O uso de sequências didáticas no ensino de Química: proposta para o estudo de modelos atômicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Luciana Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rodrigues, Acássio Paiva, Lima, Maria Socorro Lucena, Moura, Francisco Nunes De Souza, Firmino, Nairley Cardoso Sá, Do Nascimento, Francisco Jeovane, Castro, Eliziane Rocha, Aragão, Fabiana Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11429
Resumo: Este trabalho demonstra ações de extensão desenvolvidas no Projeto “A Química nossa de cada dia”, vinculado ao Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral - Ceará. Este projeto visa melhorias no ensino de Química da Educação Básica, mediante a inserção de Sequências Didáticas (SD) nesse nível de ensino. O ensaio tem por escopo mostrar uma SD sobre modelos atômicos, aplicada a 30 alunos de uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública sobralense, bem assim analisar suas contribuições para o desenvolvimento cognitivo dos discentes e o cumprimento do papel da extensão no âmbito social a que o projeto se destina. Esta SD foi elaborada mediante a colaboração entre um professor universitário, dois licenciandos (bolsistas) e o professor de Química da escola participante. Preconizou-se a utilização de atividades lúdicas (teatro científico, jogo didático, cordel), debates, dentre outros recursos que procuraram possibilitar a participação ativa dos discentes na formulação de seu conhecimento. Observou-se que a SD teve seu grau de contribuição no aspecto cognitivo dos alunos, mas, sobretudo no ‘despertar’ do interesse pelo estudo da Química. A parte referente aos modelos de Rutheford e Böhr, todavia, demanda maior aprofundamento. A atividade com a qual os alunos mais se identificaram foi o teatro científico, e, a seu turno, a que despertou maior atenção e participação. Por fim, destaca-se o fato de que estas ações também contribuíram para aproximar o âmbito Universitário e a sala de aula da Educação Básica. Palavras-chave: Extensão Universitária; Educação Básica; Ciências da Natureza; Proposta Didática The use of didactic sequence in chemistry teaching: a proposal for the study of atomic models Abstract: This paper presents the actions of an extension project called “Our Chemistry daily”, linked to the Chemistry course of the State University Vale do Acaraú, located in Sobral - Ceará. The project has aimed to promote improvements in the Basic Education chemistry teaching, through the introduction of Didactic Sequences (DS) at this level of education. The goal of this paper is to present a DS about atomic models, applied to 30 students of the 10h grade from a public high school, as well as to analyze its contribution to the cognitive development of these students and to fulfill the social role in which the project bases itself. This DS was elaborated through a collaboration between a University professor, two undergraduates, and a chemistry teacher of the given school. It was prioritized the use of playful activities (such as scientific theater, educational games, and Cordel literature), debates, and other resources that sought to enable active participation of students in the construction of their knowledge. It was noted that the DS had its contribution to the cognitive learning of the students, but, above all, in the ‘awakening’ of their interest in the study of Chemistry. However, the part referring to the Rutheford-Böhr models demands greater depth. The activity in which students were most interested was the scientific theater, which attracted the most attention and participation. Finally, it is noteworthy that these actions also contributed to bringing the University and the Basic Education closer together. Keywords: University Extension Program; Basic Education; Natural Sciences; Didactic Proposal
id UFFS-1_33b429c5de823743e76dcb1ad1b2f7e8
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11429
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling O uso de sequências didáticas no ensino de Química: proposta para o estudo de modelos atômicosEste trabalho demonstra ações de extensão desenvolvidas no Projeto “A Química nossa de cada dia”, vinculado ao Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral - Ceará. Este projeto visa melhorias no ensino de Química da Educação Básica, mediante a inserção de Sequências Didáticas (SD) nesse nível de ensino. O ensaio tem por escopo mostrar uma SD sobre modelos atômicos, aplicada a 30 alunos de uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública sobralense, bem assim analisar suas contribuições para o desenvolvimento cognitivo dos discentes e o cumprimento do papel da extensão no âmbito social a que o projeto se destina. Esta SD foi elaborada mediante a colaboração entre um professor universitário, dois licenciandos (bolsistas) e o professor de Química da escola participante. Preconizou-se a utilização de atividades lúdicas (teatro científico, jogo didático, cordel), debates, dentre outros recursos que procuraram possibilitar a participação ativa dos discentes na formulação de seu conhecimento. Observou-se que a SD teve seu grau de contribuição no aspecto cognitivo dos alunos, mas, sobretudo no ‘despertar’ do interesse pelo estudo da Química. A parte referente aos modelos de Rutheford e Böhr, todavia, demanda maior aprofundamento. A atividade com a qual os alunos mais se identificaram foi o teatro científico, e, a seu turno, a que despertou maior atenção e participação. Por fim, destaca-se o fato de que estas ações também contribuíram para aproximar o âmbito Universitário e a sala de aula da Educação Básica. Palavras-chave: Extensão Universitária; Educação Básica; Ciências da Natureza; Proposta Didática The use of didactic sequence in chemistry teaching: a proposal for the study of atomic models Abstract: This paper presents the actions of an extension project called “Our Chemistry daily”, linked to the Chemistry course of the State University Vale do Acaraú, located in Sobral - Ceará. The project has aimed to promote improvements in the Basic Education chemistry teaching, through the introduction of Didactic Sequences (DS) at this level of education. The goal of this paper is to present a DS about atomic models, applied to 30 students of the 10h grade from a public high school, as well as to analyze its contribution to the cognitive development of these students and to fulfill the social role in which the project bases itself. This DS was elaborated through a collaboration between a University professor, two undergraduates, and a chemistry teacher of the given school. It was prioritized the use of playful activities (such as scientific theater, educational games, and Cordel literature), debates, and other resources that sought to enable active participation of students in the construction of their knowledge. It was noted that the DS had its contribution to the cognitive learning of the students, but, above all, in the ‘awakening’ of their interest in the study of Chemistry. However, the part referring to the Rutheford-Böhr models demands greater depth. The activity in which students were most interested was the scientific theater, which attracted the most attention and participation. Finally, it is noteworthy that these actions also contributed to bringing the University and the Basic Education closer together. Keywords: University Extension Program; Basic Education; Natural Sciences; Didactic ProposalUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2020-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1142910.36661/2358-0399.2020v11i2.11429Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 11 n. 2 (2020); 177-188Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 11 No 2 (2020); 177-188Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 11 Núm. 2 (2020); 177-1882358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11429/7415https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11429/7416Copyright (c) 2020 Luciana Rodrigues Leite, Acássio Paiva Rodrigues, Maria Socorro Lucena Lima, Francisco Nunes De Souza Moura, Nairley Cardoso Sá Firmino, Francisco Jeovane Do Nascimento, Eliziane Rocha Castro, Fabiana Martins Aragãohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Luciana RodriguesRodrigues, Acássio PaivaLima, Maria Socorro LucenaMoura, Francisco Nunes De SouzaFirmino, Nairley Cardoso SáDo Nascimento, Francisco JeovaneCastro, Eliziane RochaAragão, Fabiana Martins2022-08-18T17:50:00Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11429Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2022-08-18T17:50Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de sequências didáticas no ensino de Química: proposta para o estudo de modelos atômicos
title O uso de sequências didáticas no ensino de Química: proposta para o estudo de modelos atômicos
spellingShingle O uso de sequências didáticas no ensino de Química: proposta para o estudo de modelos atômicos
Leite, Luciana Rodrigues
title_short O uso de sequências didáticas no ensino de Química: proposta para o estudo de modelos atômicos
title_full O uso de sequências didáticas no ensino de Química: proposta para o estudo de modelos atômicos
title_fullStr O uso de sequências didáticas no ensino de Química: proposta para o estudo de modelos atômicos
title_full_unstemmed O uso de sequências didáticas no ensino de Química: proposta para o estudo de modelos atômicos
title_sort O uso de sequências didáticas no ensino de Química: proposta para o estudo de modelos atômicos
author Leite, Luciana Rodrigues
author_facet Leite, Luciana Rodrigues
Rodrigues, Acássio Paiva
Lima, Maria Socorro Lucena
Moura, Francisco Nunes De Souza
Firmino, Nairley Cardoso Sá
Do Nascimento, Francisco Jeovane
Castro, Eliziane Rocha
Aragão, Fabiana Martins
author_role author
author2 Rodrigues, Acássio Paiva
Lima, Maria Socorro Lucena
Moura, Francisco Nunes De Souza
Firmino, Nairley Cardoso Sá
Do Nascimento, Francisco Jeovane
Castro, Eliziane Rocha
Aragão, Fabiana Martins
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Luciana Rodrigues
Rodrigues, Acássio Paiva
Lima, Maria Socorro Lucena
Moura, Francisco Nunes De Souza
Firmino, Nairley Cardoso Sá
Do Nascimento, Francisco Jeovane
Castro, Eliziane Rocha
Aragão, Fabiana Martins
description Este trabalho demonstra ações de extensão desenvolvidas no Projeto “A Química nossa de cada dia”, vinculado ao Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral - Ceará. Este projeto visa melhorias no ensino de Química da Educação Básica, mediante a inserção de Sequências Didáticas (SD) nesse nível de ensino. O ensaio tem por escopo mostrar uma SD sobre modelos atômicos, aplicada a 30 alunos de uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública sobralense, bem assim analisar suas contribuições para o desenvolvimento cognitivo dos discentes e o cumprimento do papel da extensão no âmbito social a que o projeto se destina. Esta SD foi elaborada mediante a colaboração entre um professor universitário, dois licenciandos (bolsistas) e o professor de Química da escola participante. Preconizou-se a utilização de atividades lúdicas (teatro científico, jogo didático, cordel), debates, dentre outros recursos que procuraram possibilitar a participação ativa dos discentes na formulação de seu conhecimento. Observou-se que a SD teve seu grau de contribuição no aspecto cognitivo dos alunos, mas, sobretudo no ‘despertar’ do interesse pelo estudo da Química. A parte referente aos modelos de Rutheford e Böhr, todavia, demanda maior aprofundamento. A atividade com a qual os alunos mais se identificaram foi o teatro científico, e, a seu turno, a que despertou maior atenção e participação. Por fim, destaca-se o fato de que estas ações também contribuíram para aproximar o âmbito Universitário e a sala de aula da Educação Básica. Palavras-chave: Extensão Universitária; Educação Básica; Ciências da Natureza; Proposta Didática The use of didactic sequence in chemistry teaching: a proposal for the study of atomic models Abstract: This paper presents the actions of an extension project called “Our Chemistry daily”, linked to the Chemistry course of the State University Vale do Acaraú, located in Sobral - Ceará. The project has aimed to promote improvements in the Basic Education chemistry teaching, through the introduction of Didactic Sequences (DS) at this level of education. The goal of this paper is to present a DS about atomic models, applied to 30 students of the 10h grade from a public high school, as well as to analyze its contribution to the cognitive development of these students and to fulfill the social role in which the project bases itself. This DS was elaborated through a collaboration between a University professor, two undergraduates, and a chemistry teacher of the given school. It was prioritized the use of playful activities (such as scientific theater, educational games, and Cordel literature), debates, and other resources that sought to enable active participation of students in the construction of their knowledge. It was noted that the DS had its contribution to the cognitive learning of the students, but, above all, in the ‘awakening’ of their interest in the study of Chemistry. However, the part referring to the Rutheford-Böhr models demands greater depth. The activity in which students were most interested was the scientific theater, which attracted the most attention and participation. Finally, it is noteworthy that these actions also contributed to bringing the University and the Basic Education closer together. Keywords: University Extension Program; Basic Education; Natural Sciences; Didactic Proposal
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11429
10.36661/2358-0399.2020v11i2.11429
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11429
identifier_str_mv 10.36661/2358-0399.2020v11i2.11429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11429/7415
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11429/7416
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 11 n. 2 (2020); 177-188
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 11 No 2 (2020); 177-188
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 11 Núm. 2 (2020); 177-188
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1809280739798155264