Recursos didático-pedagógicos digitais na difusão de conhecimentos sobre saúde bucal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andreza Soares
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Roela, Amanda Vargas Trindade, Sant’Ana, Giovanna Pauli, Reis, Ranam Moreira, Rodrigues, Vítor Venâncio Moreira, Carvalho, Rodrigo Furtado de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12520
Resumo: O uso de recursos digitais via internet permite a complementação e o aprofundamento de conhecimentos, funcionando como extensão do ambiente acadêmico. Sendo assim, este relato de experiência pretende apresentar a utilização de recursos didático-pedagógicos digitais na difusão de conhecimentos sobre saúde bucal. Tais atividades foram desenvolvidas no projeto de extensão “Sorriso - Canal Digital” da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares - UFJF/GV. A principal atividade do projeto consistiu na confecção e postagem de vídeos no formato de entrevistas com profissionais referência em diferentes áreas da odontologia. As postagens do conteúdo foram realizadas em um canal na plataforma de vídeos Youtube e no Instagram, com periodicidade mensal. Os recursos didático-pedagógicos consistiram em instrumentos facilitadores que enriqueceram o conhecimento de todos os envolvidos no projeto. A demanda pelas buscas de estudos prévios dos temas abordados para a elaboração das perguntas para as entrevistas, o incentivo à interação, organização e o trabalho em equipe foram alguns dos principais pontos desenvolvidos. A aprendizagem por meio das mídias sociais facilita e auxilia a busca por conteúdo de interesse profissional. Vantagens como controle de velocidade, pausa e volta ao conteúdo faz com que o aprendizado seja ainda mais eficaz. Entretanto, dificuldades em relação ao alcance da população alvo ainda se mostra um problema, uma vez que foi preciso abranger outras plataformas que não estavam previstas no projeto piloto. É preciso, ainda, estruturar e solidificar estratégias de divulgação para que o conteúdo alcance mais pessoas. Palavras-chave Mídias Sociais; Educação em Saúde; Odontologia Digital didactic-pedagogical resources in the dissemination of knowledge about oral health Abstract: The use of digital resources on the internet allows the knowledge complementation and deepening, working as an extension of the academic environment. This experience report intends to present the use of digital didactic-pedagogical resources to disseminate knowledge about oral health. Such activities were developed in the extension project “Sorriso - Canal Digital” of the Federal University of Juiz de Fora (Minas Gerais state, Brazil), campus Governador Valadares - UFJF/GV. The main activity of the project consisted of making and posting videos in the format of interviews with reference professionals from different areas of dentistry. Content posts are made on a channel on the Youtube video platform and Instagram monthly. The didactic-pedagogical resources consisted of facilitating instruments that enriched the knowledge of everyone involved in the project. The main points developed were the demand for the search for previous studies on the covered topics to prepare the questions for the interviews and the encouragement of interaction, organization, and teamwork. Learning through social media facilitates and helps the search for content of professional interest. Advantages like speed control, pause, and back to content make learning even more effective. However, difficulties in reaching the target population are still a problem since it was necessary to cover other platforms that were not foreseen in the pilot project. It is also necessary to structure and solidify dissemination strategies so that the content reaches more people. Keywords: Social Media; Health Education; Dentistry
id UFFS-1_a5e5ee2d72a135ba217b658deadd054a
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12520
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling Recursos didático-pedagógicos digitais na difusão de conhecimentos sobre saúde bucalO uso de recursos digitais via internet permite a complementação e o aprofundamento de conhecimentos, funcionando como extensão do ambiente acadêmico. Sendo assim, este relato de experiência pretende apresentar a utilização de recursos didático-pedagógicos digitais na difusão de conhecimentos sobre saúde bucal. Tais atividades foram desenvolvidas no projeto de extensão “Sorriso - Canal Digital” da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares - UFJF/GV. A principal atividade do projeto consistiu na confecção e postagem de vídeos no formato de entrevistas com profissionais referência em diferentes áreas da odontologia. As postagens do conteúdo foram realizadas em um canal na plataforma de vídeos Youtube e no Instagram, com periodicidade mensal. Os recursos didático-pedagógicos consistiram em instrumentos facilitadores que enriqueceram o conhecimento de todos os envolvidos no projeto. A demanda pelas buscas de estudos prévios dos temas abordados para a elaboração das perguntas para as entrevistas, o incentivo à interação, organização e o trabalho em equipe foram alguns dos principais pontos desenvolvidos. A aprendizagem por meio das mídias sociais facilita e auxilia a busca por conteúdo de interesse profissional. Vantagens como controle de velocidade, pausa e volta ao conteúdo faz com que o aprendizado seja ainda mais eficaz. Entretanto, dificuldades em relação ao alcance da população alvo ainda se mostra um problema, uma vez que foi preciso abranger outras plataformas que não estavam previstas no projeto piloto. É preciso, ainda, estruturar e solidificar estratégias de divulgação para que o conteúdo alcance mais pessoas. Palavras-chave Mídias Sociais; Educação em Saúde; Odontologia Digital didactic-pedagogical resources in the dissemination of knowledge about oral health Abstract: The use of digital resources on the internet allows the knowledge complementation and deepening, working as an extension of the academic environment. This experience report intends to present the use of digital didactic-pedagogical resources to disseminate knowledge about oral health. Such activities were developed in the extension project “Sorriso - Canal Digital” of the Federal University of Juiz de Fora (Minas Gerais state, Brazil), campus Governador Valadares - UFJF/GV. The main activity of the project consisted of making and posting videos in the format of interviews with reference professionals from different areas of dentistry. Content posts are made on a channel on the Youtube video platform and Instagram monthly. The didactic-pedagogical resources consisted of facilitating instruments that enriched the knowledge of everyone involved in the project. The main points developed were the demand for the search for previous studies on the covered topics to prepare the questions for the interviews and the encouragement of interaction, organization, and teamwork. Learning through social media facilitates and helps the search for content of professional interest. Advantages like speed control, pause, and back to content make learning even more effective. However, difficulties in reaching the target population are still a problem since it was necessary to cover other platforms that were not foreseen in the pilot project. It is also necessary to structure and solidify dissemination strategies so that the content reaches more people. Keywords: Social Media; Health Education; DentistryUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2022-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1252010.36661/2358-0399.2022v13n2.12520Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 13 n. 2 (2022); 201-210Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 13 No 2 (2022); 201-210Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 13 Núm. 2 (2022); 201-2102358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12520/8518Copyright (c) 2022 Andreza Soares Silva, Amanda Vargas Trindade Roela, Giovanna Pauli Sant’Ana, Ranam Moreira Reis, Vítor Venâncio Moreira Rodrigues, Rodrigo Furtado de Carvalhohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Andreza SoaresRoela, Amanda Vargas TrindadeSant’Ana, Giovanna PauliReis, Ranam MoreiraRodrigues, Vítor Venâncio MoreiraCarvalho, Rodrigo Furtado de2022-12-04T19:17:09Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12520Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2024-05-21T19:56:11.711633Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)true
dc.title.none.fl_str_mv Recursos didático-pedagógicos digitais na difusão de conhecimentos sobre saúde bucal
title Recursos didático-pedagógicos digitais na difusão de conhecimentos sobre saúde bucal
spellingShingle Recursos didático-pedagógicos digitais na difusão de conhecimentos sobre saúde bucal
Silva, Andreza Soares
title_short Recursos didático-pedagógicos digitais na difusão de conhecimentos sobre saúde bucal
title_full Recursos didático-pedagógicos digitais na difusão de conhecimentos sobre saúde bucal
title_fullStr Recursos didático-pedagógicos digitais na difusão de conhecimentos sobre saúde bucal
title_full_unstemmed Recursos didático-pedagógicos digitais na difusão de conhecimentos sobre saúde bucal
title_sort Recursos didático-pedagógicos digitais na difusão de conhecimentos sobre saúde bucal
author Silva, Andreza Soares
author_facet Silva, Andreza Soares
Roela, Amanda Vargas Trindade
Sant’Ana, Giovanna Pauli
Reis, Ranam Moreira
Rodrigues, Vítor Venâncio Moreira
Carvalho, Rodrigo Furtado de
author_role author
author2 Roela, Amanda Vargas Trindade
Sant’Ana, Giovanna Pauli
Reis, Ranam Moreira
Rodrigues, Vítor Venâncio Moreira
Carvalho, Rodrigo Furtado de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Andreza Soares
Roela, Amanda Vargas Trindade
Sant’Ana, Giovanna Pauli
Reis, Ranam Moreira
Rodrigues, Vítor Venâncio Moreira
Carvalho, Rodrigo Furtado de
description O uso de recursos digitais via internet permite a complementação e o aprofundamento de conhecimentos, funcionando como extensão do ambiente acadêmico. Sendo assim, este relato de experiência pretende apresentar a utilização de recursos didático-pedagógicos digitais na difusão de conhecimentos sobre saúde bucal. Tais atividades foram desenvolvidas no projeto de extensão “Sorriso - Canal Digital” da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares - UFJF/GV. A principal atividade do projeto consistiu na confecção e postagem de vídeos no formato de entrevistas com profissionais referência em diferentes áreas da odontologia. As postagens do conteúdo foram realizadas em um canal na plataforma de vídeos Youtube e no Instagram, com periodicidade mensal. Os recursos didático-pedagógicos consistiram em instrumentos facilitadores que enriqueceram o conhecimento de todos os envolvidos no projeto. A demanda pelas buscas de estudos prévios dos temas abordados para a elaboração das perguntas para as entrevistas, o incentivo à interação, organização e o trabalho em equipe foram alguns dos principais pontos desenvolvidos. A aprendizagem por meio das mídias sociais facilita e auxilia a busca por conteúdo de interesse profissional. Vantagens como controle de velocidade, pausa e volta ao conteúdo faz com que o aprendizado seja ainda mais eficaz. Entretanto, dificuldades em relação ao alcance da população alvo ainda se mostra um problema, uma vez que foi preciso abranger outras plataformas que não estavam previstas no projeto piloto. É preciso, ainda, estruturar e solidificar estratégias de divulgação para que o conteúdo alcance mais pessoas. Palavras-chave Mídias Sociais; Educação em Saúde; Odontologia Digital didactic-pedagogical resources in the dissemination of knowledge about oral health Abstract: The use of digital resources on the internet allows the knowledge complementation and deepening, working as an extension of the academic environment. This experience report intends to present the use of digital didactic-pedagogical resources to disseminate knowledge about oral health. Such activities were developed in the extension project “Sorriso - Canal Digital” of the Federal University of Juiz de Fora (Minas Gerais state, Brazil), campus Governador Valadares - UFJF/GV. The main activity of the project consisted of making and posting videos in the format of interviews with reference professionals from different areas of dentistry. Content posts are made on a channel on the Youtube video platform and Instagram monthly. The didactic-pedagogical resources consisted of facilitating instruments that enriched the knowledge of everyone involved in the project. The main points developed were the demand for the search for previous studies on the covered topics to prepare the questions for the interviews and the encouragement of interaction, organization, and teamwork. Learning through social media facilitates and helps the search for content of professional interest. Advantages like speed control, pause, and back to content make learning even more effective. However, difficulties in reaching the target population are still a problem since it was necessary to cover other platforms that were not foreseen in the pilot project. It is also necessary to structure and solidify dissemination strategies so that the content reaches more people. Keywords: Social Media; Health Education; Dentistry
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12520
10.36661/2358-0399.2022v13n2.12520
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12520
identifier_str_mv 10.36661/2358-0399.2022v13n2.12520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12520/8518
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 13 n. 2 (2022); 201-210
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 13 No 2 (2022); 201-210
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 13 Núm. 2 (2022); 201-210
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1799874993004216320