Um olhar sobre a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na educação de jovens e adultos (EJA)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/4938 |
Resumo: | Esta monografia, elaborada como conclusão do curso de Ciências Biológicas, investiga a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola da Rede Pública Estadual de Barreiras-BA. O estudo aborda os desafios e a relevância da interdisciplinaridade no ensino de Biologia no cotidiano, influenciando as concepções prévias dos alunos e contribuindo para a formação integral do cidadão contemporâneo. O problema de pesquisa explora a implementação da interdisciplinaridade na EJA e falta de integração de metodologias no ensino de Biologia na EJA. A metodologia adotada incluiu análise qualitativa e quantitativa, utilizando questionários semiestruturados aplicados a 30 alunos e 6 professores do ensino médio na modalidade EJA no Colégio Estadual de Barreirinhas. Os participantes foram selecionados em três turmas distintas. A percepção dos alunos sobre a interdisciplinaridade, bem como suas experiências no ensino de Biologia, foram examinadas. A pesquisa também explorou a visão dos alunos sobre a importância da interdisciplinaridade, com enfoque nas disciplinas que eles consideram mais integradas, como Educação Física, Biologia, Inglês, História, Geografia e Matemática. A criação deste estudo oferece visões significativas para aprimorar a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na EJA, promovendo estratégias pedagógicas mais eficazes e contribuindo para uma formação educacional mais abrangente e significativa para jovens e adultos em processo de aprendizagem. |
id |
UNEB-8_faebed2fe77756c69cc312a1e068a70a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/4938 |
network_acronym_str |
UNEB-8 |
network_name_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository_id_str |
|
spelling |
Um olhar sobre a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na educação de jovens e adultos (EJA)A Look at Interdisciplinarity in Biology Teaching in Youth and Adult Education (EJA)Formação integralPolíticas educacionaisPedgógiaEstratégiasEsta monografia, elaborada como conclusão do curso de Ciências Biológicas, investiga a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola da Rede Pública Estadual de Barreiras-BA. O estudo aborda os desafios e a relevância da interdisciplinaridade no ensino de Biologia no cotidiano, influenciando as concepções prévias dos alunos e contribuindo para a formação integral do cidadão contemporâneo. O problema de pesquisa explora a implementação da interdisciplinaridade na EJA e falta de integração de metodologias no ensino de Biologia na EJA. A metodologia adotada incluiu análise qualitativa e quantitativa, utilizando questionários semiestruturados aplicados a 30 alunos e 6 professores do ensino médio na modalidade EJA no Colégio Estadual de Barreirinhas. Os participantes foram selecionados em três turmas distintas. A percepção dos alunos sobre a interdisciplinaridade, bem como suas experiências no ensino de Biologia, foram examinadas. A pesquisa também explorou a visão dos alunos sobre a importância da interdisciplinaridade, com enfoque nas disciplinas que eles consideram mais integradas, como Educação Física, Biologia, Inglês, História, Geografia e Matemática. A criação deste estudo oferece visões significativas para aprimorar a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na EJA, promovendo estratégias pedagógicas mais eficazes e contribuindo para uma formação educacional mais abrangente e significativa para jovens e adultos em processo de aprendizagem.This monograph, prepared as a conclusion to the Biological Sciences course, investigates interdisciplinarity in the teaching of Biology in Youth and Adult Education (EJA) in a school in the State Public Network of Barreiras-BA. The study addresses the challenges and relevance of interdisciplinarity in teaching Biology in everyday life, influencing students' previous conceptions and contributing to the integral formation of contemporary citizens. The research problem explores the implementation of interdisciplinarity in EJA and the lack of integration of methodologies in the teaching of Biology in EJA. The methodology adopted included qualitative and quantitative analysis, using semi-structured questionnaires applied to 30 students and 6 high school teachers in the EJA modality at Colégio Estadual de Barreirinhas. Participants were selected from three different groups. Students' perception of interdisciplinarity, as well as their experiences in teaching Biology, were examined. The research also explored students' views on the importance of interdisciplinarity, focusing on the subjects they consider most integrated, such as Physical Education, Biology, English, History, Geography and Mathematics. The conclusion of this study offers significant insights to improve interdisciplinarity in Biology teaching at EJA, promoting more effective pedagogical strategies and contributing to a more comprehensive and meaningful educational training for young people and adults in the learning process.Universidade do Estado da BahiaOliveira, Fábio deCarvalho, Ana Jovina Oliveira Vieira deMoreira, Maria de Fátima Santana da SilvaOliveira , Franciellem de Andrade2023-12-12T19:43:48Z2023-12-12T19:43:48Z2023-12-07info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfOLIVEIRA, Franciellem de Andrade. Um olhar Sobre a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na educação de jovens e adultos (EJA). Orientador: Fábio de Oliveira. 2023. 69fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Ciências Humanas, Campus IX, Universidade do Estado da Bahia. Barreiras-BA, 2023https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/4938porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-06-05T16:02:44Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/4938Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-06-05T16:02:44Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um olhar sobre a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na educação de jovens e adultos (EJA) A Look at Interdisciplinarity in Biology Teaching in Youth and Adult Education (EJA) |
title |
Um olhar sobre a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na educação de jovens e adultos (EJA) |
spellingShingle |
Um olhar sobre a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na educação de jovens e adultos (EJA) Oliveira , Franciellem de Andrade Formação integral Políticas educacionais Pedgógia Estratégias |
title_short |
Um olhar sobre a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na educação de jovens e adultos (EJA) |
title_full |
Um olhar sobre a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na educação de jovens e adultos (EJA) |
title_fullStr |
Um olhar sobre a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na educação de jovens e adultos (EJA) |
title_full_unstemmed |
Um olhar sobre a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na educação de jovens e adultos (EJA) |
title_sort |
Um olhar sobre a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na educação de jovens e adultos (EJA) |
author |
Oliveira , Franciellem de Andrade |
author_facet |
Oliveira , Franciellem de Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Fábio de Carvalho, Ana Jovina Oliveira Vieira de Moreira, Maria de Fátima Santana da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira , Franciellem de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação integral Políticas educacionais Pedgógia Estratégias |
topic |
Formação integral Políticas educacionais Pedgógia Estratégias |
description |
Esta monografia, elaborada como conclusão do curso de Ciências Biológicas, investiga a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola da Rede Pública Estadual de Barreiras-BA. O estudo aborda os desafios e a relevância da interdisciplinaridade no ensino de Biologia no cotidiano, influenciando as concepções prévias dos alunos e contribuindo para a formação integral do cidadão contemporâneo. O problema de pesquisa explora a implementação da interdisciplinaridade na EJA e falta de integração de metodologias no ensino de Biologia na EJA. A metodologia adotada incluiu análise qualitativa e quantitativa, utilizando questionários semiestruturados aplicados a 30 alunos e 6 professores do ensino médio na modalidade EJA no Colégio Estadual de Barreirinhas. Os participantes foram selecionados em três turmas distintas. A percepção dos alunos sobre a interdisciplinaridade, bem como suas experiências no ensino de Biologia, foram examinadas. A pesquisa também explorou a visão dos alunos sobre a importância da interdisciplinaridade, com enfoque nas disciplinas que eles consideram mais integradas, como Educação Física, Biologia, Inglês, História, Geografia e Matemática. A criação deste estudo oferece visões significativas para aprimorar a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na EJA, promovendo estratégias pedagógicas mais eficazes e contribuindo para uma formação educacional mais abrangente e significativa para jovens e adultos em processo de aprendizagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-12T19:43:48Z 2023-12-12T19:43:48Z 2023-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Franciellem de Andrade. Um olhar Sobre a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na educação de jovens e adultos (EJA). Orientador: Fábio de Oliveira. 2023. 69fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Ciências Humanas, Campus IX, Universidade do Estado da Bahia. Barreiras-BA, 2023 https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/4938 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Franciellem de Andrade. Um olhar Sobre a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na educação de jovens e adultos (EJA). Orientador: Fábio de Oliveira. 2023. 69fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Ciências Humanas, Campus IX, Universidade do Estado da Bahia. Barreiras-BA, 2023 |
url |
https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/4938 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
collection |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository.name.fl_str_mv |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br |
_version_ |
1802131151929737216 |