Análise de pesquisas em Educação em Ciências e Ensino de Biologia sobre Educação de Jovens e Adultos(EJA) em periódicos brasileiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10817 |
Resumo: | O artigo investiga publicações sobre Educação de Jovens e Adultos (EJA) em pesquisas em Educação em Ciências e Ensino de Biologia em periódicos nacionais. Foram identificados 20 trabalhos em cinco periódicos brasileiros do extrato Qualis A da CAPES (Ciência & Educação; Investigações em Ensino de Ciências; Ensaio: Pesquisas em Educação em Ciências; Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências e Alexandria). Entre estes, foram analisados 14 artigos através do título, resumo, palavras-chave e leitura integral dos mesmos. As produções foram caracterizadas e classificadas segundo alguns descritores: distribuição geográfica (região de origem das pesquisas), foco temático e procedimentos metodológicos de investigação. Os resultados mostram que as pesquisas estão mais voltadas para estudos sobre ‘estratégias para o ensino-aprendizagem de Ciências na EJA’, ‘concepções dos alunos acerca de temas relacionados à Ciência e à EJA’ e ‘currículo’. Aparecem ainda em pequena quantidade, pesquisas que focalizam em ‘concepções de professores acerca do ensino de ciências na EJA’; ‘análise de aspectos culturais do ensino na modalidade EJA’ e ‘formação de professores’. |
id |
UFFS-2_3ce3d6202e4541f36389ee04ff96c550 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/10817 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise de pesquisas em Educação em Ciências e Ensino de Biologia sobre Educação de Jovens e Adultos(EJA) em periódicos brasileirosO artigo investiga publicações sobre Educação de Jovens e Adultos (EJA) em pesquisas em Educação em Ciências e Ensino de Biologia em periódicos nacionais. Foram identificados 20 trabalhos em cinco periódicos brasileiros do extrato Qualis A da CAPES (Ciência & Educação; Investigações em Ensino de Ciências; Ensaio: Pesquisas em Educação em Ciências; Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências e Alexandria). Entre estes, foram analisados 14 artigos através do título, resumo, palavras-chave e leitura integral dos mesmos. As produções foram caracterizadas e classificadas segundo alguns descritores: distribuição geográfica (região de origem das pesquisas), foco temático e procedimentos metodológicos de investigação. Os resultados mostram que as pesquisas estão mais voltadas para estudos sobre ‘estratégias para o ensino-aprendizagem de Ciências na EJA’, ‘concepções dos alunos acerca de temas relacionados à Ciência e à EJA’ e ‘currículo’. Aparecem ainda em pequena quantidade, pesquisas que focalizam em ‘concepções de professores acerca do ensino de ciências na EJA’; ‘análise de aspectos culturais do ensino na modalidade EJA’ e ‘formação de professores’. Universidade Federal da Fronteira Sul2019-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1081710.36661/2595-4520.2019v2i2.10817Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 2 (2019): Revista Insignare Scientia; 100-1142595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10817/7203Copyright (c) 2019 Marsílvio Gonçalves Pereira, Julio César Rufino Ramos de Oliveira, Thiago dos Santos Ferreirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Marsílvio GonçalvesOliveira, Julio César Rufino Ramos deFerreira, Thiago dos Santos2021-07-13T05:27:10Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10817Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:27:10Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de pesquisas em Educação em Ciências e Ensino de Biologia sobre Educação de Jovens e Adultos(EJA) em periódicos brasileiros |
title |
Análise de pesquisas em Educação em Ciências e Ensino de Biologia sobre Educação de Jovens e Adultos(EJA) em periódicos brasileiros |
spellingShingle |
Análise de pesquisas em Educação em Ciências e Ensino de Biologia sobre Educação de Jovens e Adultos(EJA) em periódicos brasileiros Pereira, Marsílvio Gonçalves |
title_short |
Análise de pesquisas em Educação em Ciências e Ensino de Biologia sobre Educação de Jovens e Adultos(EJA) em periódicos brasileiros |
title_full |
Análise de pesquisas em Educação em Ciências e Ensino de Biologia sobre Educação de Jovens e Adultos(EJA) em periódicos brasileiros |
title_fullStr |
Análise de pesquisas em Educação em Ciências e Ensino de Biologia sobre Educação de Jovens e Adultos(EJA) em periódicos brasileiros |
title_full_unstemmed |
Análise de pesquisas em Educação em Ciências e Ensino de Biologia sobre Educação de Jovens e Adultos(EJA) em periódicos brasileiros |
title_sort |
Análise de pesquisas em Educação em Ciências e Ensino de Biologia sobre Educação de Jovens e Adultos(EJA) em periódicos brasileiros |
author |
Pereira, Marsílvio Gonçalves |
author_facet |
Pereira, Marsílvio Gonçalves Oliveira, Julio César Rufino Ramos de Ferreira, Thiago dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Julio César Rufino Ramos de Ferreira, Thiago dos Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Marsílvio Gonçalves Oliveira, Julio César Rufino Ramos de Ferreira, Thiago dos Santos |
description |
O artigo investiga publicações sobre Educação de Jovens e Adultos (EJA) em pesquisas em Educação em Ciências e Ensino de Biologia em periódicos nacionais. Foram identificados 20 trabalhos em cinco periódicos brasileiros do extrato Qualis A da CAPES (Ciência & Educação; Investigações em Ensino de Ciências; Ensaio: Pesquisas em Educação em Ciências; Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências e Alexandria). Entre estes, foram analisados 14 artigos através do título, resumo, palavras-chave e leitura integral dos mesmos. As produções foram caracterizadas e classificadas segundo alguns descritores: distribuição geográfica (região de origem das pesquisas), foco temático e procedimentos metodológicos de investigação. Os resultados mostram que as pesquisas estão mais voltadas para estudos sobre ‘estratégias para o ensino-aprendizagem de Ciências na EJA’, ‘concepções dos alunos acerca de temas relacionados à Ciência e à EJA’ e ‘currículo’. Aparecem ainda em pequena quantidade, pesquisas que focalizam em ‘concepções de professores acerca do ensino de ciências na EJA’; ‘análise de aspectos culturais do ensino na modalidade EJA’ e ‘formação de professores’. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10817 10.36661/2595-4520.2019v2i2.10817 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10817 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2019v2i2.10817 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10817/7203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 2 (2019): Revista Insignare Scientia; 100-114 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221611980455936 |