Práctica curricular supervisada: un relato de experiencia sobre la enseñanza del ciclo de la materia orgánica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Bez, Cassiara Fátima
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: da Silva, Claudia Adriana, dos Santos, Almir Paulo, Marques Prsybyciem, Moises
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13592
Resumo: O Ensino das Ciências da Natureza na formação inicial de professores, demanda práticas que proporcionem maior participação, autonomia e emancipação dos estudantes. Assim, este trabalho tem o objetivo de socializar as vivências, no componente curricular Prática Pedagógica no Ensino Fundamental (Estágio I), de uma acadêmica do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Os principais resultados mostram a importância de um ensino por investigação, possibilitando, assim, a problematização e as relações dos conteúdos científicos com a realidade dos alunos sobre ciclo da matéria orgânica (composteiras). Este trabalho pode contribuir para uma formação crítico-reflexiva na formação de professores.
id UFFS-2_2ec67ec3f11aca54458747db9fcbbee1
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/13592
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Práctica curricular supervisada: un relato de experiencia sobre la enseñanza del ciclo de la materia orgánicaSupervised curricular internship: an experience report on teaching the organic matter cycleEstágio curricular supervisionado: um relato de experiência sobre o ensino do ciclo da matéria orgânicaO Ensino das Ciências da Natureza na formação inicial de professores, demanda práticas que proporcionem maior participação, autonomia e emancipação dos estudantes. Assim, este trabalho tem o objetivo de socializar as vivências, no componente curricular Prática Pedagógica no Ensino Fundamental (Estágio I), de uma acadêmica do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Os principais resultados mostram a importância de um ensino por investigação, possibilitando, assim, a problematização e as relações dos conteúdos científicos com a realidade dos alunos sobre ciclo da matéria orgânica (composteiras). Este trabalho pode contribuir para uma formação crítico-reflexiva na formação de professores.La Enseñanza de las Ciencias Naturales en la formación inicial de los docentes demanda prácticas que brinden mayor participación, autonomía y emancipación de los estudiantes. Así, este trabajo tiene como objetivo socializar las experiencias, en el componente curricular Práctica Pedagógica en la Enseñanza Básica (Etapa I), de un académico del curso Interdisciplinario en Educación Rural: Ciencias de la Naturaleza, de la Universidad Federal de Fronteira Sur (UFFS), Campus Erechim. Los principales resultados muestran la importancia de la enseñanza a través de la investigación, posibilitando así la problematización y las relaciones entre los contenidos científicos y la realidad de los estudiantes sobre el ciclo de la materia orgánica (compost). Este trabajo puede contribuir a una formación crítico-reflexiva en la formación docente.The Teaching of Natural Sciences in the initial training of teachers demands practices that provide greater participation, autonomy and emancipation of students. Thus, this work aims to socialize the experiences, in the curricular component Pedagogical Practice in Elementary School (Stage I), of an academic from the Interdisciplinary course in Rural Education: Nature Sciences, from the Federal University of Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. The main results show the importance of teaching by investigation, thus enabling the problematization and relations of scientific content with the reality of students on the cycle of organic matter (compost). This work can contribute to a critical-reflexive training in teacher training.Universidade Federal da Fronteira Sul2023-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1359210.36661/2595-4520.2023v6n2.13592Revista Insignare Scientia; v. 6 n. 2 (2023): Edição Especial: Estágio Supervisionado e Prática de Ensino em Ciências; 413-423Revista Insignare Scientia; Vol 6 No 2 (2023): Special Edition: Supervised Internship and Teaching Practice in Science; 413-4232595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13592/8857Souza Bez, Cassiara Fátimada Silva, Claudia Adrianados Santos, Almir PauloMarques Prsybyciem, Moisesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-01T11:56:23Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13592Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-08-01T11:56:23Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Práctica curricular supervisada: un relato de experiencia sobre la enseñanza del ciclo de la materia orgánica
Supervised curricular internship: an experience report on teaching the organic matter cycle
Estágio curricular supervisionado: um relato de experiência sobre o ensino do ciclo da matéria orgânica
title Práctica curricular supervisada: un relato de experiencia sobre la enseñanza del ciclo de la materia orgánica
spellingShingle Práctica curricular supervisada: un relato de experiencia sobre la enseñanza del ciclo de la materia orgánica
Souza Bez, Cassiara Fátima
title_short Práctica curricular supervisada: un relato de experiencia sobre la enseñanza del ciclo de la materia orgánica
title_full Práctica curricular supervisada: un relato de experiencia sobre la enseñanza del ciclo de la materia orgánica
title_fullStr Práctica curricular supervisada: un relato de experiencia sobre la enseñanza del ciclo de la materia orgánica
title_full_unstemmed Práctica curricular supervisada: un relato de experiencia sobre la enseñanza del ciclo de la materia orgánica
title_sort Práctica curricular supervisada: un relato de experiencia sobre la enseñanza del ciclo de la materia orgánica
author Souza Bez, Cassiara Fátima
author_facet Souza Bez, Cassiara Fátima
da Silva, Claudia Adriana
dos Santos, Almir Paulo
Marques Prsybyciem, Moises
author_role author
author2 da Silva, Claudia Adriana
dos Santos, Almir Paulo
Marques Prsybyciem, Moises
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza Bez, Cassiara Fátima
da Silva, Claudia Adriana
dos Santos, Almir Paulo
Marques Prsybyciem, Moises
description O Ensino das Ciências da Natureza na formação inicial de professores, demanda práticas que proporcionem maior participação, autonomia e emancipação dos estudantes. Assim, este trabalho tem o objetivo de socializar as vivências, no componente curricular Prática Pedagógica no Ensino Fundamental (Estágio I), de uma acadêmica do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Os principais resultados mostram a importância de um ensino por investigação, possibilitando, assim, a problematização e as relações dos conteúdos científicos com a realidade dos alunos sobre ciclo da matéria orgânica (composteiras). Este trabalho pode contribuir para uma formação crítico-reflexiva na formação de professores.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13592
10.36661/2595-4520.2023v6n2.13592
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13592
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2023v6n2.13592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13592/8857
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia; v. 6 n. 2 (2023): Edição Especial: Estágio Supervisionado e Prática de Ensino em Ciências; 413-423
Revista Insignare Scientia; Vol 6 No 2 (2023): Special Edition: Supervised Internship and Teaching Practice in Science; 413-423
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1816704930257305600