Concepções de professores de física e engenharia quanto à formação de conceitos científicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12151 |
Resumo: | Este artigo socializa reflexões produzidas a partir de uma pesquisa que objetivou investigar e analisar concepções de docentes de Física e de Engenharia sobre os significados produzidos por eles sobre a atividade de ensino que desenvolvem junto a estudantes de um curso de Engenharia Civil, e sobre o processo de formação de conceitos científicos. A pesquisa é de natureza qualitativa, modalidade pesquisa-ação (THIOLLENT, 1985). Os dados são oriundos de entrevistas com professores de Física e de Engenharia que, na época do estudo atuavam em uma universidade comunitária, situada no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. A análise e interpretação dos dados foi realizada com apoio teórico de autores da Psicologia Histórico-Cultural, dentre eles Vigotski (2008, 2008a) e Leontiev (2004). Resultados indicam compreensões sobre a atividade de ensino com características de uma racionalidade técnica, desprovida de uma contextualização mais ampla, o que fragiliza o processo de formação de redes conceituais, condição para a formação de conceitos. A superação de concepções dessa natureza indica a necessidade de uma formação docente consistente para esses professores que atuam na formação do engenheiro civil, para que tenham conhecimento suficiente sobre o processo de apropriação de conceitos. |
id |
UFFS-2_2c37cd4159efb222d3100751f0104d9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12151 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções de professores de física e engenharia quanto à formação de conceitos científicosEste artigo socializa reflexões produzidas a partir de uma pesquisa que objetivou investigar e analisar concepções de docentes de Física e de Engenharia sobre os significados produzidos por eles sobre a atividade de ensino que desenvolvem junto a estudantes de um curso de Engenharia Civil, e sobre o processo de formação de conceitos científicos. A pesquisa é de natureza qualitativa, modalidade pesquisa-ação (THIOLLENT, 1985). Os dados são oriundos de entrevistas com professores de Física e de Engenharia que, na época do estudo atuavam em uma universidade comunitária, situada no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. A análise e interpretação dos dados foi realizada com apoio teórico de autores da Psicologia Histórico-Cultural, dentre eles Vigotski (2008, 2008a) e Leontiev (2004). Resultados indicam compreensões sobre a atividade de ensino com características de uma racionalidade técnica, desprovida de uma contextualização mais ampla, o que fragiliza o processo de formação de redes conceituais, condição para a formação de conceitos. A superação de concepções dessa natureza indica a necessidade de uma formação docente consistente para esses professores que atuam na formação do engenheiro civil, para que tenham conhecimento suficiente sobre o processo de apropriação de conceitos.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1215110.36661/2595-4520.2021v4i6.12151Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 228-2472595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12151/8207Copyright (c) 2021 Sandro Roberto Cossetin, Marli Dallagnol Frisonhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCossetin, Sandro RobertoFrison, Marli Dallagnol2021-10-09T06:00:30Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12151Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-10-09T06:00:30Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de professores de física e engenharia quanto à formação de conceitos científicos |
title |
Concepções de professores de física e engenharia quanto à formação de conceitos científicos |
spellingShingle |
Concepções de professores de física e engenharia quanto à formação de conceitos científicos Cossetin, Sandro Roberto |
title_short |
Concepções de professores de física e engenharia quanto à formação de conceitos científicos |
title_full |
Concepções de professores de física e engenharia quanto à formação de conceitos científicos |
title_fullStr |
Concepções de professores de física e engenharia quanto à formação de conceitos científicos |
title_full_unstemmed |
Concepções de professores de física e engenharia quanto à formação de conceitos científicos |
title_sort |
Concepções de professores de física e engenharia quanto à formação de conceitos científicos |
author |
Cossetin, Sandro Roberto |
author_facet |
Cossetin, Sandro Roberto Frison, Marli Dallagnol |
author_role |
author |
author2 |
Frison, Marli Dallagnol |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cossetin, Sandro Roberto Frison, Marli Dallagnol |
description |
Este artigo socializa reflexões produzidas a partir de uma pesquisa que objetivou investigar e analisar concepções de docentes de Física e de Engenharia sobre os significados produzidos por eles sobre a atividade de ensino que desenvolvem junto a estudantes de um curso de Engenharia Civil, e sobre o processo de formação de conceitos científicos. A pesquisa é de natureza qualitativa, modalidade pesquisa-ação (THIOLLENT, 1985). Os dados são oriundos de entrevistas com professores de Física e de Engenharia que, na época do estudo atuavam em uma universidade comunitária, situada no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. A análise e interpretação dos dados foi realizada com apoio teórico de autores da Psicologia Histórico-Cultural, dentre eles Vigotski (2008, 2008a) e Leontiev (2004). Resultados indicam compreensões sobre a atividade de ensino com características de uma racionalidade técnica, desprovida de uma contextualização mais ampla, o que fragiliza o processo de formação de redes conceituais, condição para a formação de conceitos. A superação de concepções dessa natureza indica a necessidade de uma formação docente consistente para esses professores que atuam na formação do engenheiro civil, para que tenham conhecimento suficiente sobre o processo de apropriação de conceitos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12151 10.36661/2595-4520.2021v4i6.12151 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12151 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i6.12151 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12151/8207 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Sandro Roberto Cossetin, Marli Dallagnol Frison http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Sandro Roberto Cossetin, Marli Dallagnol Frison http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 228-247 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613274398720 |