Educação profissional e tecnológica: contribuições da pesquisa para a compreensão da constituição docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bianchi, Vidica Bianchi
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferreira da Silva Neto, Adriano, Nascimento Silva, wellington, de Oliveira Boff, Eva Teresinha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11401
Resumo: Este estudo teve por finalidade realizar um levantamento do tipo “estado da arte” de artigos publicados no site de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Profissionais de Ensino Superior (CAPES) entre 2017 a 2019. O objetivo é analisar o processo de constituição do professor, suas adversidades e desafios para atuar na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), bem como investigar acerca do que vem sendo publicado em relação a temática currículo e formação de professores no contexto da educação profissional. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, cuja análise teve como base os argumentos de Moraes e Galiazzi (2007) sobre análise textual discursiva (ATD). Para a realização foram utilizados os descritores: “currículo” and “formação de professores” and “educação profissional”; “currículo” and “constituição do professor” and “educação profissional”; “currículo” and “docente da educação profissional”. Ao total, foram encontrados 657 artigos, no entanto, somente seis se aproximaram dos objetivos deste estudo e dos critérios estabelecidos. Os resultados da pesquisa mostram que a EPT tem se configurado como importante campo de pesquisa, e que existe um crescimento de produções acerca do assunto, no entanto, com poucos escritos no que se refere à constituição do professor da EPT.
id UFFS-2_09e35f8efda03e62a2e3d2d0507340bf
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11401
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Educação profissional e tecnológica: contribuições da pesquisa para a compreensão da constituição docenteEste estudo teve por finalidade realizar um levantamento do tipo “estado da arte” de artigos publicados no site de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Profissionais de Ensino Superior (CAPES) entre 2017 a 2019. O objetivo é analisar o processo de constituição do professor, suas adversidades e desafios para atuar na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), bem como investigar acerca do que vem sendo publicado em relação a temática currículo e formação de professores no contexto da educação profissional. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, cuja análise teve como base os argumentos de Moraes e Galiazzi (2007) sobre análise textual discursiva (ATD). Para a realização foram utilizados os descritores: “currículo” and “formação de professores” and “educação profissional”; “currículo” and “constituição do professor” and “educação profissional”; “currículo” and “docente da educação profissional”. Ao total, foram encontrados 657 artigos, no entanto, somente seis se aproximaram dos objetivos deste estudo e dos critérios estabelecidos. Os resultados da pesquisa mostram que a EPT tem se configurado como importante campo de pesquisa, e que existe um crescimento de produções acerca do assunto, no entanto, com poucos escritos no que se refere à constituição do professor da EPT.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1140110.36661/2595-4520.2020v3i5.11401Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 170-1882595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11401/7617Copyright (c) 2020 Vidica Bianchi Bianchi, Adriano Ferreira da Silva Neto, wellington Nascimento Silva, Eva Teresinha de Oliveira Boffhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBianchi, Vidica BianchiFerreira da Silva Neto, AdrianoNascimento Silva, wellingtonde Oliveira Boff, Eva Teresinha2021-07-13T05:22:12Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11401Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:22:12Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação profissional e tecnológica: contribuições da pesquisa para a compreensão da constituição docente
title Educação profissional e tecnológica: contribuições da pesquisa para a compreensão da constituição docente
spellingShingle Educação profissional e tecnológica: contribuições da pesquisa para a compreensão da constituição docente
Bianchi, Vidica Bianchi
title_short Educação profissional e tecnológica: contribuições da pesquisa para a compreensão da constituição docente
title_full Educação profissional e tecnológica: contribuições da pesquisa para a compreensão da constituição docente
title_fullStr Educação profissional e tecnológica: contribuições da pesquisa para a compreensão da constituição docente
title_full_unstemmed Educação profissional e tecnológica: contribuições da pesquisa para a compreensão da constituição docente
title_sort Educação profissional e tecnológica: contribuições da pesquisa para a compreensão da constituição docente
author Bianchi, Vidica Bianchi
author_facet Bianchi, Vidica Bianchi
Ferreira da Silva Neto, Adriano
Nascimento Silva, wellington
de Oliveira Boff, Eva Teresinha
author_role author
author2 Ferreira da Silva Neto, Adriano
Nascimento Silva, wellington
de Oliveira Boff, Eva Teresinha
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bianchi, Vidica Bianchi
Ferreira da Silva Neto, Adriano
Nascimento Silva, wellington
de Oliveira Boff, Eva Teresinha
description Este estudo teve por finalidade realizar um levantamento do tipo “estado da arte” de artigos publicados no site de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Profissionais de Ensino Superior (CAPES) entre 2017 a 2019. O objetivo é analisar o processo de constituição do professor, suas adversidades e desafios para atuar na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), bem como investigar acerca do que vem sendo publicado em relação a temática currículo e formação de professores no contexto da educação profissional. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, cuja análise teve como base os argumentos de Moraes e Galiazzi (2007) sobre análise textual discursiva (ATD). Para a realização foram utilizados os descritores: “currículo” and “formação de professores” and “educação profissional”; “currículo” and “constituição do professor” and “educação profissional”; “currículo” and “docente da educação profissional”. Ao total, foram encontrados 657 artigos, no entanto, somente seis se aproximaram dos objetivos deste estudo e dos critérios estabelecidos. Os resultados da pesquisa mostram que a EPT tem se configurado como importante campo de pesquisa, e que existe um crescimento de produções acerca do assunto, no entanto, com poucos escritos no que se refere à constituição do professor da EPT.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11401
10.36661/2595-4520.2020v3i5.11401
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11401
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11401/7617
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 170-188
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612444975104