Documentos del plan de estudios nacional y enseñanza de la ciencia y la biología
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12387 |
Resumo: | O modo como o currículo é construído mostra que tipo de estudante se quer formar. Por isso, a análise curricular pode evidenciar interesses da instituição que o constrói. É importante analisar e discutir os documentos curriculares nacionais porque eles representam a base legal para a construção dos currículos nacionais. O objetivo desse trabalho foi identificar e analisar os objetivos de ensino presentes em documentos curriculares nacionais – Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dos Ensinos Fundamental e Médio – relacionados à área de Ensino de Ciências da Natureza e Biologia, através de uma pesquisa documental. Os PCN, tanto do ensino fundamental quanto do médio, trazem o “para quê” dos conteúdos, enquanto que a BNCC traz uma maior preocupação para com as competências e habilidades. |
id |
UFFS-2_44db396c174ae9080d2fe88f2213b0cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12387 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Documentos del plan de estudios nacional y enseñanza de la ciencia y la biologíaNational Curriculum Documents and Science and Biology TeachingOs Documentos Curriculares Nacionais e o Ensino de Ciências e BiologiaO modo como o currículo é construído mostra que tipo de estudante se quer formar. Por isso, a análise curricular pode evidenciar interesses da instituição que o constrói. É importante analisar e discutir os documentos curriculares nacionais porque eles representam a base legal para a construção dos currículos nacionais. O objetivo desse trabalho foi identificar e analisar os objetivos de ensino presentes em documentos curriculares nacionais – Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dos Ensinos Fundamental e Médio – relacionados à área de Ensino de Ciências da Natureza e Biologia, através de uma pesquisa documental. Os PCN, tanto do ensino fundamental quanto do médio, trazem o “para quê” dos conteúdos, enquanto que a BNCC traz uma maior preocupação para com as competências e habilidades.La forma en que se construye el plan de estudios muestra qué tipo de estudiante desea graduar. Por lo tanto, el análisis curricular puede resaltar los intereses de la institución que lo construye. Es importante analizar y discutir los documentos curriculares nacionales porque representan la base legal para la construcción de los planes de estudio nacionales. El objetivo de este trabajo fue identificar y analizar los objetivos docentes presentes en los documentos curriculares nacionales - Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Parâmetros Curriculares Nacionais para Ensino Médio y el Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - relacionados con la área de Docencia de Ciencias Naturales y Biología, através de la investigación documental. Los PCNs, tanto de primaria como de secundaria, aportan el "para qué" de los contenidos, mientras que el BNCC aporta una mayor preocupación por las competencias y habilidades.The way that curriculum is written shows what kind of student one wants to shape. Therefore, curriculum analysis can highlight the interests of the institution that writes it. It is important to analyze and discuss the national curriculum documents, because they represent the legal basis for the construction of national curriculum. The objective of this paper was to identify and analyze the teaching objectives presented in national curriculum documents – National Curriculum Parameters (PCN), National Curriculum Parameters for Secondary Education and Common National Curriculum Base (BNCC) – related to the area of Nature Science and Biology Teaching, through a documentary research. PCN, both for elementary and high school, brings the "for what" of the contents, while BNCC brings a greater concern for the competencies and abilities.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1238710.36661/2595-4520.2022v5n3.12387Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 3 (2022): Revista Insignare Scientia; 174-1912595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12387/8539Copyright (c) 2022 Letícia Medeiros Larroyd, Leandro Dusohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLarroyd, Letícia MedeirosDuso, Leandro2022-08-22T17:32:45Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12387Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-08-22T17:32:45Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Documentos del plan de estudios nacional y enseñanza de la ciencia y la biología National Curriculum Documents and Science and Biology Teaching Os Documentos Curriculares Nacionais e o Ensino de Ciências e Biologia |
title |
Documentos del plan de estudios nacional y enseñanza de la ciencia y la biología |
spellingShingle |
Documentos del plan de estudios nacional y enseñanza de la ciencia y la biología Larroyd, Letícia Medeiros |
title_short |
Documentos del plan de estudios nacional y enseñanza de la ciencia y la biología |
title_full |
Documentos del plan de estudios nacional y enseñanza de la ciencia y la biología |
title_fullStr |
Documentos del plan de estudios nacional y enseñanza de la ciencia y la biología |
title_full_unstemmed |
Documentos del plan de estudios nacional y enseñanza de la ciencia y la biología |
title_sort |
Documentos del plan de estudios nacional y enseñanza de la ciencia y la biología |
author |
Larroyd, Letícia Medeiros |
author_facet |
Larroyd, Letícia Medeiros Duso, Leandro |
author_role |
author |
author2 |
Duso, Leandro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Larroyd, Letícia Medeiros Duso, Leandro |
description |
O modo como o currículo é construído mostra que tipo de estudante se quer formar. Por isso, a análise curricular pode evidenciar interesses da instituição que o constrói. É importante analisar e discutir os documentos curriculares nacionais porque eles representam a base legal para a construção dos currículos nacionais. O objetivo desse trabalho foi identificar e analisar os objetivos de ensino presentes em documentos curriculares nacionais – Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dos Ensinos Fundamental e Médio – relacionados à área de Ensino de Ciências da Natureza e Biologia, através de uma pesquisa documental. Os PCN, tanto do ensino fundamental quanto do médio, trazem o “para quê” dos conteúdos, enquanto que a BNCC traz uma maior preocupação para com as competências e habilidades. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12387 10.36661/2595-4520.2022v5n3.12387 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12387 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2022v5n3.12387 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12387/8539 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Letícia Medeiros Larroyd, Leandro Duso http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Letícia Medeiros Larroyd, Leandro Duso http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 3 (2022): Revista Insignare Scientia; 174-191 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613312147456 |