Práctica curricular supervisada: un relato de experiencia sobre la enseñanza del ciclo de la materia orgánica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13592 |
Resumo: | O Ensino das Ciências da Natureza na formação inicial de professores, demanda práticas que proporcionem maior participação, autonomia e emancipação dos estudantes. Assim, este trabalho tem o objetivo de socializar as vivências, no componente curricular Prática Pedagógica no Ensino Fundamental (Estágio I), de uma acadêmica do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Os principais resultados mostram a importância de um ensino por investigação, possibilitando, assim, a problematização e as relações dos conteúdos científicos com a realidade dos alunos sobre ciclo da matéria orgânica (composteiras). Este trabalho pode contribuir para uma formação crítico-reflexiva na formação de professores. |
id |
UFFS-2_2ec67ec3f11aca54458747db9fcbbee1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/13592 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Práctica curricular supervisada: un relato de experiencia sobre la enseñanza del ciclo de la materia orgánicaSupervised curricular internship: an experience report on teaching the organic matter cycleEstágio curricular supervisionado: um relato de experiência sobre o ensino do ciclo da matéria orgânicaO Ensino das Ciências da Natureza na formação inicial de professores, demanda práticas que proporcionem maior participação, autonomia e emancipação dos estudantes. Assim, este trabalho tem o objetivo de socializar as vivências, no componente curricular Prática Pedagógica no Ensino Fundamental (Estágio I), de uma acadêmica do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Os principais resultados mostram a importância de um ensino por investigação, possibilitando, assim, a problematização e as relações dos conteúdos científicos com a realidade dos alunos sobre ciclo da matéria orgânica (composteiras). Este trabalho pode contribuir para uma formação crítico-reflexiva na formação de professores.La Enseñanza de las Ciencias Naturales en la formación inicial de los docentes demanda prácticas que brinden mayor participación, autonomía y emancipación de los estudiantes. Así, este trabajo tiene como objetivo socializar las experiencias, en el componente curricular Práctica Pedagógica en la Enseñanza Básica (Etapa I), de un académico del curso Interdisciplinario en Educación Rural: Ciencias de la Naturaleza, de la Universidad Federal de Fronteira Sur (UFFS), Campus Erechim. Los principales resultados muestran la importancia de la enseñanza a través de la investigación, posibilitando así la problematización y las relaciones entre los contenidos científicos y la realidad de los estudiantes sobre el ciclo de la materia orgánica (compost). Este trabajo puede contribuir a una formación crítico-reflexiva en la formación docente.The Teaching of Natural Sciences in the initial training of teachers demands practices that provide greater participation, autonomy and emancipation of students. Thus, this work aims to socialize the experiences, in the curricular component Pedagogical Practice in Elementary School (Stage I), of an academic from the Interdisciplinary course in Rural Education: Nature Sciences, from the Federal University of Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. The main results show the importance of teaching by investigation, thus enabling the problematization and relations of scientific content with the reality of students on the cycle of organic matter (compost). This work can contribute to a critical-reflexive training in teacher training.Universidade Federal da Fronteira Sul2023-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1359210.36661/2595-4520.2023v6n2.13592Revista Insignare Scientia; v. 6 n. 2 (2023): Edição Especial: Estágio Supervisionado e Prática de Ensino em Ciências; 413-423Revista Insignare Scientia; Vol 6 No 2 (2023): Special Edition: Supervised Internship and Teaching Practice in Science; 413-4232595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13592/8857Souza Bez, Cassiara Fátimada Silva, Claudia Adrianados Santos, Almir PauloMarques Prsybyciem, Moisesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-01T11:56:23Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13592Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-08-01T11:56:23Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práctica curricular supervisada: un relato de experiencia sobre la enseñanza del ciclo de la materia orgánica Supervised curricular internship: an experience report on teaching the organic matter cycle Estágio curricular supervisionado: um relato de experiência sobre o ensino do ciclo da matéria orgânica |
title |
Práctica curricular supervisada: un relato de experiencia sobre la enseñanza del ciclo de la materia orgánica |
spellingShingle |
Práctica curricular supervisada: un relato de experiencia sobre la enseñanza del ciclo de la materia orgánica Souza Bez, Cassiara Fátima |
title_short |
Práctica curricular supervisada: un relato de experiencia sobre la enseñanza del ciclo de la materia orgánica |
title_full |
Práctica curricular supervisada: un relato de experiencia sobre la enseñanza del ciclo de la materia orgánica |
title_fullStr |
Práctica curricular supervisada: un relato de experiencia sobre la enseñanza del ciclo de la materia orgánica |
title_full_unstemmed |
Práctica curricular supervisada: un relato de experiencia sobre la enseñanza del ciclo de la materia orgánica |
title_sort |
Práctica curricular supervisada: un relato de experiencia sobre la enseñanza del ciclo de la materia orgánica |
author |
Souza Bez, Cassiara Fátima |
author_facet |
Souza Bez, Cassiara Fátima da Silva, Claudia Adriana dos Santos, Almir Paulo Marques Prsybyciem, Moises |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Claudia Adriana dos Santos, Almir Paulo Marques Prsybyciem, Moises |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza Bez, Cassiara Fátima da Silva, Claudia Adriana dos Santos, Almir Paulo Marques Prsybyciem, Moises |
description |
O Ensino das Ciências da Natureza na formação inicial de professores, demanda práticas que proporcionem maior participação, autonomia e emancipação dos estudantes. Assim, este trabalho tem o objetivo de socializar as vivências, no componente curricular Prática Pedagógica no Ensino Fundamental (Estágio I), de uma acadêmica do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Os principais resultados mostram a importância de um ensino por investigação, possibilitando, assim, a problematização e as relações dos conteúdos científicos com a realidade dos alunos sobre ciclo da matéria orgânica (composteiras). Este trabalho pode contribuir para uma formação crítico-reflexiva na formação de professores. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13592 10.36661/2595-4520.2023v6n2.13592 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13592 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2023v6n2.13592 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13592/8857 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia; v. 6 n. 2 (2023): Edição Especial: Estágio Supervisionado e Prática de Ensino em Ciências; 413-423 Revista Insignare Scientia; Vol 6 No 2 (2023): Special Edition: Supervised Internship and Teaching Practice in Science; 413-423 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1816704930257305600 |