Documentos del plan de estudios nacional y enseñanza de la ciencia y la biología

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Larroyd, Letícia Medeiros
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Duso, Leandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12387
Resumo: O modo como o currículo é construído mostra que tipo de estudante se quer formar. Por isso, a análise curricular pode evidenciar interesses da instituição que o constrói. É importante analisar e discutir os documentos curriculares nacionais porque eles representam a base legal para a construção dos currículos nacionais. O objetivo desse trabalho foi identificar e analisar os objetivos de ensino presentes em documentos curriculares nacionais – Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dos Ensinos Fundamental e Médio – relacionados à área de Ensino de Ciências da Natureza e Biologia, através de uma pesquisa documental. Os PCN, tanto do ensino fundamental quanto do médio, trazem o “para quê” dos conteúdos, enquanto que a BNCC traz uma maior preocupação para com as competências e habilidades.
id UFFS-2_44db396c174ae9080d2fe88f2213b0cf
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12387
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Documentos del plan de estudios nacional y enseñanza de la ciencia y la biologíaNational Curriculum Documents and Science and Biology TeachingOs Documentos Curriculares Nacionais e o Ensino de Ciências e BiologiaO modo como o currículo é construído mostra que tipo de estudante se quer formar. Por isso, a análise curricular pode evidenciar interesses da instituição que o constrói. É importante analisar e discutir os documentos curriculares nacionais porque eles representam a base legal para a construção dos currículos nacionais. O objetivo desse trabalho foi identificar e analisar os objetivos de ensino presentes em documentos curriculares nacionais – Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dos Ensinos Fundamental e Médio – relacionados à área de Ensino de Ciências da Natureza e Biologia, através de uma pesquisa documental. Os PCN, tanto do ensino fundamental quanto do médio, trazem o “para quê” dos conteúdos, enquanto que a BNCC traz uma maior preocupação para com as competências e habilidades.La forma en que se construye el plan de estudios muestra qué tipo de estudiante desea graduar. Por lo tanto, el análisis curricular puede resaltar los intereses de la institución que lo construye. Es importante analizar y discutir los documentos curriculares nacionales porque representan la base legal para la construcción de los planes de estudio nacionales. El objetivo de este trabajo fue identificar y analizar los objetivos docentes presentes en los documentos curriculares nacionales - Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Parâmetros Curriculares Nacionais para Ensino Médio y el Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - relacionados con la área de Docencia de Ciencias Naturales y Biología, através de la investigación documental. Los PCNs, tanto de primaria como de secundaria, aportan el "para qué" de los contenidos, mientras que el BNCC aporta una mayor preocupación por las competencias y habilidades.The way that curriculum is written shows what kind of student one wants to shape. Therefore, curriculum analysis can highlight the interests of the institution that writes it. It is important to analyze and discuss the national curriculum documents, because they represent the legal basis for the construction of national curriculum. The objective of this paper was to identify and analyze the teaching objectives presented in national curriculum documents – National Curriculum Parameters (PCN), National Curriculum Parameters for Secondary Education and Common National Curriculum Base (BNCC) – related to the area of Nature Science and Biology Teaching, through a documentary research. PCN, both for elementary and high school, brings the "for what" of the contents, while BNCC brings a greater concern for the competencies and abilities.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1238710.36661/2595-4520.2022v5n3.12387Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 3 (2022): Revista Insignare Scientia; 174-1912595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12387/8539Copyright (c) 2022 Letícia Medeiros Larroyd, Leandro Dusohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLarroyd, Letícia MedeirosDuso, Leandro2022-08-22T17:32:45Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12387Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-08-22T17:32:45Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Documentos del plan de estudios nacional y enseñanza de la ciencia y la biología
National Curriculum Documents and Science and Biology Teaching
Os Documentos Curriculares Nacionais e o Ensino de Ciências e Biologia
title Documentos del plan de estudios nacional y enseñanza de la ciencia y la biología
spellingShingle Documentos del plan de estudios nacional y enseñanza de la ciencia y la biología
Larroyd, Letícia Medeiros
title_short Documentos del plan de estudios nacional y enseñanza de la ciencia y la biología
title_full Documentos del plan de estudios nacional y enseñanza de la ciencia y la biología
title_fullStr Documentos del plan de estudios nacional y enseñanza de la ciencia y la biología
title_full_unstemmed Documentos del plan de estudios nacional y enseñanza de la ciencia y la biología
title_sort Documentos del plan de estudios nacional y enseñanza de la ciencia y la biología
author Larroyd, Letícia Medeiros
author_facet Larroyd, Letícia Medeiros
Duso, Leandro
author_role author
author2 Duso, Leandro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Larroyd, Letícia Medeiros
Duso, Leandro
description O modo como o currículo é construído mostra que tipo de estudante se quer formar. Por isso, a análise curricular pode evidenciar interesses da instituição que o constrói. É importante analisar e discutir os documentos curriculares nacionais porque eles representam a base legal para a construção dos currículos nacionais. O objetivo desse trabalho foi identificar e analisar os objetivos de ensino presentes em documentos curriculares nacionais – Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dos Ensinos Fundamental e Médio – relacionados à área de Ensino de Ciências da Natureza e Biologia, através de uma pesquisa documental. Os PCN, tanto do ensino fundamental quanto do médio, trazem o “para quê” dos conteúdos, enquanto que a BNCC traz uma maior preocupação para com as competências e habilidades.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12387
10.36661/2595-4520.2022v5n3.12387
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12387
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2022v5n3.12387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12387/8539
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Letícia Medeiros Larroyd, Leandro Duso
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Letícia Medeiros Larroyd, Leandro Duso
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 3 (2022): Revista Insignare Scientia; 174-191
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613312147456