Corporal experiences with futsal: Dialogues on social intervention, knowledge production and teacher training

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Rodrigo Lema del Rio
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Campos, Mateus Pereira, Silva, Maicon Pinto da, Lima, Bruno Oliveira, Alves, Antônio Ribeiro, Murici, Silvia Gomes, Marinho, Amanda Kharolina Matos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12495
Resumo: Este artigo apresenta um relato de experiência que analisou o projeto de extensão universitária: “Vivências Corporais com o Futsal”. Este foi desenvolvido entre 2018 e 2019 no município de Miracema do Tocantins com crianças e adolescentes no contraturno escolar, sob responsabilidade do curso de Educação Física da Universidade Federal do Tocantins. A experiência é descrita e examinada com base nas narrativas dos discentes extensionistas, nas imagens e nos materiais públicos de divulgação do Projeto. Os resultados indicam que as ações desenvolvidas por meio da articulação da extensão com as dimensões do ensino e da pesquisa se revelaram como um potente recurso para a intervenção social na comunidade, para a produção do conhecimento e para a formação docente em Educação Física.  Considera-se que que houve o fortalecimento da formação profissional em Educação Física. Esse processo contextualizou o que se ensinava em “sala de aula”, relacionado diretamente com os problemas peculiares que atravessam a comunidade local. Igualmente, os desdobramentos desses temas geravam investigações no âmbito do Projeto com conhecimentos capazes de ampliar o repertório dos estudantes e de retroalimentar o ensino oferecido pela instituição. Palavras-chave: Educação Física; Esporte; Ensino; Pesquisa; Relações Comunidade-Instituição Corporal experiences with futsal: dialogues on social intervention, knowledge production and teacher training Abstract:  This article presents an experience report that analyzed the university extension project: “Corporal Experiences with Futsal”. This was developed between 2018 and 2019 in Miracema do Tocantins (Tocantins State, Brazil) with children and adolescents after school hours, under the responsibility of the Physical Education course at the Federal University of Tocantins (UFT). The experience is described and examined based on the narratives of the extension students, on the images and on the public materials of the Project. The results indicate that the actions developed through the articulation of extension with the dimensions of teaching and research proved to be a powerful resource for social intervention in the community, for the production of knowledge and for teacher training in Physical Education. It is considered that there was a strengthening of professional training in Physical Education. This process contextualized what was taught in the “classroom”, directly related to the peculiar problems that cross the local community. Likewise, the unfolding of these themes generated investigations within the scope of the Project with knowledge capable of expanding the students' repertoire and providing feedback to the teaching offered by the institution. Keywords: Physical education; Sport; Teaching; Research; Community-Institutional Relations
id UFFS-1_2e07f06d3a3766b2735dee4ff2166cf6
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12495
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling Corporal experiences with futsal: Dialogues on social intervention, knowledge production and teacher trainingVivências corporais com o futsal: Diálogos sobre intervenção social, produção de conhecimento e formação docenteEste artigo apresenta um relato de experiência que analisou o projeto de extensão universitária: “Vivências Corporais com o Futsal”. Este foi desenvolvido entre 2018 e 2019 no município de Miracema do Tocantins com crianças e adolescentes no contraturno escolar, sob responsabilidade do curso de Educação Física da Universidade Federal do Tocantins. A experiência é descrita e examinada com base nas narrativas dos discentes extensionistas, nas imagens e nos materiais públicos de divulgação do Projeto. Os resultados indicam que as ações desenvolvidas por meio da articulação da extensão com as dimensões do ensino e da pesquisa se revelaram como um potente recurso para a intervenção social na comunidade, para a produção do conhecimento e para a formação docente em Educação Física.  Considera-se que que houve o fortalecimento da formação profissional em Educação Física. Esse processo contextualizou o que se ensinava em “sala de aula”, relacionado diretamente com os problemas peculiares que atravessam a comunidade local. Igualmente, os desdobramentos desses temas geravam investigações no âmbito do Projeto com conhecimentos capazes de ampliar o repertório dos estudantes e de retroalimentar o ensino oferecido pela instituição. Palavras-chave: Educação Física; Esporte; Ensino; Pesquisa; Relações Comunidade-Instituição Corporal experiences with futsal: dialogues on social intervention, knowledge production and teacher training Abstract:  This article presents an experience report that analyzed the university extension project: “Corporal Experiences with Futsal”. This was developed between 2018 and 2019 in Miracema do Tocantins (Tocantins State, Brazil) with children and adolescents after school hours, under the responsibility of the Physical Education course at the Federal University of Tocantins (UFT). The experience is described and examined based on the narratives of the extension students, on the images and on the public materials of the Project. The results indicate that the actions developed through the articulation of extension with the dimensions of teaching and research proved to be a powerful resource for social intervention in the community, for the production of knowledge and for teacher training in Physical Education. It is considered that there was a strengthening of professional training in Physical Education. This process contextualized what was taught in the “classroom”, directly related to the peculiar problems that cross the local community. Likewise, the unfolding of these themes generated investigations within the scope of the Project with knowledge capable of expanding the students' repertoire and providing feedback to the teaching offered by the institution. Keywords: Physical education; Sport; Teaching; Research; Community-Institutional RelationsUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2023-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1249510.36661/2358-0399.2023v14n2.12495Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 14 n. 2 (2023); 85-97Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 14 No 2 (2023); 85-97Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 14 Núm. 2 (2023); 85-972358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12495/8906Copyright (c) 2023 Rodrigo Lema del Rio Martins, Mateus Pereira Campos, Maicon Pinto da Silva, Bruno Oliveira Lima, Antônio Ribeiro Alves, Silvia Gomes Murici, Amanda Kharolina Matos Marinhohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Rodrigo Lema del RioCampos, Mateus PereiraSilva, Maicon Pinto daLima, Bruno OliveiraAlves, Antônio RibeiroMurici, Silvia GomesMarinho, Amanda Kharolina Matos2023-09-30T22:33:42Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12495Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2023-09-30T22:33:42Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Corporal experiences with futsal: Dialogues on social intervention, knowledge production and teacher training
Vivências corporais com o futsal: Diálogos sobre intervenção social, produção de conhecimento e formação docente
title Corporal experiences with futsal: Dialogues on social intervention, knowledge production and teacher training
spellingShingle Corporal experiences with futsal: Dialogues on social intervention, knowledge production and teacher training
Martins, Rodrigo Lema del Rio
title_short Corporal experiences with futsal: Dialogues on social intervention, knowledge production and teacher training
title_full Corporal experiences with futsal: Dialogues on social intervention, knowledge production and teacher training
title_fullStr Corporal experiences with futsal: Dialogues on social intervention, knowledge production and teacher training
title_full_unstemmed Corporal experiences with futsal: Dialogues on social intervention, knowledge production and teacher training
title_sort Corporal experiences with futsal: Dialogues on social intervention, knowledge production and teacher training
author Martins, Rodrigo Lema del Rio
author_facet Martins, Rodrigo Lema del Rio
Campos, Mateus Pereira
Silva, Maicon Pinto da
Lima, Bruno Oliveira
Alves, Antônio Ribeiro
Murici, Silvia Gomes
Marinho, Amanda Kharolina Matos
author_role author
author2 Campos, Mateus Pereira
Silva, Maicon Pinto da
Lima, Bruno Oliveira
Alves, Antônio Ribeiro
Murici, Silvia Gomes
Marinho, Amanda Kharolina Matos
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Rodrigo Lema del Rio
Campos, Mateus Pereira
Silva, Maicon Pinto da
Lima, Bruno Oliveira
Alves, Antônio Ribeiro
Murici, Silvia Gomes
Marinho, Amanda Kharolina Matos
description Este artigo apresenta um relato de experiência que analisou o projeto de extensão universitária: “Vivências Corporais com o Futsal”. Este foi desenvolvido entre 2018 e 2019 no município de Miracema do Tocantins com crianças e adolescentes no contraturno escolar, sob responsabilidade do curso de Educação Física da Universidade Federal do Tocantins. A experiência é descrita e examinada com base nas narrativas dos discentes extensionistas, nas imagens e nos materiais públicos de divulgação do Projeto. Os resultados indicam que as ações desenvolvidas por meio da articulação da extensão com as dimensões do ensino e da pesquisa se revelaram como um potente recurso para a intervenção social na comunidade, para a produção do conhecimento e para a formação docente em Educação Física.  Considera-se que que houve o fortalecimento da formação profissional em Educação Física. Esse processo contextualizou o que se ensinava em “sala de aula”, relacionado diretamente com os problemas peculiares que atravessam a comunidade local. Igualmente, os desdobramentos desses temas geravam investigações no âmbito do Projeto com conhecimentos capazes de ampliar o repertório dos estudantes e de retroalimentar o ensino oferecido pela instituição. Palavras-chave: Educação Física; Esporte; Ensino; Pesquisa; Relações Comunidade-Instituição Corporal experiences with futsal: dialogues on social intervention, knowledge production and teacher training Abstract:  This article presents an experience report that analyzed the university extension project: “Corporal Experiences with Futsal”. This was developed between 2018 and 2019 in Miracema do Tocantins (Tocantins State, Brazil) with children and adolescents after school hours, under the responsibility of the Physical Education course at the Federal University of Tocantins (UFT). The experience is described and examined based on the narratives of the extension students, on the images and on the public materials of the Project. The results indicate that the actions developed through the articulation of extension with the dimensions of teaching and research proved to be a powerful resource for social intervention in the community, for the production of knowledge and for teacher training in Physical Education. It is considered that there was a strengthening of professional training in Physical Education. This process contextualized what was taught in the “classroom”, directly related to the peculiar problems that cross the local community. Likewise, the unfolding of these themes generated investigations within the scope of the Project with knowledge capable of expanding the students' repertoire and providing feedback to the teaching offered by the institution. Keywords: Physical education; Sport; Teaching; Research; Community-Institutional Relations
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12495
10.36661/2358-0399.2023v14n2.12495
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12495
identifier_str_mv 10.36661/2358-0399.2023v14n2.12495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12495/8906
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 14 n. 2 (2023); 85-97
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 14 No 2 (2023); 85-97
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 14 Núm. 2 (2023); 85-97
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1809280740023599104