Estudo da BNCC sobre o ensino de física nos anos finais do ensino fundamental com enfoque na interdisciplinaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4166 |
Resumo: | O currículo das escolas brasileiras é orientado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que representa um instrumento para a promoção da equidade educacional, na medida em que define as aprendizagens essenciais e orienta as Políticas Educacionais a serem realizadas nas escolas de todo o País. Ela tem um papel decisivo na formação integral do cidadão e na construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, além disso, veio somar junto a outras políticas de Educação Básica o mesmo patamar de aprendizagem a todos os estudantes. Este trabalho tem por finalidade analisar a (BNCC), especialmente a parte das Ciências da Natureza nos anos finais do Ensino Fundamental. Tem como objetivos reconhecer na organização curricular do Ensino Fundamental como se estrutura o conhecimento trabalhado em Física nos anos finais do Ensino Fundamental e as possibilidades de interdisciplinaridade entre as disciplinas de Física, Biologia e Química, mostrando uma forma de fazer interação entre elas. As indagações que originaram o problema desta investigação foram: como o conhecimento físico está contemplado no currículo dos anos finais do Ensino Fundamental? Que possibilidades existem para articular o ensino da Física, da Biologia e da Química? A metodologia da pesquisa possui abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de análise documental da BNCC. Os dados coletados consistem na identificação das unidades temáticas, dos objetos de conhecimento e, principalmente, das habilidades que indicam estudos físicos, os quais são analisados segundo referenciais que discutem possibilidades de ensino interdisciplinar. Os resultados da pesquisa indicam que há possibilidades de interdisciplinaridade entre os componentes curriculares de ensino, mesmo que a BNCC apresente separadamente nos quadros cada habilidade correspondente a um componente, o professor consegue fazer a articulação sobre as mesmas. Assim, este estudo busca trazer diferentes metodologias a serem trabalhadas em sala de aula pelo professor, com enfoque em atividades interdisciplinares no Ensino de Física, pois o cotidiano traz a necessidade do professor ampliar-se nos conceitos e abordagens interdisciplinares e buscar diferentes maneiras de como atingir tais questões que a aula exige pois, a sociedade também se apresenta de forma interdisciplinar. |
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Tem como objetivos reconhecer na organização curricular do Ensino Fundamental como se estrutura o conhecimento trabalhado em Física nos anos finais do Ensino Fundamental e as possibilidades de interdisciplinaridade entre as disciplinas de Física, Biologia e Química, mostrando uma forma de fazer interação entre elas. As indagações que originaram o problema desta investigação foram: como o conhecimento físico está contemplado no currículo dos anos finais do Ensino Fundamental? Que possibilidades existem para articular o ensino da Física, da Biologia e da Química? A metodologia da pesquisa possui abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de análise documental da BNCC. Os dados coletados consistem na identificação das unidades temáticas, dos objetos de conhecimento e, principalmente, das habilidades que indicam estudos físicos, os quais são analisados segundo referenciais que discutem possibilidades de ensino interdisciplinar. Os resultados da pesquisa indicam que há possibilidades de interdisciplinaridade entre os componentes curriculares de ensino, mesmo que a BNCC apresente separadamente nos quadros cada habilidade correspondente a um componente, o professor consegue fazer a articulação sobre as mesmas. Assim, este estudo busca trazer diferentes metodologias a serem trabalhadas em sala de aula pelo professor, com enfoque em atividades interdisciplinares no Ensino de Física, pois o cotidiano traz a necessidade do professor ampliar-se nos conceitos e abordagens interdisciplinares e buscar diferentes maneiras de como atingir tais questões que a aula exige pois, a sociedade também se apresenta de forma interdisciplinar.The curriculum of Brazilian schools is guided by the National Common Curricular Base (BNCC), which represents an instrument for the promotion of educational equity, insofar as it defines essential learning and guides Educational Policies to be carried out in schools across the country. It has a decisive role in the integral formation of the citizen and in the construction of a just, democratic and inclusive society, in addition, it has added, along with other Basic Education policies, the same level of learning to all students. This work aims to analyze (BNCC), especially the part of Natural Sciences in the final years of Elementary School. Its objectives are to recognize in the curricular organization of Elementary Education how the knowledge worked in Physics in the final years of Elementary Education is structured and the possibilities of interdisciplinarity between the disciplines of Physics, Biology and Chemistry, showing a way of making interaction between them. The questions that originated the problem of this investigation were: how is physical knowledge included in the curriculum of the final years of elementary school? What possibilities are there to articulate the teaching of Physics, Biology and Chemistry? The research methodology has a qualitative approach, developed through documentary analysis of BNCC. The collected data consist of the identification of thematic units, of the objects of knowledge and, mainly, of the abilities that indicate physical studies, which are analyzed according to references that discuss possibilities of interdisciplinary teaching.The research results indicate that there are possibilities of interdisciplinarity between the curricular components of teaching, even if the BNCC presents separately in the tables each skill corresponding to a component, the teacher manages to articulate them. Thus, this study seeks to bring different methodologies to be worked on in the classroom by the teacher, focusing on interdisciplinary activities in Physics Teaching, as the daily routine brings the need for the teacher to expand on interdisciplinary concepts and approaches and seek different ways of how achieve such questions that the class requires, since society also presents itself in an interdisciplinary way.Submitted by Jane Lecardelli (jane.lecardelli@uffs.edu.br) on 2021-05-24T19:56:04Z No. of bitstreams: 1 FAGANELLO.pdf: 819322 bytes, checksum: 01bf919ea8a94f72b9e25b29f0d6d25a (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-05-24T20:44:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FAGANELLO.pdf: 819322 bytes, checksum: 01bf919ea8a94f72b9e25b29f0d6d25a (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-24T20:44:34Z (GMT). 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