O uso de sequências didáticas no ensino de Química: proposta para o estudo de modelos atômicos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11429 |
Resumo: | Este trabalho demonstra ações de extensão desenvolvidas no Projeto “A Química nossa de cada dia”, vinculado ao Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral - Ceará. Este projeto visa melhorias no ensino de Química da Educação Básica, mediante a inserção de Sequências Didáticas (SD) nesse nível de ensino. O ensaio tem por escopo mostrar uma SD sobre modelos atômicos, aplicada a 30 alunos de uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública sobralense, bem assim analisar suas contribuições para o desenvolvimento cognitivo dos discentes e o cumprimento do papel da extensão no âmbito social a que o projeto se destina. Esta SD foi elaborada mediante a colaboração entre um professor universitário, dois licenciandos (bolsistas) e o professor de Química da escola participante. Preconizou-se a utilização de atividades lúdicas (teatro científico, jogo didático, cordel), debates, dentre outros recursos que procuraram possibilitar a participação ativa dos discentes na formulação de seu conhecimento. Observou-se que a SD teve seu grau de contribuição no aspecto cognitivo dos alunos, mas, sobretudo no ‘despertar’ do interesse pelo estudo da Química. A parte referente aos modelos de Rutheford e Böhr, todavia, demanda maior aprofundamento. A atividade com a qual os alunos mais se identificaram foi o teatro científico, e, a seu turno, a que despertou maior atenção e participação. Por fim, destaca-se o fato de que estas ações também contribuíram para aproximar o âmbito Universitário e a sala de aula da Educação Básica. Palavras-chave: Extensão Universitária; Educação Básica; Ciências da Natureza; Proposta Didática The use of didactic sequence in chemistry teaching: a proposal for the study of atomic models Abstract: This paper presents the actions of an extension project called “Our Chemistry daily”, linked to the Chemistry course of the State University Vale do Acaraú, located in Sobral - Ceará. The project has aimed to promote improvements in the Basic Education chemistry teaching, through the introduction of Didactic Sequences (DS) at this level of education. The goal of this paper is to present a DS about atomic models, applied to 30 students of the 10h grade from a public high school, as well as to analyze its contribution to the cognitive development of these students and to fulfill the social role in which the project bases itself. This DS was elaborated through a collaboration between a University professor, two undergraduates, and a chemistry teacher of the given school. It was prioritized the use of playful activities (such as scientific theater, educational games, and Cordel literature), debates, and other resources that sought to enable active participation of students in the construction of their knowledge. It was noted that the DS had its contribution to the cognitive learning of the students, but, above all, in the ‘awakening’ of their interest in the study of Chemistry. However, the part referring to the Rutheford-Böhr models demands greater depth. The activity in which students were most interested was the scientific theater, which attracted the most attention and participation. Finally, it is noteworthy that these actions also contributed to bringing the University and the Basic Education closer together. Keywords: University Extension Program; Basic Education; Natural Sciences; Didactic Proposal |
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Preconizou-se a utilização de atividades lúdicas (teatro científico, jogo didático, cordel), debates, dentre outros recursos que procuraram possibilitar a participação ativa dos discentes na formulação de seu conhecimento. Observou-se que a SD teve seu grau de contribuição no aspecto cognitivo dos alunos, mas, sobretudo no ‘despertar’ do interesse pelo estudo da Química. A parte referente aos modelos de Rutheford e Böhr, todavia, demanda maior aprofundamento. A atividade com a qual os alunos mais se identificaram foi o teatro científico, e, a seu turno, a que despertou maior atenção e participação. Por fim, destaca-se o fato de que estas ações também contribuíram para aproximar o âmbito Universitário e a sala de aula da Educação Básica. Palavras-chave: Extensão Universitária; Educação Básica; Ciências da Natureza; Proposta Didática The use of didactic sequence in chemistry teaching: a proposal for the study of atomic models Abstract: This paper presents the actions of an extension project called “Our Chemistry daily”, linked to the Chemistry course of the State University Vale do Acaraú, located in Sobral - Ceará. The project has aimed to promote improvements in the Basic Education chemistry teaching, through the introduction of Didactic Sequences (DS) at this level of education. The goal of this paper is to present a DS about atomic models, applied to 30 students of the 10h grade from a public high school, as well as to analyze its contribution to the cognitive development of these students and to fulfill the social role in which the project bases itself. This DS was elaborated through a collaboration between a University professor, two undergraduates, and a chemistry teacher of the given school. It was prioritized the use of playful activities (such as scientific theater, educational games, and Cordel literature), debates, and other resources that sought to enable active participation of students in the construction of their knowledge. It was noted that the DS had its contribution to the cognitive learning of the students, but, above all, in the ‘awakening’ of their interest in the study of Chemistry. However, the part referring to the Rutheford-Böhr models demands greater depth. The activity in which students were most interested was the scientific theater, which attracted the most attention and participation. Finally, it is noteworthy that these actions also contributed to bringing the University and the Basic Education closer together. 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