Educação profissional e tecnológica: contribuições da pesquisa para a compreensão da constituição docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11401 |
Resumo: | Este estudo teve por finalidade realizar um levantamento do tipo “estado da arte” de artigos publicados no site de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Profissionais de Ensino Superior (CAPES) entre 2017 a 2019. O objetivo é analisar o processo de constituição do professor, suas adversidades e desafios para atuar na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), bem como investigar acerca do que vem sendo publicado em relação a temática currículo e formação de professores no contexto da educação profissional. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, cuja análise teve como base os argumentos de Moraes e Galiazzi (2007) sobre análise textual discursiva (ATD). Para a realização foram utilizados os descritores: “currículo” and “formação de professores” and “educação profissional”; “currículo” and “constituição do professor” and “educação profissional”; “currículo” and “docente da educação profissional”. Ao total, foram encontrados 657 artigos, no entanto, somente seis se aproximaram dos objetivos deste estudo e dos critérios estabelecidos. Os resultados da pesquisa mostram que a EPT tem se configurado como importante campo de pesquisa, e que existe um crescimento de produções acerca do assunto, no entanto, com poucos escritos no que se refere à constituição do professor da EPT. |
id |
UFFS-2_09e35f8efda03e62a2e3d2d0507340bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11401 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação profissional e tecnológica: contribuições da pesquisa para a compreensão da constituição docenteEste estudo teve por finalidade realizar um levantamento do tipo “estado da arte” de artigos publicados no site de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Profissionais de Ensino Superior (CAPES) entre 2017 a 2019. O objetivo é analisar o processo de constituição do professor, suas adversidades e desafios para atuar na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), bem como investigar acerca do que vem sendo publicado em relação a temática currículo e formação de professores no contexto da educação profissional. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, cuja análise teve como base os argumentos de Moraes e Galiazzi (2007) sobre análise textual discursiva (ATD). Para a realização foram utilizados os descritores: “currículo” and “formação de professores” and “educação profissional”; “currículo” and “constituição do professor” and “educação profissional”; “currículo” and “docente da educação profissional”. Ao total, foram encontrados 657 artigos, no entanto, somente seis se aproximaram dos objetivos deste estudo e dos critérios estabelecidos. Os resultados da pesquisa mostram que a EPT tem se configurado como importante campo de pesquisa, e que existe um crescimento de produções acerca do assunto, no entanto, com poucos escritos no que se refere à constituição do professor da EPT.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1140110.36661/2595-4520.2020v3i5.11401Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 170-1882595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11401/7617Copyright (c) 2020 Vidica Bianchi Bianchi, Adriano Ferreira da Silva Neto, wellington Nascimento Silva, Eva Teresinha de Oliveira Boffhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBianchi, Vidica BianchiFerreira da Silva Neto, AdrianoNascimento Silva, wellingtonde Oliveira Boff, Eva Teresinha2021-07-13T05:22:12Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11401Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:22:12Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação profissional e tecnológica: contribuições da pesquisa para a compreensão da constituição docente |
title |
Educação profissional e tecnológica: contribuições da pesquisa para a compreensão da constituição docente |
spellingShingle |
Educação profissional e tecnológica: contribuições da pesquisa para a compreensão da constituição docente Bianchi, Vidica Bianchi |
title_short |
Educação profissional e tecnológica: contribuições da pesquisa para a compreensão da constituição docente |
title_full |
Educação profissional e tecnológica: contribuições da pesquisa para a compreensão da constituição docente |
title_fullStr |
Educação profissional e tecnológica: contribuições da pesquisa para a compreensão da constituição docente |
title_full_unstemmed |
Educação profissional e tecnológica: contribuições da pesquisa para a compreensão da constituição docente |
title_sort |
Educação profissional e tecnológica: contribuições da pesquisa para a compreensão da constituição docente |
author |
Bianchi, Vidica Bianchi |
author_facet |
Bianchi, Vidica Bianchi Ferreira da Silva Neto, Adriano Nascimento Silva, wellington de Oliveira Boff, Eva Teresinha |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira da Silva Neto, Adriano Nascimento Silva, wellington de Oliveira Boff, Eva Teresinha |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bianchi, Vidica Bianchi Ferreira da Silva Neto, Adriano Nascimento Silva, wellington de Oliveira Boff, Eva Teresinha |
description |
Este estudo teve por finalidade realizar um levantamento do tipo “estado da arte” de artigos publicados no site de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Profissionais de Ensino Superior (CAPES) entre 2017 a 2019. O objetivo é analisar o processo de constituição do professor, suas adversidades e desafios para atuar na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), bem como investigar acerca do que vem sendo publicado em relação a temática currículo e formação de professores no contexto da educação profissional. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, cuja análise teve como base os argumentos de Moraes e Galiazzi (2007) sobre análise textual discursiva (ATD). Para a realização foram utilizados os descritores: “currículo” and “formação de professores” and “educação profissional”; “currículo” and “constituição do professor” and “educação profissional”; “currículo” and “docente da educação profissional”. Ao total, foram encontrados 657 artigos, no entanto, somente seis se aproximaram dos objetivos deste estudo e dos critérios estabelecidos. Os resultados da pesquisa mostram que a EPT tem se configurado como importante campo de pesquisa, e que existe um crescimento de produções acerca do assunto, no entanto, com poucos escritos no que se refere à constituição do professor da EPT. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11401 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11401 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11401 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i5.11401 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11401/7617 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 170-188 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612444975104 |