A relação da afetividade professor/aluno no processo de ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11284 |
Resumo: | A relação interpessoal e a afetividade são fatores fundamentais para o crescimento e desenvolvimento de um ser humano. Com o objetivo de verificar a compreensão de professores e alunos sobre a afetividade e a relação desta com o processo de ensino-aprendizagem, efetuou-se um estudo de natureza qualitativa, recorreu as considerações de professores e alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Uruguaiana/RS sobre a temática. Com relação aos instrumentos utilizados, para os professores foi aplicado um questionário adaptado com questões sobre o perfil destes, bem como perguntas ligadas à afetividade no processo de ensino-aprendizagem. Quanto aos alunos do 9º ano, foi aplicado um questionário com dados sobre o tempo em que estuda na escola e uma questão sobre “Qual a disciplina que mais gosta e por quê?”, ainda, foi realizado um grupo focal com as duas turmas do 9°ano do ensino fundamental participantes do estudo. Como resultados pode-se observar que na relação professor/aluno, a afetividade é de suma importância em sala de aula onde o professor torna-se mediador entre essa interação de razão e emoção. Percebeu-se que uma relação de maior afetividade e diálogo entre professor/aluno acaba por tornar a aprendizagem mais significativa. |
id |
UFFS-2_0498ce4746e827e0c8eb4736c3e0af3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11284 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
A relação da afetividade professor/aluno no processo de ensino-aprendizagemA relação interpessoal e a afetividade são fatores fundamentais para o crescimento e desenvolvimento de um ser humano. Com o objetivo de verificar a compreensão de professores e alunos sobre a afetividade e a relação desta com o processo de ensino-aprendizagem, efetuou-se um estudo de natureza qualitativa, recorreu as considerações de professores e alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Uruguaiana/RS sobre a temática. Com relação aos instrumentos utilizados, para os professores foi aplicado um questionário adaptado com questões sobre o perfil destes, bem como perguntas ligadas à afetividade no processo de ensino-aprendizagem. Quanto aos alunos do 9º ano, foi aplicado um questionário com dados sobre o tempo em que estuda na escola e uma questão sobre “Qual a disciplina que mais gosta e por quê?”, ainda, foi realizado um grupo focal com as duas turmas do 9°ano do ensino fundamental participantes do estudo. Como resultados pode-se observar que na relação professor/aluno, a afetividade é de suma importância em sala de aula onde o professor torna-se mediador entre essa interação de razão e emoção. Percebeu-se que uma relação de maior afetividade e diálogo entre professor/aluno acaba por tornar a aprendizagem mais significativa.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1128410.36661/2595-4520.2020v3i5.11284Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 60-762595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11284/7623Copyright (c) 2020 Laura Helena Osorio Veloso, Veloso L., Renata Godinho Soares, Soares RG, Jaqueline Copettihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOsorio Veloso, Laura HelenaSoares, Renata GodinhoCopetti, Jaqueline2021-07-13T05:22:24Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11284Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:22:24Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação da afetividade professor/aluno no processo de ensino-aprendizagem |
title |
A relação da afetividade professor/aluno no processo de ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
A relação da afetividade professor/aluno no processo de ensino-aprendizagem Osorio Veloso, Laura Helena |
title_short |
A relação da afetividade professor/aluno no processo de ensino-aprendizagem |
title_full |
A relação da afetividade professor/aluno no processo de ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
A relação da afetividade professor/aluno no processo de ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A relação da afetividade professor/aluno no processo de ensino-aprendizagem |
title_sort |
A relação da afetividade professor/aluno no processo de ensino-aprendizagem |
author |
Osorio Veloso, Laura Helena |
author_facet |
Osorio Veloso, Laura Helena Soares, Renata Godinho Copetti, Jaqueline |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Renata Godinho Copetti, Jaqueline |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Osorio Veloso, Laura Helena Soares, Renata Godinho Copetti, Jaqueline |
description |
A relação interpessoal e a afetividade são fatores fundamentais para o crescimento e desenvolvimento de um ser humano. Com o objetivo de verificar a compreensão de professores e alunos sobre a afetividade e a relação desta com o processo de ensino-aprendizagem, efetuou-se um estudo de natureza qualitativa, recorreu as considerações de professores e alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Uruguaiana/RS sobre a temática. Com relação aos instrumentos utilizados, para os professores foi aplicado um questionário adaptado com questões sobre o perfil destes, bem como perguntas ligadas à afetividade no processo de ensino-aprendizagem. Quanto aos alunos do 9º ano, foi aplicado um questionário com dados sobre o tempo em que estuda na escola e uma questão sobre “Qual a disciplina que mais gosta e por quê?”, ainda, foi realizado um grupo focal com as duas turmas do 9°ano do ensino fundamental participantes do estudo. Como resultados pode-se observar que na relação professor/aluno, a afetividade é de suma importância em sala de aula onde o professor torna-se mediador entre essa interação de razão e emoção. Percebeu-se que uma relação de maior afetividade e diálogo entre professor/aluno acaba por tornar a aprendizagem mais significativa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11284 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11284 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11284 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i5.11284 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11284/7623 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 60-76 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612406177792 |