Genética: sabe, passa ou repassa? Jogo Didático sobre a herança da cor da pele

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Januza Fontes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Brobowski, Vera Lúcia, Carlan, Francele Abreu, Lemke, Camila Salgado, Lopes, Lucas Schneider
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11517
Resumo: O presente trabalho trata-se de um relato de elaboração e posterior aplicação de um jogo didático, um projeto proposto pela professora regente da disciplina Genética Geral e desenvolvido por três alunas do quinto semestre do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o qual foi aplicado em sala de aula aos colegas durante as aulas da professora da disciplina. O jogo didático “Genética: sabe, passa ou repassa?” teve como objetivo principal desenvolver e relembrar os conhecimentos estudados em aula sobre herança quantitativa, especificamente, sobre os genótipos e os fenótipos relacionados à cor da pele humana. Para a construção do jogo foram utilizados apenas materiais simples, de baixo custo e que são fácil obtenção. Após a aplicação da atividade, foi aplicado um questionário para avaliar a compreensão sobre o jogo. Os resultados obtidos estão em acordo com aqueles encontrados na literatura sobre o uso de jogos didáticos nas escolas, ou seja, que jogos são uma alternativa lúdica de ensino muito válida  e podem despertar um maior interesse em aprender por parte do aluno.
id UFFS-2_0b94435891a191dbc77ef9357c5dac2d
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11517
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Genética: sabe, passa ou repassa? Jogo Didático sobre a herança da cor da peleO presente trabalho trata-se de um relato de elaboração e posterior aplicação de um jogo didático, um projeto proposto pela professora regente da disciplina Genética Geral e desenvolvido por três alunas do quinto semestre do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o qual foi aplicado em sala de aula aos colegas durante as aulas da professora da disciplina. O jogo didático “Genética: sabe, passa ou repassa?” teve como objetivo principal desenvolver e relembrar os conhecimentos estudados em aula sobre herança quantitativa, especificamente, sobre os genótipos e os fenótipos relacionados à cor da pele humana. Para a construção do jogo foram utilizados apenas materiais simples, de baixo custo e que são fácil obtenção. Após a aplicação da atividade, foi aplicado um questionário para avaliar a compreensão sobre o jogo. Os resultados obtidos estão em acordo com aqueles encontrados na literatura sobre o uso de jogos didáticos nas escolas, ou seja, que jogos são uma alternativa lúdica de ensino muito válida  e podem despertar um maior interesse em aprender por parte do aluno.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1151710.36661/2595-4520.2020v3i5.11517Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 413-4232595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11517/7601Copyright (c) 2020 Januza Fontes Vasconcelos, Vera Lúcia Brobowski, Francele Abreu Carlan, Camila Salgado Lemke, Lucas Schneider Lopeshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Januza FontesBrobowski, Vera LúciaCarlan, Francele AbreuLemke, Camila SalgadoLopes, Lucas Schneider2021-07-13T05:22:00Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11517Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:22Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Genética: sabe, passa ou repassa? Jogo Didático sobre a herança da cor da pele
title Genética: sabe, passa ou repassa? Jogo Didático sobre a herança da cor da pele
spellingShingle Genética: sabe, passa ou repassa? Jogo Didático sobre a herança da cor da pele
Vasconcelos, Januza Fontes
title_short Genética: sabe, passa ou repassa? Jogo Didático sobre a herança da cor da pele
title_full Genética: sabe, passa ou repassa? Jogo Didático sobre a herança da cor da pele
title_fullStr Genética: sabe, passa ou repassa? Jogo Didático sobre a herança da cor da pele
title_full_unstemmed Genética: sabe, passa ou repassa? Jogo Didático sobre a herança da cor da pele
title_sort Genética: sabe, passa ou repassa? Jogo Didático sobre a herança da cor da pele
author Vasconcelos, Januza Fontes
author_facet Vasconcelos, Januza Fontes
Brobowski, Vera Lúcia
Carlan, Francele Abreu
Lemke, Camila Salgado
Lopes, Lucas Schneider
author_role author
author2 Brobowski, Vera Lúcia
Carlan, Francele Abreu
Lemke, Camila Salgado
Lopes, Lucas Schneider
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Januza Fontes
Brobowski, Vera Lúcia
Carlan, Francele Abreu
Lemke, Camila Salgado
Lopes, Lucas Schneider
description O presente trabalho trata-se de um relato de elaboração e posterior aplicação de um jogo didático, um projeto proposto pela professora regente da disciplina Genética Geral e desenvolvido por três alunas do quinto semestre do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o qual foi aplicado em sala de aula aos colegas durante as aulas da professora da disciplina. O jogo didático “Genética: sabe, passa ou repassa?” teve como objetivo principal desenvolver e relembrar os conhecimentos estudados em aula sobre herança quantitativa, especificamente, sobre os genótipos e os fenótipos relacionados à cor da pele humana. Para a construção do jogo foram utilizados apenas materiais simples, de baixo custo e que são fácil obtenção. Após a aplicação da atividade, foi aplicado um questionário para avaliar a compreensão sobre o jogo. Os resultados obtidos estão em acordo com aqueles encontrados na literatura sobre o uso de jogos didáticos nas escolas, ou seja, que jogos são uma alternativa lúdica de ensino muito válida  e podem despertar um maior interesse em aprender por parte do aluno.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11517
10.36661/2595-4520.2020v3i5.11517
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11517
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11517/7601
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 413-423
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612763742208