POPULARIZATION OF EFFICIENT SCIENCE-BASED STUDY TECHNIQUES THROUGH ACTIONS IN SCHOOLS, MEDIA AND INTERNET

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ekuni, Roberta
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Souza, Bruno Miguel Nogueira de, Pompeia, Sabine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/7842
Resumo: Popularização de técnicas de estudo eficientes por meio de ações em escolas, mídia e internet Resumo: Pesquisas mostram que alunos e professores muitas vezes desconhecem as técnicas de estudo que melhor promovem a aprendizagem duradoura. Aqui descrevemos a popularização de duas técnicas de aprendizagem: prática de lembrar e prática de distribuir, que foram divulgadas através de palestras, artigos na mídia, redes sociais e conferências. Também mostramos que essas técnicas podem ser usadas no cotidiano por meio do celular (mobile-learning) com um aplicativo gratuito. Em 2015-2016, instituições de 6 cidades brasileiras foram visitadas pelos pesquisadores e as notícias do projeto foram divulgadas nas redes sociais. Mais de 1300 alunos assistiram às palestras pessoalmente. Foram rastreados 30 postagens em revistas impressas e sites de notícias que publicaram notícias sobre este projeto. Concluímos que as técnicas de estudo podem ser disseminadas em grande escala por estudantes e professores pela comunidade científica com a ajuda da mídia. Isso é especialmente relevante em países em desenvolvimento, onde as práticas educacionais ainda estão subfinanciadas. Palavras-chave: Mídia e Ciência, Popularização da Ciência, Comunicação Científica
id UFFS-1_2e44acb7c0168be23a72789d50531402
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/7842
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling POPULARIZATION OF EFFICIENT SCIENCE-BASED STUDY TECHNIQUES THROUGH ACTIONS IN SCHOOLS, MEDIA AND INTERNETPOPULARIZATION OF EFFICIENT SCIENCE-BASED STUDY TECHNIQUES THROUGH ACTIONS IN SCHOOLS, MEDIA AND INTERNETPopularização de técnicas de estudo eficientes por meio de ações em escolas, mídia e internet Resumo: Pesquisas mostram que alunos e professores muitas vezes desconhecem as técnicas de estudo que melhor promovem a aprendizagem duradoura. Aqui descrevemos a popularização de duas técnicas de aprendizagem: prática de lembrar e prática de distribuir, que foram divulgadas através de palestras, artigos na mídia, redes sociais e conferências. Também mostramos que essas técnicas podem ser usadas no cotidiano por meio do celular (mobile-learning) com um aplicativo gratuito. Em 2015-2016, instituições de 6 cidades brasileiras foram visitadas pelos pesquisadores e as notícias do projeto foram divulgadas nas redes sociais. Mais de 1300 alunos assistiram às palestras pessoalmente. Foram rastreados 30 postagens em revistas impressas e sites de notícias que publicaram notícias sobre este projeto. Concluímos que as técnicas de estudo podem ser disseminadas em grande escala por estudantes e professores pela comunidade científica com a ajuda da mídia. Isso é especialmente relevante em países em desenvolvimento, onde as práticas educacionais ainda estão subfinanciadas. Palavras-chave: Mídia e Ciência, Popularização da Ciência, Comunicação CientíficaAbstract: Research shows that students and teachers are often unaware of the study techniques that best promote long-lasting learning.  Here we describe the popularization of two learning techniques: retrieval practice and distributed practice, which were disseminated through lectures, articles in the media, social networks, and conferences. We also showed that these techniques could be used in everyday life through cell phones (mobile-learning) with a free app. In 2015-2016, institutions of 6 cities in Brazil were visited by the researchers and news of the project was released on social networks. More than 1300 students attended the lectures in person. We tracked 30 releases in print journals and websites news that published articles about this project. We conclude that study techniques can be disseminated to students and teachers on a large scale by the scientific community with the help from news media. This is especially relevant in developing countries where educational practices are still underfunded. Keywords: Media and Science, Science Popularization, Science Communication     Popularização de técnicas de estudo eficientes por meio de ações em escolas, mídia e internet Resumo: Pesquisas mostram que alunos e professores muitas vezes desconhecem as técnicas de estudo que melhor promovem a aprendizagem duradoura. Aqui descrevemos a popularização de duas técnicas de aprendizagem: prática de lembrar e prática de distribuir, que foram divulgadas através de palestras, artigos na mídia, redes sociais e conferências. Também mostramos que essas técnicas podem ser usadas no cotidiano por meio do celular (mobile-learning) com um aplicativo gratuito. Em 2015-2016, instituições de 6 cidades brasileiras foram visitadas pelos pesquisadores e as notícias do projeto foram divulgadas nas redes sociais. Mais de 1300 alunos assistiram às palestras pessoalmente. Foram rastreados 30 postagens em revistas impressas e sites de notícias que publicaram notícias sobre este projeto. Concluímos que as técnicas de estudo podem ser disseminadas em grande escala por estudantes e professores pela comunidade científica com a ajuda da mídia. Isso é especialmente relevante em países em desenvolvimento, onde as práticas educacionais ainda estão subfinanciadas. Palavras-chave: Mídia e Ciência, Popularização da Ciência, Comunicação Científica   Popularización de técnicas de estudio eficientes a través de acciones en escuelas, medios e internet   Resumen: La investigación muestra que los estudiantes y los profesores a menudo desconocen las técnicas de estudio que mejor promueven el aprendizaje a largo plazo. Aquí describimos la popularización de dos técnicas de aprendizaje: práctica de recuperación y práctica distribuida, que fueron diseminadas a través de conferencias, artículos en los medios, redes sociales, conferencias y mostramos que estas técnicas pueden ser utilizadas en la vida cotidiana a través del teléfono móvil (mobile-learning) con una aplicación gratuita En 2015-2016, las instituciones de 6 ciudades en Brasil fueron visitadas por los investigadores y las noticias del proyecto se lanzaron en las redes sociales. Más de 1300 estudiantes asistieron a las conferencias en persona. Rastreamos 30 lanzamientos en revistas impresas y noticias de sitios web que publicaron sobre este proyecto. Concluimos que las técnicas de estudio pueden ser diseminadas a estudiantes y profesores a gran escala por la comunidad científica con la ayuda de los medios de comunicación. Esto es especialmente relevante en los países en desarrollo donde las prácticas educativas todavía no cuentan con los fondos suficientes. Palabras-clave: Medios y Ciencia, Popularización de la Ciencia, Comunicación de la CienciaResumen: La investigación muestra que los estudiantes y los profesores a menudo desconocen las técnicas de estudio que mejor promueven el aprendizaje a largo plazo. Aquí describimos la popularización de dos técnicas de aprendizaje: práctica de recuperación y práctica distribuida, que fueron diseminadas a través de conferencias, artículos en los medios, redes sociales, conferencias y mostramos que estas técnicas pueden ser utilizadas en la vida cotidiana a través del teléfono móvil (mobile-learning) con una aplicación gratuita En 2015-2016, las instituciones de 6 ciudades en Brasil fueron visitadas por los investigadores y las noticias del proyecto se lanzaron en las redes sociales. Más de 1300 estudiantes asistieron a las conferencias en persona. Rastreamos 30 lanzamientos en revistas impresas y noticias de sitios web que publicaron sobre este proyecto. Concluimos que las técnicas de estudio pueden ser diseminadas a estudiantes y profesores a gran escala por la comunidad científica con la ayuda de los medios de comunicación. Esto es especialmente relevante en los países en desarrollo donde las prácticas educativas todavía no cuentan con los fondos suficientes. Palabras-clave: Medios y Ciencia, Popularización de la Ciencia, Comunicación de la CienciaUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2018-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/784210.24317/2358-0399.2018v9i2.7842Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 9 n. 2 (2018); 125-133Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 9 No 2 (2018); 125-133Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 9 Núm. 2 (2018); 125-1332358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSenghttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/7842/5653Copyright (c) 2018 REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIAinfo:eu-repo/semantics/openAccessEkuni, RobertaSouza, Bruno Miguel Nogueira dePompeia, Sabine2022-08-18T20:51:55Zoai:ojs.192.168.253.137:article/7842Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2022-08-18T20:51:55Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv POPULARIZATION OF EFFICIENT SCIENCE-BASED STUDY TECHNIQUES THROUGH ACTIONS IN SCHOOLS, MEDIA AND INTERNET
POPULARIZATION OF EFFICIENT SCIENCE-BASED STUDY TECHNIQUES THROUGH ACTIONS IN SCHOOLS, MEDIA AND INTERNET
title POPULARIZATION OF EFFICIENT SCIENCE-BASED STUDY TECHNIQUES THROUGH ACTIONS IN SCHOOLS, MEDIA AND INTERNET
spellingShingle POPULARIZATION OF EFFICIENT SCIENCE-BASED STUDY TECHNIQUES THROUGH ACTIONS IN SCHOOLS, MEDIA AND INTERNET
Ekuni, Roberta
title_short POPULARIZATION OF EFFICIENT SCIENCE-BASED STUDY TECHNIQUES THROUGH ACTIONS IN SCHOOLS, MEDIA AND INTERNET
title_full POPULARIZATION OF EFFICIENT SCIENCE-BASED STUDY TECHNIQUES THROUGH ACTIONS IN SCHOOLS, MEDIA AND INTERNET
title_fullStr POPULARIZATION OF EFFICIENT SCIENCE-BASED STUDY TECHNIQUES THROUGH ACTIONS IN SCHOOLS, MEDIA AND INTERNET
title_full_unstemmed POPULARIZATION OF EFFICIENT SCIENCE-BASED STUDY TECHNIQUES THROUGH ACTIONS IN SCHOOLS, MEDIA AND INTERNET
title_sort POPULARIZATION OF EFFICIENT SCIENCE-BASED STUDY TECHNIQUES THROUGH ACTIONS IN SCHOOLS, MEDIA AND INTERNET
author Ekuni, Roberta
author_facet Ekuni, Roberta
Souza, Bruno Miguel Nogueira de
Pompeia, Sabine
author_role author
author2 Souza, Bruno Miguel Nogueira de
Pompeia, Sabine
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ekuni, Roberta
Souza, Bruno Miguel Nogueira de
Pompeia, Sabine
description Popularização de técnicas de estudo eficientes por meio de ações em escolas, mídia e internet Resumo: Pesquisas mostram que alunos e professores muitas vezes desconhecem as técnicas de estudo que melhor promovem a aprendizagem duradoura. Aqui descrevemos a popularização de duas técnicas de aprendizagem: prática de lembrar e prática de distribuir, que foram divulgadas através de palestras, artigos na mídia, redes sociais e conferências. Também mostramos que essas técnicas podem ser usadas no cotidiano por meio do celular (mobile-learning) com um aplicativo gratuito. Em 2015-2016, instituições de 6 cidades brasileiras foram visitadas pelos pesquisadores e as notícias do projeto foram divulgadas nas redes sociais. Mais de 1300 alunos assistiram às palestras pessoalmente. Foram rastreados 30 postagens em revistas impressas e sites de notícias que publicaram notícias sobre este projeto. Concluímos que as técnicas de estudo podem ser disseminadas em grande escala por estudantes e professores pela comunidade científica com a ajuda da mídia. Isso é especialmente relevante em países em desenvolvimento, onde as práticas educacionais ainda estão subfinanciadas. Palavras-chave: Mídia e Ciência, Popularização da Ciência, Comunicação Científica
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/7842
10.24317/2358-0399.2018v9i2.7842
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/7842
identifier_str_mv 10.24317/2358-0399.2018v9i2.7842
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/7842/5653
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 9 n. 2 (2018); 125-133
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 9 No 2 (2018); 125-133
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 9 Núm. 2 (2018); 125-133
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1809280739063103488