Genética: sabe, passa ou repassa? Jogo Didático sobre a herança da cor da pele
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11517 |
Resumo: | O presente trabalho trata-se de um relato de elaboração e posterior aplicação de um jogo didático, um projeto proposto pela professora regente da disciplina Genética Geral e desenvolvido por três alunas do quinto semestre do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o qual foi aplicado em sala de aula aos colegas durante as aulas da professora da disciplina. O jogo didático “Genética: sabe, passa ou repassa?” teve como objetivo principal desenvolver e relembrar os conhecimentos estudados em aula sobre herança quantitativa, especificamente, sobre os genótipos e os fenótipos relacionados à cor da pele humana. Para a construção do jogo foram utilizados apenas materiais simples, de baixo custo e que são fácil obtenção. Após a aplicação da atividade, foi aplicado um questionário para avaliar a compreensão sobre o jogo. Os resultados obtidos estão em acordo com aqueles encontrados na literatura sobre o uso de jogos didáticos nas escolas, ou seja, que jogos são uma alternativa lúdica de ensino muito válida e podem despertar um maior interesse em aprender por parte do aluno. |
id |
UFFS-2_0b94435891a191dbc77ef9357c5dac2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11517 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Genética: sabe, passa ou repassa? Jogo Didático sobre a herança da cor da peleO presente trabalho trata-se de um relato de elaboração e posterior aplicação de um jogo didático, um projeto proposto pela professora regente da disciplina Genética Geral e desenvolvido por três alunas do quinto semestre do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o qual foi aplicado em sala de aula aos colegas durante as aulas da professora da disciplina. O jogo didático “Genética: sabe, passa ou repassa?” teve como objetivo principal desenvolver e relembrar os conhecimentos estudados em aula sobre herança quantitativa, especificamente, sobre os genótipos e os fenótipos relacionados à cor da pele humana. Para a construção do jogo foram utilizados apenas materiais simples, de baixo custo e que são fácil obtenção. Após a aplicação da atividade, foi aplicado um questionário para avaliar a compreensão sobre o jogo. Os resultados obtidos estão em acordo com aqueles encontrados na literatura sobre o uso de jogos didáticos nas escolas, ou seja, que jogos são uma alternativa lúdica de ensino muito válida e podem despertar um maior interesse em aprender por parte do aluno.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1151710.36661/2595-4520.2020v3i5.11517Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 413-4232595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11517/7601Copyright (c) 2020 Januza Fontes Vasconcelos, Vera Lúcia Brobowski, Francele Abreu Carlan, Camila Salgado Lemke, Lucas Schneider Lopeshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Januza FontesBrobowski, Vera LúciaCarlan, Francele AbreuLemke, Camila SalgadoLopes, Lucas Schneider2021-07-13T05:22:00Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11517Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:22Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Genética: sabe, passa ou repassa? Jogo Didático sobre a herança da cor da pele |
title |
Genética: sabe, passa ou repassa? Jogo Didático sobre a herança da cor da pele |
spellingShingle |
Genética: sabe, passa ou repassa? Jogo Didático sobre a herança da cor da pele Vasconcelos, Januza Fontes |
title_short |
Genética: sabe, passa ou repassa? Jogo Didático sobre a herança da cor da pele |
title_full |
Genética: sabe, passa ou repassa? Jogo Didático sobre a herança da cor da pele |
title_fullStr |
Genética: sabe, passa ou repassa? Jogo Didático sobre a herança da cor da pele |
title_full_unstemmed |
Genética: sabe, passa ou repassa? Jogo Didático sobre a herança da cor da pele |
title_sort |
Genética: sabe, passa ou repassa? Jogo Didático sobre a herança da cor da pele |
author |
Vasconcelos, Januza Fontes |
author_facet |
Vasconcelos, Januza Fontes Brobowski, Vera Lúcia Carlan, Francele Abreu Lemke, Camila Salgado Lopes, Lucas Schneider |
author_role |
author |
author2 |
Brobowski, Vera Lúcia Carlan, Francele Abreu Lemke, Camila Salgado Lopes, Lucas Schneider |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Januza Fontes Brobowski, Vera Lúcia Carlan, Francele Abreu Lemke, Camila Salgado Lopes, Lucas Schneider |
description |
O presente trabalho trata-se de um relato de elaboração e posterior aplicação de um jogo didático, um projeto proposto pela professora regente da disciplina Genética Geral e desenvolvido por três alunas do quinto semestre do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o qual foi aplicado em sala de aula aos colegas durante as aulas da professora da disciplina. O jogo didático “Genética: sabe, passa ou repassa?” teve como objetivo principal desenvolver e relembrar os conhecimentos estudados em aula sobre herança quantitativa, especificamente, sobre os genótipos e os fenótipos relacionados à cor da pele humana. Para a construção do jogo foram utilizados apenas materiais simples, de baixo custo e que são fácil obtenção. Após a aplicação da atividade, foi aplicado um questionário para avaliar a compreensão sobre o jogo. Os resultados obtidos estão em acordo com aqueles encontrados na literatura sobre o uso de jogos didáticos nas escolas, ou seja, que jogos são uma alternativa lúdica de ensino muito válida e podem despertar um maior interesse em aprender por parte do aluno. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11517 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11517 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11517 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i5.11517 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11517/7601 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 413-423 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612763742208 |