamos a forma como as brincadeiras são incorporadas à prática pedagógica em cada contexto, tendo como objetivo construir espaços em que a brincadeira e a interação estivessem na centralidade. O projeto se orienta por relações dialógicas entre a universidade e a comunidade, superando a hegemonia acadêmica e privilegiando a construção coletiva de saberes, ou seja, elaborar com as professoras da rede municipal um aparato teórico e prático sobre a importância da brincadeira e da interação nesta etapa da educação. Buscamos construir conhecimentos ética e cientificamente coerentes por meio da Metodologia Comunicativa Crítica, perspectiva que almeja não apenas explicar as situações sociais, mas edificar sonhos e utopias para transformar a sociedade. O referencial adotado, Aprendizagem Dialógica, em linhas gerais interpreta os problemas educativos e busca transpô-los por meio de práticas solidárias e igualitárias. Assim, este projeto se propõe a discutir as exigências da formação de professores/as para a educação infantil com a contribuição de diferentes perspectivas para, em diálogo com os/as docentes e a comunidade, construir novas propostas pedagógicas. Como resultados, apontamos o envolvimento das escolas nos processos de elaboração de novas práticas, reconfigurando a organização do espaço e do tempo, e centralizando a brincadeira e a interação no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. Palavras-chave: Extensão Universitária; Formação Permanente de Professores/as; Creche; Pré-Escola Training experiences with play and interactions in childhood education Abstract: This paper presents the Project “Organization of time-space in Early Childhood Education,” this initiative was developed based on the demand for training of Early Childhood Education professionals presented by the Education and Culture Secretariat of a municipality in the south of Minas Gerais State, Brazil. Meetings were held in schools in which we raised the way in which games are incorporated into pedagogical practice in each context, aiming to build spaces in which play and interaction were central. The project is guided by dialogical relations between the university and the community, overcoming academic hegemony and privileging the collective construction of knowledge, that is, building with the teachers a theoretical and practical apparatus on the importance of play and interaction in education childish. We seek to build ethical and scientifically coherent knowledge through Critical Communicative Methodology, a perspective that aims not only to explain social situations but to build dreams and utopias to transform society. The theory, Dialogical Learning, broadly interprets educational problems and seeks to overcome them through solidary and egalitarian practices. Thus, this project aims to discuss the requirements of teacher training for early childhood education with the contribution of different perspectives to, in dialogue with teachers and the community, develop new pedagogical proposals. As a result, we point out the involvement of schools in the processes of building new practices, reconfiguring the organization of space and time, and centralizing play and interaction in the process of teaching and learning in Early Childhood Education. Keywords: University Extension; Permanent Teacher Training; Nursery; Pre-School
id UFFS-1_0e0e4633cf5b09ed1f310a73e9fc46d4
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/10857
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling Experiências formativas com brincadeiras e interações na educação infantilEste artigo apresenta o Projeto “Organização do Tempo-Espaço na Educação Infantil”, iniciativa desenvolvida a partir da demanda de formação de profissionais da Educação Infantil apresentada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Alfenas, Minas Gerais. Foram realizados encontros nas escolas, nos quais levantamos a forma como as brincadeiras são incorporadas à prática pedagógica em cada contexto, tendo como objetivo construir espaços em que a brincadeira e a interação estivessem na centralidade. O projeto se orienta por relações dialógicas entre a universidade e a comunidade, superando a hegemonia acadêmica e privilegiando a construção coletiva de saberes, ou seja, elaborar com as professoras da rede municipal um aparato teórico e prático sobre a importância da brincadeira e da interação nesta etapa da educação. Buscamos construir conhecimentos ética e cientificamente coerentes por meio da Metodologia Comunicativa Crítica, perspectiva que almeja não apenas explicar as situações sociais, mas edificar sonhos e utopias para transformar a sociedade. O referencial adotado, Aprendizagem Dialógica, em linhas gerais interpreta os problemas educativos e busca transpô-los por meio de práticas solidárias e igualitárias. Assim, este projeto se propõe a discutir as exigências da formação de professores/as para a educação infantil com a contribuição de diferentes perspectivas para, em diálogo com os/as docentes e a comunidade, construir novas propostas pedagógicas. Como resultados, apontamos o envolvimento das escolas nos processos de elaboração de novas práticas, reconfigurando a organização do espaço e do tempo, e centralizando a brincadeira e a interação no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. Palavras-chave: Extensão Universitária; Formação Permanente de Professores/as; Creche; Pré-Escola Training experiences with play and interactions in childhood education Abstract: This paper presents the Project “Organization of time-space in Early Childhood Education,” this initiative was developed based on the demand for training of Early Childhood Education professionals presented by the Education and Culture Secretariat of a municipality in the south of Minas Gerais State, Brazil. Meetings were held in schools in which we raised the way in which games are incorporated into pedagogical practice in each context, aiming to build spaces in which play and interaction were central. The project is guided by dialogical relations between the university and the community, overcoming academic hegemony and privileging the collective construction of knowledge, that is, building with the teachers a theoretical and practical apparatus on the importance of play and interaction in education childish. We seek to build ethical and scientifically coherent knowledge through Critical Communicative Methodology, a perspective that aims not only to explain social situations but to build dreams and utopias to transform society. The theory, Dialogical Learning, broadly interprets educational problems and seeks to overcome them through solidary and egalitarian practices. Thus, this project aims to discuss the requirements of teacher training for early childhood education with the contribution of different perspectives to, in dialogue with teachers and the community, develop new pedagogical proposals. As a result, we point out the involvement of schools in the processes of building new practices, reconfiguring the organization of space and time, and centralizing play and interaction in the process of teaching and learning in Early Childhood Education. Keywords: University Extension; Permanent Teacher Training; Nursery; Pre-SchoolUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2020-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1085710.36661/2358-0399.2020v11i2.10857Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 11 n. 2 (2020); 113-124Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 11 No 2 (2020); 113-124Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 11 Núm. 2 (2020); 113-1242358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10857/7364Copyright (c) 2020 Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNishiwaki da Silva, Alexandre Rodrigo2022-08-18T17:50:08Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10857Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2022-08-18T17:50:08Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências formativas com brincadeiras e interações na educação infantil
title Experiências formativas com brincadeiras e interações na educação infantil
spellingShingle Experiências formativas com brincadeiras e interações na educação infantil
Nishiwaki da Silva, Alexandre Rodrigo
title_short Experiências formativas com brincadeiras e interações na educação infantil
title_full Experiências formativas com brincadeiras e interações na educação infantil
title_fullStr Experiências formativas com brincadeiras e interações na educação infantil
title_full_unstemmed Experiências formativas com brincadeiras e interações na educação infantil
title_sort Experiências formativas com brincadeiras e interações na educação infantil
author Nishiwaki da Silva, Alexandre Rodrigo
author_facet Nishiwaki da Silva, Alexandre Rodrigo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nishiwaki da Silva, Alexandre Rodrigo
description Este artigo apresenta o Projeto “Organização do Tempo-Espaço na Educação Infantil”, iniciativa desenvolvida a partir da demanda de formação de profissionais da Educação Infantil apresentada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Alfenas, Minas Gerais. Foram realizados encontros nas escolas, nos quais levantamos a forma como as brincadeiras são incorporadas à prática pedagógica em cada contexto, tendo como objetivo construir espaços em que a brincadeira e a interação estivessem na centralidade. O projeto se orienta por relações dialógicas entre a universidade e a comunidade, superando a hegemonia acadêmica e privilegiando a construção coletiva de saberes, ou seja, elaborar com as professoras da rede municipal um aparato teórico e prático sobre a importância da brincadeira e da interação nesta etapa da educação. Buscamos construir conhecimentos ética e cientificamente coerentes por meio da Metodologia Comunicativa Crítica, perspectiva que almeja não apenas explicar as situações sociais, mas edificar sonhos e utopias para transformar a sociedade. O referencial adotado, Aprendizagem Dialógica, em linhas gerais interpreta os problemas educativos e busca transpô-los por meio de práticas solidárias e igualitárias. Assim, este projeto se propõe a discutir as exigências da formação de professores/as para a educação infantil com a contribuição de diferentes perspectivas para, em diálogo com os/as docentes e a comunidade, construir novas propostas pedagógicas. Como resultados, apontamos o envolvimento das escolas nos processos de elaboração de novas práticas, reconfigurando a organização do espaço e do tempo, e centralizando a brincadeira e a interação no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. Palavras-chave: Extensão Universitária; Formação Permanente de Professores/as; Creche; Pré-Escola Training experiences with play and interactions in childhood education Abstract: This paper presents the Project “Organization of time-space in Early Childhood Education,” this initiative was developed based on the demand for training of Early Childhood Education professionals presented by the Education and Culture Secretariat of a municipality in the south of Minas Gerais State, Brazil. Meetings were held in schools in which we raised the way in which games are incorporated into pedagogical practice in each context, aiming to build spaces in which play and interaction were central. The project is guided by dialogical relations between the university and the community, overcoming academic hegemony and privileging the collective construction of knowledge, that is, building with the teachers a theoretical and practical apparatus on the importance of play and interaction in education childish. We seek to build ethical and scientifically coherent knowledge through Critical Communicative Methodology, a perspective that aims not only to explain social situations but to build dreams and utopias to transform society. The theory, Dialogical Learning, broadly interprets educational problems and seeks to overcome them through solidary and egalitarian practices. Thus, this project aims to discuss the requirements of teacher training for early childhood education with the contribution of different perspectives to, in dialogue with teachers and the community, develop new pedagogical proposals. As a result, we point out the involvement of schools in the processes of building new practices, reconfiguring the organization of space and time, and centralizing play and interaction in the process of teaching and learning in Early Childhood Education. Keywords: University Extension; Permanent Teacher Training; Nursery; Pre-School
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10857
10.36661/2358-0399.2020v11i2.10857
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10857
identifier_str_mv 10.36661/2358-0399.2020v11i2.10857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10857/7364
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 11 n. 2 (2020); 113-124
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 11 No 2 (2020); 113-124
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 11 Núm. 2 (2020); 113-124
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1809280739737337856