BNCC e as práticas epistêmicas e científicas nos anos finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Anazia Aparecida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Apolinário de Azevedo, Elaine Cristina, Freguglia, Junia, Scarabelli Ribeiro, Lidiane dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12143
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta o ensino de Ciências na perspectiva do Letramento Científico. Em que pese o debate em torno da BNCC e da definição do termo letramento para a educação científica, este trabalho visa contribuir para a pesquisa e para a prática no ensino de Ciências, apresentando a identificação e análise das práticas científicas e epistêmicas associadas às habilidades propostas pela BNCC para os anos finais do ensino fundamental na área de Ciências da Natureza, tomando como referência pesquisa semelhante realizada por Sasseron sobre os anos iniciais. Assim, constatamos que, em todo o ensino fundamental, a área de Ciências da Natureza da BNCC apresenta maior associação a práticas científicas do que a práticas epistêmicas e que existe um número elevado de habilidades sem associação a práticas epistêmicas, bem como uma elevada quantidade de habilidades que não apresentam práticas epistêmicas e práticas científicas em concomitância. Além disso, há alta incidência de práticas comuns ao ensino tradicionalmente marcado pela passividade dos estudantes e por atividades de reprodução, em detrimento de outras que avançam no sentido da inserção dos estudantes na cultura científica, indicando incoerências e contradições importantes de serem observadas no planejamento de estratégias de ensino e aprendizagem.  
id UFFS-2_19a147a3c508926bc0c67c1c4560fe1f
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12143
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling BNCC e as práticas epistêmicas e científicas nos anos finais do ensino fundamentalA Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta o ensino de Ciências na perspectiva do Letramento Científico. Em que pese o debate em torno da BNCC e da definição do termo letramento para a educação científica, este trabalho visa contribuir para a pesquisa e para a prática no ensino de Ciências, apresentando a identificação e análise das práticas científicas e epistêmicas associadas às habilidades propostas pela BNCC para os anos finais do ensino fundamental na área de Ciências da Natureza, tomando como referência pesquisa semelhante realizada por Sasseron sobre os anos iniciais. Assim, constatamos que, em todo o ensino fundamental, a área de Ciências da Natureza da BNCC apresenta maior associação a práticas científicas do que a práticas epistêmicas e que existe um número elevado de habilidades sem associação a práticas epistêmicas, bem como uma elevada quantidade de habilidades que não apresentam práticas epistêmicas e práticas científicas em concomitância. Além disso, há alta incidência de práticas comuns ao ensino tradicionalmente marcado pela passividade dos estudantes e por atividades de reprodução, em detrimento de outras que avançam no sentido da inserção dos estudantes na cultura científica, indicando incoerências e contradições importantes de serem observadas no planejamento de estratégias de ensino e aprendizagem.  Universidade Federal da Fronteira Sul2021-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1214310.36661/2595-4520.2021v4i3.12143Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 487-5032595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12143/7830Copyright (c) 2021 Anazia Aparecida Reis, Elaine Cristina Apolinário de Azevedo, Junia Freguglia, Lidiane dos Santos Scarabelli Ribeirohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessReis, Anazia AparecidaApolinário de Azevedo, Elaine CristinaFreguglia, JuniaScarabelli Ribeiro, Lidiane dos Santos2021-07-13T05:20:41Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12143Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:20:41Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv BNCC e as práticas epistêmicas e científicas nos anos finais do ensino fundamental
title BNCC e as práticas epistêmicas e científicas nos anos finais do ensino fundamental
spellingShingle BNCC e as práticas epistêmicas e científicas nos anos finais do ensino fundamental
Reis, Anazia Aparecida
title_short BNCC e as práticas epistêmicas e científicas nos anos finais do ensino fundamental
title_full BNCC e as práticas epistêmicas e científicas nos anos finais do ensino fundamental
title_fullStr BNCC e as práticas epistêmicas e científicas nos anos finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed BNCC e as práticas epistêmicas e científicas nos anos finais do ensino fundamental
title_sort BNCC e as práticas epistêmicas e científicas nos anos finais do ensino fundamental
author Reis, Anazia Aparecida
author_facet Reis, Anazia Aparecida
Apolinário de Azevedo, Elaine Cristina
Freguglia, Junia
Scarabelli Ribeiro, Lidiane dos Santos
author_role author
author2 Apolinário de Azevedo, Elaine Cristina
Freguglia, Junia
Scarabelli Ribeiro, Lidiane dos Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Anazia Aparecida
Apolinário de Azevedo, Elaine Cristina
Freguglia, Junia
Scarabelli Ribeiro, Lidiane dos Santos
description A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta o ensino de Ciências na perspectiva do Letramento Científico. Em que pese o debate em torno da BNCC e da definição do termo letramento para a educação científica, este trabalho visa contribuir para a pesquisa e para a prática no ensino de Ciências, apresentando a identificação e análise das práticas científicas e epistêmicas associadas às habilidades propostas pela BNCC para os anos finais do ensino fundamental na área de Ciências da Natureza, tomando como referência pesquisa semelhante realizada por Sasseron sobre os anos iniciais. Assim, constatamos que, em todo o ensino fundamental, a área de Ciências da Natureza da BNCC apresenta maior associação a práticas científicas do que a práticas epistêmicas e que existe um número elevado de habilidades sem associação a práticas epistêmicas, bem como uma elevada quantidade de habilidades que não apresentam práticas epistêmicas e práticas científicas em concomitância. Além disso, há alta incidência de práticas comuns ao ensino tradicionalmente marcado pela passividade dos estudantes e por atividades de reprodução, em detrimento de outras que avançam no sentido da inserção dos estudantes na cultura científica, indicando incoerências e contradições importantes de serem observadas no planejamento de estratégias de ensino e aprendizagem.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12143
10.36661/2595-4520.2021v4i3.12143
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12143
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i3.12143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12143/7830
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 487-503
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613262864384