Recursos didático-pedagógicos digitais na difusão de conhecimentos sobre saúde bucal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12520 |
Resumo: | O uso de recursos digitais via internet permite a complementação e o aprofundamento de conhecimentos, funcionando como extensão do ambiente acadêmico. Sendo assim, este relato de experiência pretende apresentar a utilização de recursos didático-pedagógicos digitais na difusão de conhecimentos sobre saúde bucal. Tais atividades foram desenvolvidas no projeto de extensão “Sorriso - Canal Digital” da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares - UFJF/GV. A principal atividade do projeto consistiu na confecção e postagem de vídeos no formato de entrevistas com profissionais referência em diferentes áreas da odontologia. As postagens do conteúdo foram realizadas em um canal na plataforma de vídeos Youtube e no Instagram, com periodicidade mensal. Os recursos didático-pedagógicos consistiram em instrumentos facilitadores que enriqueceram o conhecimento de todos os envolvidos no projeto. A demanda pelas buscas de estudos prévios dos temas abordados para a elaboração das perguntas para as entrevistas, o incentivo à interação, organização e o trabalho em equipe foram alguns dos principais pontos desenvolvidos. A aprendizagem por meio das mídias sociais facilita e auxilia a busca por conteúdo de interesse profissional. Vantagens como controle de velocidade, pausa e volta ao conteúdo faz com que o aprendizado seja ainda mais eficaz. Entretanto, dificuldades em relação ao alcance da população alvo ainda se mostra um problema, uma vez que foi preciso abranger outras plataformas que não estavam previstas no projeto piloto. É preciso, ainda, estruturar e solidificar estratégias de divulgação para que o conteúdo alcance mais pessoas. Palavras-chave Mídias Sociais; Educação em Saúde; Odontologia Digital didactic-pedagogical resources in the dissemination of knowledge about oral health Abstract: The use of digital resources on the internet allows the knowledge complementation and deepening, working as an extension of the academic environment. This experience report intends to present the use of digital didactic-pedagogical resources to disseminate knowledge about oral health. Such activities were developed in the extension project “Sorriso - Canal Digital” of the Federal University of Juiz de Fora (Minas Gerais state, Brazil), campus Governador Valadares - UFJF/GV. The main activity of the project consisted of making and posting videos in the format of interviews with reference professionals from different areas of dentistry. Content posts are made on a channel on the Youtube video platform and Instagram monthly. The didactic-pedagogical resources consisted of facilitating instruments that enriched the knowledge of everyone involved in the project. The main points developed were the demand for the search for previous studies on the covered topics to prepare the questions for the interviews and the encouragement of interaction, organization, and teamwork. Learning through social media facilitates and helps the search for content of professional interest. Advantages like speed control, pause, and back to content make learning even more effective. However, difficulties in reaching the target population are still a problem since it was necessary to cover other platforms that were not foreseen in the pilot project. It is also necessary to structure and solidify dissemination strategies so that the content reaches more people. Keywords: Social Media; Health Education; Dentistry |
id |
UFFS-1_a5e5ee2d72a135ba217b658deadd054a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12520 |
network_acronym_str |
UFFS-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Recursos didático-pedagógicos digitais na difusão de conhecimentos sobre saúde bucalO uso de recursos digitais via internet permite a complementação e o aprofundamento de conhecimentos, funcionando como extensão do ambiente acadêmico. Sendo assim, este relato de experiência pretende apresentar a utilização de recursos didático-pedagógicos digitais na difusão de conhecimentos sobre saúde bucal. Tais atividades foram desenvolvidas no projeto de extensão “Sorriso - Canal Digital” da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares - UFJF/GV. A principal atividade do projeto consistiu na confecção e postagem de vídeos no formato de entrevistas com profissionais referência em diferentes áreas da odontologia. As postagens do conteúdo foram realizadas em um canal na plataforma de vídeos Youtube e no Instagram, com periodicidade mensal. Os recursos didático-pedagógicos consistiram em instrumentos facilitadores que enriqueceram o conhecimento de todos os envolvidos no projeto. A demanda pelas buscas de estudos prévios dos temas abordados para a elaboração das perguntas para as entrevistas, o incentivo à interação, organização e o trabalho em equipe foram alguns dos principais pontos desenvolvidos. A aprendizagem por meio das mídias sociais facilita e auxilia a busca por conteúdo de interesse profissional. Vantagens como controle de velocidade, pausa e volta ao conteúdo faz com que o aprendizado seja ainda mais eficaz. Entretanto, dificuldades em relação ao alcance da população alvo ainda se mostra um problema, uma vez que foi preciso abranger outras plataformas que não estavam previstas no projeto piloto. É preciso, ainda, estruturar e solidificar estratégias de divulgação para que o conteúdo alcance mais pessoas. Palavras-chave Mídias Sociais; Educação em Saúde; Odontologia Digital didactic-pedagogical resources in the dissemination of knowledge about oral health Abstract: The use of digital resources on the internet allows the knowledge complementation and deepening, working as an extension of the academic environment. This experience report intends to present the use of digital didactic-pedagogical resources to disseminate knowledge about oral health. Such activities were developed in the extension project “Sorriso - Canal Digital” of the Federal University of Juiz de Fora (Minas Gerais state, Brazil), campus Governador Valadares - UFJF/GV. The main activity of the project consisted of making and posting videos in the format of interviews with reference professionals from different areas of dentistry. Content posts are made on a channel on the Youtube video platform and Instagram monthly. The didactic-pedagogical resources consisted of facilitating instruments that enriched the knowledge of everyone involved in the project. The main points developed were the demand for the search for previous studies on the covered topics to prepare the questions for the interviews and the encouragement of interaction, organization, and teamwork. Learning through social media facilitates and helps the search for content of professional interest. Advantages like speed control, pause, and back to content make learning even more effective. However, difficulties in reaching the target population are still a problem since it was necessary to cover other platforms that were not foreseen in the pilot project. It is also necessary to structure and solidify dissemination strategies so that the content reaches more people. Keywords: Social Media; Health Education; DentistryUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2022-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1252010.36661/2358-0399.2022v13n2.12520Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 13 n. 2 (2022); 201-210Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 13 No 2 (2022); 201-210Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 13 Núm. 2 (2022); 201-2102358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12520/8518Copyright (c) 2022 Andreza Soares Silva, Amanda Vargas Trindade Roela, Giovanna Pauli Sant’Ana, Ranam Moreira Reis, Vítor Venâncio Moreira Rodrigues, Rodrigo Furtado de Carvalhohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Andreza SoaresRoela, Amanda Vargas TrindadeSant’Ana, Giovanna PauliReis, Ranam MoreiraRodrigues, Vítor Venâncio MoreiraCarvalho, Rodrigo Furtado de2022-12-04T19:17:09Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12520Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2024-05-21T19:56:11.711633Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Recursos didático-pedagógicos digitais na difusão de conhecimentos sobre saúde bucal |
title |
Recursos didático-pedagógicos digitais na difusão de conhecimentos sobre saúde bucal |
spellingShingle |
Recursos didático-pedagógicos digitais na difusão de conhecimentos sobre saúde bucal Silva, Andreza Soares |
title_short |
Recursos didático-pedagógicos digitais na difusão de conhecimentos sobre saúde bucal |
title_full |
Recursos didático-pedagógicos digitais na difusão de conhecimentos sobre saúde bucal |
title_fullStr |
Recursos didático-pedagógicos digitais na difusão de conhecimentos sobre saúde bucal |
title_full_unstemmed |
Recursos didático-pedagógicos digitais na difusão de conhecimentos sobre saúde bucal |
title_sort |
Recursos didático-pedagógicos digitais na difusão de conhecimentos sobre saúde bucal |
author |
Silva, Andreza Soares |
author_facet |
Silva, Andreza Soares Roela, Amanda Vargas Trindade Sant’Ana, Giovanna Pauli Reis, Ranam Moreira Rodrigues, Vítor Venâncio Moreira Carvalho, Rodrigo Furtado de |
author_role |
author |
author2 |
Roela, Amanda Vargas Trindade Sant’Ana, Giovanna Pauli Reis, Ranam Moreira Rodrigues, Vítor Venâncio Moreira Carvalho, Rodrigo Furtado de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Andreza Soares Roela, Amanda Vargas Trindade Sant’Ana, Giovanna Pauli Reis, Ranam Moreira Rodrigues, Vítor Venâncio Moreira Carvalho, Rodrigo Furtado de |
description |
O uso de recursos digitais via internet permite a complementação e o aprofundamento de conhecimentos, funcionando como extensão do ambiente acadêmico. Sendo assim, este relato de experiência pretende apresentar a utilização de recursos didático-pedagógicos digitais na difusão de conhecimentos sobre saúde bucal. Tais atividades foram desenvolvidas no projeto de extensão “Sorriso - Canal Digital” da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares - UFJF/GV. A principal atividade do projeto consistiu na confecção e postagem de vídeos no formato de entrevistas com profissionais referência em diferentes áreas da odontologia. As postagens do conteúdo foram realizadas em um canal na plataforma de vídeos Youtube e no Instagram, com periodicidade mensal. Os recursos didático-pedagógicos consistiram em instrumentos facilitadores que enriqueceram o conhecimento de todos os envolvidos no projeto. A demanda pelas buscas de estudos prévios dos temas abordados para a elaboração das perguntas para as entrevistas, o incentivo à interação, organização e o trabalho em equipe foram alguns dos principais pontos desenvolvidos. A aprendizagem por meio das mídias sociais facilita e auxilia a busca por conteúdo de interesse profissional. Vantagens como controle de velocidade, pausa e volta ao conteúdo faz com que o aprendizado seja ainda mais eficaz. Entretanto, dificuldades em relação ao alcance da população alvo ainda se mostra um problema, uma vez que foi preciso abranger outras plataformas que não estavam previstas no projeto piloto. É preciso, ainda, estruturar e solidificar estratégias de divulgação para que o conteúdo alcance mais pessoas. Palavras-chave Mídias Sociais; Educação em Saúde; Odontologia Digital didactic-pedagogical resources in the dissemination of knowledge about oral health Abstract: The use of digital resources on the internet allows the knowledge complementation and deepening, working as an extension of the academic environment. This experience report intends to present the use of digital didactic-pedagogical resources to disseminate knowledge about oral health. Such activities were developed in the extension project “Sorriso - Canal Digital” of the Federal University of Juiz de Fora (Minas Gerais state, Brazil), campus Governador Valadares - UFJF/GV. The main activity of the project consisted of making and posting videos in the format of interviews with reference professionals from different areas of dentistry. Content posts are made on a channel on the Youtube video platform and Instagram monthly. The didactic-pedagogical resources consisted of facilitating instruments that enriched the knowledge of everyone involved in the project. The main points developed were the demand for the search for previous studies on the covered topics to prepare the questions for the interviews and the encouragement of interaction, organization, and teamwork. Learning through social media facilitates and helps the search for content of professional interest. Advantages like speed control, pause, and back to content make learning even more effective. However, difficulties in reaching the target population are still a problem since it was necessary to cover other platforms that were not foreseen in the pilot project. It is also necessary to structure and solidify dissemination strategies so that the content reaches more people. Keywords: Social Media; Health Education; Dentistry |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por pares texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12520 10.36661/2358-0399.2022v13n2.12520 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12520 |
identifier_str_mv |
10.36661/2358-0399.2022v13n2.12520 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12520/8518 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 13 n. 2 (2022); 201-210 Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 13 No 2 (2022); 201-210 Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 13 Núm. 2 (2022); 201-210 2358-0399 1806-2695 reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||contato.rbeu@gmail.com |
_version_ |
1799874993004216320 |