Concepções de professores de física e engenharia quanto à formação de conceitos científicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cossetin, Sandro Roberto
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Frison, Marli Dallagnol
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12151
Resumo: Este artigo socializa reflexões produzidas a partir de uma pesquisa que objetivou investigar e analisar concepções de docentes de Física e de Engenharia sobre os significados produzidos por eles sobre a atividade de ensino que desenvolvem junto a estudantes de um curso de Engenharia Civil, e sobre o processo de formação de conceitos científicos. A pesquisa é de natureza qualitativa, modalidade pesquisa-ação (THIOLLENT, 1985). Os dados são oriundos de entrevistas com professores de Física e de Engenharia que, na época do estudo atuavam em uma universidade comunitária, situada no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. A análise e interpretação dos dados foi realizada com apoio teórico de autores da Psicologia Histórico-Cultural, dentre eles Vigotski (2008, 2008a) e Leontiev (2004). Resultados indicam compreensões sobre a atividade de ensino com características de uma racionalidade técnica, desprovida de uma contextualização mais ampla, o que fragiliza o processo de formação de redes conceituais, condição para a formação de conceitos. A superação de concepções dessa natureza indica a necessidade de uma formação docente consistente para esses professores que atuam na formação do engenheiro civil, para que tenham conhecimento suficiente sobre o processo de apropriação de conceitos.
id UFFS-2_2c37cd4159efb222d3100751f0104d9b
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12151
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Concepções de professores de física e engenharia quanto à formação de conceitos científicosEste artigo socializa reflexões produzidas a partir de uma pesquisa que objetivou investigar e analisar concepções de docentes de Física e de Engenharia sobre os significados produzidos por eles sobre a atividade de ensino que desenvolvem junto a estudantes de um curso de Engenharia Civil, e sobre o processo de formação de conceitos científicos. A pesquisa é de natureza qualitativa, modalidade pesquisa-ação (THIOLLENT, 1985). Os dados são oriundos de entrevistas com professores de Física e de Engenharia que, na época do estudo atuavam em uma universidade comunitária, situada no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. A análise e interpretação dos dados foi realizada com apoio teórico de autores da Psicologia Histórico-Cultural, dentre eles Vigotski (2008, 2008a) e Leontiev (2004). Resultados indicam compreensões sobre a atividade de ensino com características de uma racionalidade técnica, desprovida de uma contextualização mais ampla, o que fragiliza o processo de formação de redes conceituais, condição para a formação de conceitos. A superação de concepções dessa natureza indica a necessidade de uma formação docente consistente para esses professores que atuam na formação do engenheiro civil, para que tenham conhecimento suficiente sobre o processo de apropriação de conceitos.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1215110.36661/2595-4520.2021v4i6.12151Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 228-2472595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12151/8207Copyright (c) 2021 Sandro Roberto Cossetin, Marli Dallagnol Frisonhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCossetin, Sandro RobertoFrison, Marli Dallagnol2021-10-09T06:00:30Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12151Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-10-09T06:00:30Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de professores de física e engenharia quanto à formação de conceitos científicos
title Concepções de professores de física e engenharia quanto à formação de conceitos científicos
spellingShingle Concepções de professores de física e engenharia quanto à formação de conceitos científicos
Cossetin, Sandro Roberto
title_short Concepções de professores de física e engenharia quanto à formação de conceitos científicos
title_full Concepções de professores de física e engenharia quanto à formação de conceitos científicos
title_fullStr Concepções de professores de física e engenharia quanto à formação de conceitos científicos
title_full_unstemmed Concepções de professores de física e engenharia quanto à formação de conceitos científicos
title_sort Concepções de professores de física e engenharia quanto à formação de conceitos científicos
author Cossetin, Sandro Roberto
author_facet Cossetin, Sandro Roberto
Frison, Marli Dallagnol
author_role author
author2 Frison, Marli Dallagnol
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cossetin, Sandro Roberto
Frison, Marli Dallagnol
description Este artigo socializa reflexões produzidas a partir de uma pesquisa que objetivou investigar e analisar concepções de docentes de Física e de Engenharia sobre os significados produzidos por eles sobre a atividade de ensino que desenvolvem junto a estudantes de um curso de Engenharia Civil, e sobre o processo de formação de conceitos científicos. A pesquisa é de natureza qualitativa, modalidade pesquisa-ação (THIOLLENT, 1985). Os dados são oriundos de entrevistas com professores de Física e de Engenharia que, na época do estudo atuavam em uma universidade comunitária, situada no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. A análise e interpretação dos dados foi realizada com apoio teórico de autores da Psicologia Histórico-Cultural, dentre eles Vigotski (2008, 2008a) e Leontiev (2004). Resultados indicam compreensões sobre a atividade de ensino com características de uma racionalidade técnica, desprovida de uma contextualização mais ampla, o que fragiliza o processo de formação de redes conceituais, condição para a formação de conceitos. A superação de concepções dessa natureza indica a necessidade de uma formação docente consistente para esses professores que atuam na formação do engenheiro civil, para que tenham conhecimento suficiente sobre o processo de apropriação de conceitos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12151
10.36661/2595-4520.2021v4i6.12151
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12151
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i6.12151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12151/8207
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Sandro Roberto Cossetin, Marli Dallagnol Frison
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Sandro Roberto Cossetin, Marli Dallagnol Frison
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 228-247
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613274398720