A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ARTICULADORA NA PRODUÇÃO DE SABERES E NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hames, Clarinês
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Frison, Marli Dallagnol, Araújo, Maria Cristina Pansera de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3957
Resumo: O presente texto analisa a elaboração e o desenvolvimento de uma proposta de ensino que traz na sua concepção a Educação Ambiental como fundamento. Reflete sobre a importância da educação formal voltada para a produção de um conhecimento escolar que permita o desenvolvimento da consciência ambiental. Mostra que propostas de ensino produzidas a partir de uma problemática ambiental e articuladas aos conhecimentos cotidianos são capazes de proporcionar aos indivíduos melhor compreensão da natureza complexa do ambiente. Destaca que o ensino desenvolvido numa perspectiva interdisciplinar além de superar a fragmentação e linearidade dos conteúdos escolares permite formar conceitos de procedimentos, atitudes e habilidades e, competências para tomadas de decisões qualificadas e responsáveis quanto às intervenções futuras no ambiente. Salienta a necessidade de inclusão da educação ambiental nos cursos de formação de professores e do reconhecimento do professor de escola como autor do currículo desenvolvido.
id FURG-9_7577181b43a05e62f9e4028b367009a0
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3957
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ARTICULADORA NA PRODUÇÃO DE SABERES E NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTALSituação de Estudogeração e gerenciamento de resíduos sólidosformação docentedesenvolvimento da consciência ambiental.O presente texto analisa a elaboração e o desenvolvimento de uma proposta de ensino que traz na sua concepção a Educação Ambiental como fundamento. Reflete sobre a importância da educação formal voltada para a produção de um conhecimento escolar que permita o desenvolvimento da consciência ambiental. Mostra que propostas de ensino produzidas a partir de uma problemática ambiental e articuladas aos conhecimentos cotidianos são capazes de proporcionar aos indivíduos melhor compreensão da natureza complexa do ambiente. Destaca que o ensino desenvolvido numa perspectiva interdisciplinar além de superar a fragmentação e linearidade dos conteúdos escolares permite formar conceitos de procedimentos, atitudes e habilidades e, competências para tomadas de decisões qualificadas e responsáveis quanto às intervenções futuras no ambiente. Salienta a necessidade de inclusão da educação ambiental nos cursos de formação de professores e do reconhecimento do professor de escola como autor do currículo desenvolvido.Lepidus2013-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/395710.14295/remea.v23i0.3957REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 23 (2009): Volume 23 : julho a dezembro de 20091517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3957/2353Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessHames, ClarinêsFrison, Marli DallagnolAraújo, Maria Cristina Pansera de2020-08-14T19:59:21Zoai:periodicos.furg.br:article/3957Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:21Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ARTICULADORA NA PRODUÇÃO DE SABERES E NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
title A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ARTICULADORA NA PRODUÇÃO DE SABERES E NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
spellingShingle A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ARTICULADORA NA PRODUÇÃO DE SABERES E NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
Hames, Clarinês
Situação de Estudo
geração e gerenciamento de resíduos sólidos
formação docente
desenvolvimento da consciência ambiental.
title_short A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ARTICULADORA NA PRODUÇÃO DE SABERES E NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
title_full A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ARTICULADORA NA PRODUÇÃO DE SABERES E NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
title_fullStr A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ARTICULADORA NA PRODUÇÃO DE SABERES E NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ARTICULADORA NA PRODUÇÃO DE SABERES E NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
title_sort A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ARTICULADORA NA PRODUÇÃO DE SABERES E NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
author Hames, Clarinês
author_facet Hames, Clarinês
Frison, Marli Dallagnol
Araújo, Maria Cristina Pansera de
author_role author
author2 Frison, Marli Dallagnol
Araújo, Maria Cristina Pansera de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hames, Clarinês
Frison, Marli Dallagnol
Araújo, Maria Cristina Pansera de
dc.subject.por.fl_str_mv Situação de Estudo
geração e gerenciamento de resíduos sólidos
formação docente
desenvolvimento da consciência ambiental.
topic Situação de Estudo
geração e gerenciamento de resíduos sólidos
formação docente
desenvolvimento da consciência ambiental.
description O presente texto analisa a elaboração e o desenvolvimento de uma proposta de ensino que traz na sua concepção a Educação Ambiental como fundamento. Reflete sobre a importância da educação formal voltada para a produção de um conhecimento escolar que permita o desenvolvimento da consciência ambiental. Mostra que propostas de ensino produzidas a partir de uma problemática ambiental e articuladas aos conhecimentos cotidianos são capazes de proporcionar aos indivíduos melhor compreensão da natureza complexa do ambiente. Destaca que o ensino desenvolvido numa perspectiva interdisciplinar além de superar a fragmentação e linearidade dos conteúdos escolares permite formar conceitos de procedimentos, atitudes e habilidades e, competências para tomadas de decisões qualificadas e responsáveis quanto às intervenções futuras no ambiente. Salienta a necessidade de inclusão da educação ambiental nos cursos de formação de professores e do reconhecimento do professor de escola como autor do currículo desenvolvido.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3957
10.14295/remea.v23i0.3957
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3957
identifier_str_mv 10.14295/remea.v23i0.3957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3957/2353
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 23 (2009): Volume 23 : julho a dezembro de 2009
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783983570944