Eu não acredito que tive que vir para a Universidade para construir um terrário!
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11188 |
Resumo: | Este texto apresenta uma reflexão sobre o desenvolvimento de uma prática investigativa com licenciandos de Ciências Biológicas - Licenciatura. A atividade foi realizada no componente de Laboratório de Ensino, que tem como um de seus objetivos o desenvolvimento e a demonstração de experimentos de Biologia, Física e Química para promover uma cultura investigativa e científica no ensino de Ciências e Biologia. Assim, foi proposto aos acadêmicos da 4ª fase, a construção de um terrário, mesmo que este não represente de forma fiel um ambiente natural. Porém, a partir desse miniecossistema é possível promover a introdução e discussão de conceitos básicos da Ecologia. Com a escrita deste relato busco apresentar a importância da realização de atividades experimentais na formação inicial de professores, uma vez que são práticas com potencialidades para desenvolver nos sujeitos a capacidade de aprender determinados aspectos da ciência e promover um processo de ensino investigativo e crítico que contribui para a aprendizagem dos alunos. |
id |
UFFS-2_153d37668ff6f7dcb1694aa525bbc60a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11188 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Eu não acredito que tive que vir para a Universidade para construir um terrário!Este texto apresenta uma reflexão sobre o desenvolvimento de uma prática investigativa com licenciandos de Ciências Biológicas - Licenciatura. A atividade foi realizada no componente de Laboratório de Ensino, que tem como um de seus objetivos o desenvolvimento e a demonstração de experimentos de Biologia, Física e Química para promover uma cultura investigativa e científica no ensino de Ciências e Biologia. Assim, foi proposto aos acadêmicos da 4ª fase, a construção de um terrário, mesmo que este não represente de forma fiel um ambiente natural. Porém, a partir desse miniecossistema é possível promover a introdução e discussão de conceitos básicos da Ecologia. Com a escrita deste relato busco apresentar a importância da realização de atividades experimentais na formação inicial de professores, uma vez que são práticas com potencialidades para desenvolver nos sujeitos a capacidade de aprender determinados aspectos da ciência e promover um processo de ensino investigativo e crítico que contribui para a aprendizagem dos alunos.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1118810.36661/2595-4520.2019v2i3.11188Revista Insignare Scientia; v. 2 n. 3 (2019): Edição Especial: Ciclos Formativos em Ensino de Ciências; 117-124Revista Insignare Scientia; Vol 2 No 3 (2019): Special Edition: Training Cycles in Science Teaching; 117-1242595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11188/7259Copyright (c) 2019 Eliane Gonçalves dos Santoshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Eliane Gonçalves2024-08-01T12:08:51Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11188Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-08-01T12:08:51Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Eu não acredito que tive que vir para a Universidade para construir um terrário! |
title |
Eu não acredito que tive que vir para a Universidade para construir um terrário! |
spellingShingle |
Eu não acredito que tive que vir para a Universidade para construir um terrário! dos Santos, Eliane Gonçalves |
title_short |
Eu não acredito que tive que vir para a Universidade para construir um terrário! |
title_full |
Eu não acredito que tive que vir para a Universidade para construir um terrário! |
title_fullStr |
Eu não acredito que tive que vir para a Universidade para construir um terrário! |
title_full_unstemmed |
Eu não acredito que tive que vir para a Universidade para construir um terrário! |
title_sort |
Eu não acredito que tive que vir para a Universidade para construir um terrário! |
author |
dos Santos, Eliane Gonçalves |
author_facet |
dos Santos, Eliane Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Eliane Gonçalves |
description |
Este texto apresenta uma reflexão sobre o desenvolvimento de uma prática investigativa com licenciandos de Ciências Biológicas - Licenciatura. A atividade foi realizada no componente de Laboratório de Ensino, que tem como um de seus objetivos o desenvolvimento e a demonstração de experimentos de Biologia, Física e Química para promover uma cultura investigativa e científica no ensino de Ciências e Biologia. Assim, foi proposto aos acadêmicos da 4ª fase, a construção de um terrário, mesmo que este não represente de forma fiel um ambiente natural. Porém, a partir desse miniecossistema é possível promover a introdução e discussão de conceitos básicos da Ecologia. Com a escrita deste relato busco apresentar a importância da realização de atividades experimentais na formação inicial de professores, uma vez que são práticas com potencialidades para desenvolver nos sujeitos a capacidade de aprender determinados aspectos da ciência e promover um processo de ensino investigativo e crítico que contribui para a aprendizagem dos alunos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11188 10.36661/2595-4520.2019v2i3.11188 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11188 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2019v2i3.11188 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11188/7259 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Eliane Gonçalves dos Santos http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Eliane Gonçalves dos Santos http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia; v. 2 n. 3 (2019): Edição Especial: Ciclos Formativos em Ensino de Ciências; 117-124 Revista Insignare Scientia; Vol 2 No 3 (2019): Special Edition: Training Cycles in Science Teaching; 117-124 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1816704927732334592 |