Extensão universitária e o processo de curricularização: Percepções dos discentes no contexto da formação em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Débora de Cerqueira
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Austrilino, Lenilda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13688
Resumo: Considerando a importância da extensão na academia, o Plano Nacional de Educação estabelece que as atividades extensionistas devem compor, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para graduação, o que requer inúmeros reordenamentos pedagógicos e institucionais. O objetivo desta pesquisa foi analisar as percepções de discentes da área da Saúde de uma Instituição de Ensino Superior Pública Estadual de Alagoas sobre o processo de curricularização da Extensão Universitária. Estudo exploratório, de abordagem qualitativa, teve como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada com onze discentes que tinham, no mínimo, dois anos de experiência em projetos de Extensão da Universidade. Os dados foram analisados com a técnica de análise de conteúdo de Bardin, na modalidade temática. As categorias delineadas foram: curricularização da extensão na visão do discente; habilidades e competências desenvolvidas na extensão universitária; entraves e desafios da curricularização da extensão. Com base nessas categorias, inferimos que as discussões sobre o tema ainda são incipientes na realidade local, necessitando de maior esclarecimento de todos os atores que compõe a Universidade. Entretanto, isto também destaca a importância de a comunidade acadêmica construir, coletivamente, mecanismos que ampliem a valorização, o reconhecimento da extensão como dimensão formativa e a possibilidade de transformação pedagógica. Palavras-chave: Ensino Superior; Aprendizagem experiencial; Currículo University extension and the curricularization process: Perceptions of students in the context of health education   Abstract: Considering the importance of extension in academia, the National Education Plan establishes that extension activities must comprise at least 10% of the total curriculum credits required for graduation, necessitating numerous pedagogical and institutional reorganizations. The purpose of this research was to analyze the perceptions of students in the health area of a State Public Higher Education Institution in Alagoas about the curricularization process of the University Extension. An exploratory study with a qualitative approach was used as a data collection instrument for the semi-structured interview with eleven students with at least two years of experience in extension projects at the University. Data were analyzed using Bardin's Content Analysis technique, in thematic mode. The thematic categories outlined were: extension curricularization from the student's point of view; skills and competences developed in university extension; obstacles and challenges of extension curricularization. Based on these categories, we infer that discussions on this topic are still incipient in the local reality, requiring further clarification from all the actors that make up the University. However, this also highlights the importance of the academic community collectively building mechanisms that increase the appreciation, recognition of extension as a formative dimension, and the possibility of pedagogical transformation. Keywords: University Education; Experiential learning; Curriculum
id UFFS-1_d0b536d34c600061d4b083dcf4c245ad
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/13688
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling Extensão universitária e o processo de curricularização: Percepções dos discentes no contexto da formação em saúdeUniversity EducationExperiential learningCurriculumEnsino SuperiorAprendizagem experiencialCurrículoConsiderando a importância da extensão na academia, o Plano Nacional de Educação estabelece que as atividades extensionistas devem compor, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para graduação, o que requer inúmeros reordenamentos pedagógicos e institucionais. O objetivo desta pesquisa foi analisar as percepções de discentes da área da Saúde de uma Instituição de Ensino Superior Pública Estadual de Alagoas sobre o processo de curricularização da Extensão Universitária. Estudo exploratório, de abordagem qualitativa, teve como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada com onze discentes que tinham, no mínimo, dois anos de experiência em projetos de Extensão da Universidade. Os dados foram analisados com a técnica de análise de conteúdo de Bardin, na modalidade temática. As categorias delineadas foram: curricularização da extensão na visão do discente; habilidades e competências desenvolvidas na extensão universitária; entraves e desafios da curricularização da extensão. Com base nessas categorias, inferimos que as discussões sobre o tema ainda são incipientes na realidade local, necessitando de maior esclarecimento de todos os atores que compõe a Universidade. Entretanto, isto também destaca a importância de a comunidade acadêmica construir, coletivamente, mecanismos que ampliem a valorização, o reconhecimento da extensão como dimensão formativa e a possibilidade de transformação pedagógica. Palavras-chave: Ensino Superior; Aprendizagem experiencial; Currículo University extension and the curricularization process: Perceptions of students in the context of health education   Abstract: Considering the importance of extension in academia, the National Education Plan establishes that extension activities must comprise at least 10% of the total curriculum credits required for graduation, necessitating numerous pedagogical and institutional reorganizations. The purpose of this research was to analyze the perceptions of students in the health area of a State Public Higher Education Institution in Alagoas about the curricularization process of the University Extension. An exploratory study with a qualitative approach was used as a data collection instrument for the semi-structured interview with eleven students with at least two years of experience in extension projects at the University. Data were analyzed using Bardin's Content Analysis technique, in thematic mode. The thematic categories outlined were: extension curricularization from the student's point of view; skills and competences developed in university extension; obstacles and challenges of extension curricularization. Based on these categories, we infer that discussions on this topic are still incipient in the local reality, requiring further clarification from all the actors that make up the University. However, this also highlights the importance of the academic community collectively building mechanisms that increase the appreciation, recognition of extension as a formative dimension, and the possibility of pedagogical transformation. Keywords: University Education; Experiential learning; CurriculumUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2024-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por parestextoRevisado por paresPeer reviewedinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1368810.29327/2303474.15.2-7Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 15 n. 2 (2024); 191-202Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 15 Núm. 2 (2024); 191-202Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol. 15 No. 2 (2024); 191-2022358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13688/9355Copyright (c) 2024 Débora de Cerqueira Santana, Lenilda Austrilinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana, Débora de CerqueiraAustrilino, Lenilda2024-10-11T14:53:08Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13688Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2024-10-11T14:53:08Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Extensão universitária e o processo de curricularização: Percepções dos discentes no contexto da formação em saúde
title Extensão universitária e o processo de curricularização: Percepções dos discentes no contexto da formação em saúde
spellingShingle Extensão universitária e o processo de curricularização: Percepções dos discentes no contexto da formação em saúde
Santana, Débora de Cerqueira
University Education
Experiential learning
Curriculum
Ensino Superior
Aprendizagem experiencial
Currículo
title_short Extensão universitária e o processo de curricularização: Percepções dos discentes no contexto da formação em saúde
title_full Extensão universitária e o processo de curricularização: Percepções dos discentes no contexto da formação em saúde
title_fullStr Extensão universitária e o processo de curricularização: Percepções dos discentes no contexto da formação em saúde
title_full_unstemmed Extensão universitária e o processo de curricularização: Percepções dos discentes no contexto da formação em saúde
title_sort Extensão universitária e o processo de curricularização: Percepções dos discentes no contexto da formação em saúde
author Santana, Débora de Cerqueira
author_facet Santana, Débora de Cerqueira
Austrilino, Lenilda
author_role author
author2 Austrilino, Lenilda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Débora de Cerqueira
Austrilino, Lenilda
dc.subject.por.fl_str_mv University Education
Experiential learning
Curriculum
Ensino Superior
Aprendizagem experiencial
Currículo
topic University Education
Experiential learning
Curriculum
Ensino Superior
Aprendizagem experiencial
Currículo
description Considerando a importância da extensão na academia, o Plano Nacional de Educação estabelece que as atividades extensionistas devem compor, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para graduação, o que requer inúmeros reordenamentos pedagógicos e institucionais. O objetivo desta pesquisa foi analisar as percepções de discentes da área da Saúde de uma Instituição de Ensino Superior Pública Estadual de Alagoas sobre o processo de curricularização da Extensão Universitária. Estudo exploratório, de abordagem qualitativa, teve como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada com onze discentes que tinham, no mínimo, dois anos de experiência em projetos de Extensão da Universidade. Os dados foram analisados com a técnica de análise de conteúdo de Bardin, na modalidade temática. As categorias delineadas foram: curricularização da extensão na visão do discente; habilidades e competências desenvolvidas na extensão universitária; entraves e desafios da curricularização da extensão. Com base nessas categorias, inferimos que as discussões sobre o tema ainda são incipientes na realidade local, necessitando de maior esclarecimento de todos os atores que compõe a Universidade. Entretanto, isto também destaca a importância de a comunidade acadêmica construir, coletivamente, mecanismos que ampliem a valorização, o reconhecimento da extensão como dimensão formativa e a possibilidade de transformação pedagógica. Palavras-chave: Ensino Superior; Aprendizagem experiencial; Currículo University extension and the curricularization process: Perceptions of students in the context of health education   Abstract: Considering the importance of extension in academia, the National Education Plan establishes that extension activities must comprise at least 10% of the total curriculum credits required for graduation, necessitating numerous pedagogical and institutional reorganizations. The purpose of this research was to analyze the perceptions of students in the health area of a State Public Higher Education Institution in Alagoas about the curricularization process of the University Extension. An exploratory study with a qualitative approach was used as a data collection instrument for the semi-structured interview with eleven students with at least two years of experience in extension projects at the University. Data were analyzed using Bardin's Content Analysis technique, in thematic mode. The thematic categories outlined were: extension curricularization from the student's point of view; skills and competences developed in university extension; obstacles and challenges of extension curricularization. Based on these categories, we infer that discussions on this topic are still incipient in the local reality, requiring further clarification from all the actors that make up the University. However, this also highlights the importance of the academic community collectively building mechanisms that increase the appreciation, recognition of extension as a formative dimension, and the possibility of pedagogical transformation. Keywords: University Education; Experiential learning; Curriculum
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
texto
Revisado por pares
Peer reviewed
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13688
10.29327/2303474.15.2-7
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13688
identifier_str_mv 10.29327/2303474.15.2-7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13688/9355
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Débora de Cerqueira Santana, Lenilda Austrilino
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Débora de Cerqueira Santana, Lenilda Austrilino
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 15 n. 2 (2024); 191-202
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 15 Núm. 2 (2024); 191-202
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol. 15 No. 2 (2024); 191-202
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1825947880039383040