Um olhar sobre a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na educação de jovens e adultos (EJA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira , Franciellem de Andrade
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/4938
Resumo: Esta monografia, elaborada como conclusão do curso de Ciências Biológicas, investiga a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola da Rede Pública Estadual de Barreiras-BA. O estudo aborda os desafios e a relevância da interdisciplinaridade no ensino de Biologia no cotidiano, influenciando as concepções prévias dos alunos e contribuindo para a formação integral do cidadão contemporâneo. O problema de pesquisa explora a implementação da interdisciplinaridade na EJA e falta de integração de metodologias no ensino de Biologia na EJA. A metodologia adotada incluiu análise qualitativa e quantitativa, utilizando questionários semiestruturados aplicados a 30 alunos e 6 professores do ensino médio na modalidade EJA no Colégio Estadual de Barreirinhas. Os participantes foram selecionados em três turmas distintas. A percepção dos alunos sobre a interdisciplinaridade, bem como suas experiências no ensino de Biologia, foram examinadas. A pesquisa também explorou a visão dos alunos sobre a importância da interdisciplinaridade, com enfoque nas disciplinas que eles consideram mais integradas, como Educação Física, Biologia, Inglês, História, Geografia e Matemática. A criação deste estudo oferece visões significativas para aprimorar a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na EJA, promovendo estratégias pedagógicas mais eficazes e contribuindo para uma formação educacional mais abrangente e significativa para jovens e adultos em processo de aprendizagem.
id UNEB-8_faebed2fe77756c69cc312a1e068a70a
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/4938
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling Um olhar sobre a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na educação de jovens e adultos (EJA)A Look at Interdisciplinarity in Biology Teaching in Youth and Adult Education (EJA)Formação integralPolíticas educacionaisPedgógiaEstratégiasEsta monografia, elaborada como conclusão do curso de Ciências Biológicas, investiga a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola da Rede Pública Estadual de Barreiras-BA. O estudo aborda os desafios e a relevância da interdisciplinaridade no ensino de Biologia no cotidiano, influenciando as concepções prévias dos alunos e contribuindo para a formação integral do cidadão contemporâneo. O problema de pesquisa explora a implementação da interdisciplinaridade na EJA e falta de integração de metodologias no ensino de Biologia na EJA. A metodologia adotada incluiu análise qualitativa e quantitativa, utilizando questionários semiestruturados aplicados a 30 alunos e 6 professores do ensino médio na modalidade EJA no Colégio Estadual de Barreirinhas. Os participantes foram selecionados em três turmas distintas. A percepção dos alunos sobre a interdisciplinaridade, bem como suas experiências no ensino de Biologia, foram examinadas. A pesquisa também explorou a visão dos alunos sobre a importância da interdisciplinaridade, com enfoque nas disciplinas que eles consideram mais integradas, como Educação Física, Biologia, Inglês, História, Geografia e Matemática. A criação deste estudo oferece visões significativas para aprimorar a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na EJA, promovendo estratégias pedagógicas mais eficazes e contribuindo para uma formação educacional mais abrangente e significativa para jovens e adultos em processo de aprendizagem.This monograph, prepared as a conclusion to the Biological Sciences course, investigates interdisciplinarity in the teaching of Biology in Youth and Adult Education (EJA) in a school in the State Public Network of Barreiras-BA. The study addresses the challenges and relevance of interdisciplinarity in teaching Biology in everyday life, influencing students' previous conceptions and contributing to the integral formation of contemporary citizens. The research problem explores the implementation of interdisciplinarity in EJA and the lack of integration of methodologies in the teaching of Biology in EJA. The methodology adopted included qualitative and quantitative analysis, using semi-structured questionnaires applied to 30 students and 6 high school teachers in the EJA modality at Colégio Estadual de Barreirinhas. Participants were selected from three different groups. Students' perception of interdisciplinarity, as well as their experiences in teaching Biology, were examined. The research also explored students' views on the importance of interdisciplinarity, focusing on the subjects they consider most integrated, such as Physical Education, Biology, English, History, Geography and Mathematics. The conclusion of this study offers significant insights to improve interdisciplinarity in Biology teaching at EJA, promoting more effective pedagogical strategies and contributing to a more comprehensive and meaningful educational training for young people and adults in the learning process.Universidade do Estado da BahiaOliveira, Fábio deCarvalho, Ana Jovina Oliveira Vieira deMoreira, Maria de Fátima Santana da SilvaOliveira , Franciellem de Andrade2023-12-12T19:43:48Z2023-12-12T19:43:48Z2023-12-07info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfOLIVEIRA, Franciellem de Andrade. Um olhar Sobre a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na educação de jovens e adultos (EJA). Orientador: Fábio de Oliveira. 2023. 69fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Ciências Humanas, Campus IX, Universidade do Estado da Bahia. Barreiras-BA, 2023https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/4938porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-06-05T16:02:44Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/4938Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-06-05T16:02:44Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar sobre a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na educação de jovens e adultos (EJA)
A Look at Interdisciplinarity in Biology Teaching in Youth and Adult Education (EJA)
title Um olhar sobre a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na educação de jovens e adultos (EJA)
spellingShingle Um olhar sobre a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na educação de jovens e adultos (EJA)
Oliveira , Franciellem de Andrade
Formação integral
Políticas educacionais
Pedgógia
Estratégias
title_short Um olhar sobre a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na educação de jovens e adultos (EJA)
title_full Um olhar sobre a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na educação de jovens e adultos (EJA)
title_fullStr Um olhar sobre a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na educação de jovens e adultos (EJA)
title_full_unstemmed Um olhar sobre a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na educação de jovens e adultos (EJA)
title_sort Um olhar sobre a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na educação de jovens e adultos (EJA)
author Oliveira , Franciellem de Andrade
author_facet Oliveira , Franciellem de Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Fábio de
Carvalho, Ana Jovina Oliveira Vieira de
Moreira, Maria de Fátima Santana da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira , Franciellem de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Formação integral
Políticas educacionais
Pedgógia
Estratégias
topic Formação integral
Políticas educacionais
Pedgógia
Estratégias
description Esta monografia, elaborada como conclusão do curso de Ciências Biológicas, investiga a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola da Rede Pública Estadual de Barreiras-BA. O estudo aborda os desafios e a relevância da interdisciplinaridade no ensino de Biologia no cotidiano, influenciando as concepções prévias dos alunos e contribuindo para a formação integral do cidadão contemporâneo. O problema de pesquisa explora a implementação da interdisciplinaridade na EJA e falta de integração de metodologias no ensino de Biologia na EJA. A metodologia adotada incluiu análise qualitativa e quantitativa, utilizando questionários semiestruturados aplicados a 30 alunos e 6 professores do ensino médio na modalidade EJA no Colégio Estadual de Barreirinhas. Os participantes foram selecionados em três turmas distintas. A percepção dos alunos sobre a interdisciplinaridade, bem como suas experiências no ensino de Biologia, foram examinadas. A pesquisa também explorou a visão dos alunos sobre a importância da interdisciplinaridade, com enfoque nas disciplinas que eles consideram mais integradas, como Educação Física, Biologia, Inglês, História, Geografia e Matemática. A criação deste estudo oferece visões significativas para aprimorar a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na EJA, promovendo estratégias pedagógicas mais eficazes e contribuindo para uma formação educacional mais abrangente e significativa para jovens e adultos em processo de aprendizagem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-12T19:43:48Z
2023-12-12T19:43:48Z
2023-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Franciellem de Andrade. Um olhar Sobre a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na educação de jovens e adultos (EJA). Orientador: Fábio de Oliveira. 2023. 69fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Ciências Humanas, Campus IX, Universidade do Estado da Bahia. Barreiras-BA, 2023
https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/4938
identifier_str_mv OLIVEIRA, Franciellem de Andrade. Um olhar Sobre a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na educação de jovens e adultos (EJA). Orientador: Fábio de Oliveira. 2023. 69fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Ciências Humanas, Campus IX, Universidade do Estado da Bahia. Barreiras-BA, 2023
url https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/4938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131151929737216