Investigação-formação-ação na Prática de Ensino da Licenciatura em Ciências Biológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Emmel, Rúbia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pansera-de-Araújo, Maria Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/8262
Resumo: A investigação-formação-ação é a proposta que se apresenta nesta pesquisa considerando suas contribuições no contexto da prática de ensino para a formação inicial de professores na licenciatura em Ciências Biológicas. A pesquisa teve como objetivo geral: conhecer o caráter constitutivo do currículo a partir da compreensão das relações entre as concepções de currículo e livro didático de licenciandos em Ciências Biológicas. Os movimentos formativos experienciados pelos sujeitos foram analisados nesta pesquisa, através das escritas narrativas em diários de bordo. As reflexões dos licenciandos desencadearam problemas formativos, apresentados nesta investigação-formação-ação em quatro espirais reflexivas: 1) Construindo o processo de investigação do currículo e livro didático na formação inicial de professores de Ciências Biológicas; 2) Espiral reflexiva desencadeada pelo planejamento e intervenção em um componente de Prática de Ensino, expressas nas constatações, marcas e amarras do currículo; 3) O livro didático no currículo e na Licenciatura em Ciências Biológicas; 4) A evolução e significação das concepções de currículo dos licenciandos de Ciências Biológicas no processo de formação inicial. Portanto, o valor formativo das reflexões em histórias narradas, destacou a necessidade da formação inicial reservar um tempo maior aos estudos reflexivos das relações entre currículo e livro didático.
id UFFS-2_4a06f56f524fd0b149567173dc578e7e
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/8262
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Investigação-formação-ação na Prática de Ensino da Licenciatura em Ciências BiológicasA investigação-formação-ação é a proposta que se apresenta nesta pesquisa considerando suas contribuições no contexto da prática de ensino para a formação inicial de professores na licenciatura em Ciências Biológicas. A pesquisa teve como objetivo geral: conhecer o caráter constitutivo do currículo a partir da compreensão das relações entre as concepções de currículo e livro didático de licenciandos em Ciências Biológicas. Os movimentos formativos experienciados pelos sujeitos foram analisados nesta pesquisa, através das escritas narrativas em diários de bordo. As reflexões dos licenciandos desencadearam problemas formativos, apresentados nesta investigação-formação-ação em quatro espirais reflexivas: 1) Construindo o processo de investigação do currículo e livro didático na formação inicial de professores de Ciências Biológicas; 2) Espiral reflexiva desencadeada pelo planejamento e intervenção em um componente de Prática de Ensino, expressas nas constatações, marcas e amarras do currículo; 3) O livro didático no currículo e na Licenciatura em Ciências Biológicas; 4) A evolução e significação das concepções de currículo dos licenciandos de Ciências Biológicas no processo de formação inicial. Portanto, o valor formativo das reflexões em histórias narradas, destacou a necessidade da formação inicial reservar um tempo maior aos estudos reflexivos das relações entre currículo e livro didático.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/826210.36661/2595-4520.2019v2i2.8262Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 2 (2019): Revista Insignare Scientia; 292 -3122595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/8262/7226Copyright (c) 2019 Rúbia Emmel, Maria Cristina Pansera-de-Araújohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEmmel, RúbiaPansera-de-Araújo, Maria Cristina2021-07-13T05:27:13Zoai:ojs.192.168.253.137:article/8262Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:27:13Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigação-formação-ação na Prática de Ensino da Licenciatura em Ciências Biológicas
title Investigação-formação-ação na Prática de Ensino da Licenciatura em Ciências Biológicas
spellingShingle Investigação-formação-ação na Prática de Ensino da Licenciatura em Ciências Biológicas
Emmel, Rúbia
title_short Investigação-formação-ação na Prática de Ensino da Licenciatura em Ciências Biológicas
title_full Investigação-formação-ação na Prática de Ensino da Licenciatura em Ciências Biológicas
title_fullStr Investigação-formação-ação na Prática de Ensino da Licenciatura em Ciências Biológicas
title_full_unstemmed Investigação-formação-ação na Prática de Ensino da Licenciatura em Ciências Biológicas
title_sort Investigação-formação-ação na Prática de Ensino da Licenciatura em Ciências Biológicas
author Emmel, Rúbia
author_facet Emmel, Rúbia
Pansera-de-Araújo, Maria Cristina
author_role author
author2 Pansera-de-Araújo, Maria Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Emmel, Rúbia
Pansera-de-Araújo, Maria Cristina
description A investigação-formação-ação é a proposta que se apresenta nesta pesquisa considerando suas contribuições no contexto da prática de ensino para a formação inicial de professores na licenciatura em Ciências Biológicas. A pesquisa teve como objetivo geral: conhecer o caráter constitutivo do currículo a partir da compreensão das relações entre as concepções de currículo e livro didático de licenciandos em Ciências Biológicas. Os movimentos formativos experienciados pelos sujeitos foram analisados nesta pesquisa, através das escritas narrativas em diários de bordo. As reflexões dos licenciandos desencadearam problemas formativos, apresentados nesta investigação-formação-ação em quatro espirais reflexivas: 1) Construindo o processo de investigação do currículo e livro didático na formação inicial de professores de Ciências Biológicas; 2) Espiral reflexiva desencadeada pelo planejamento e intervenção em um componente de Prática de Ensino, expressas nas constatações, marcas e amarras do currículo; 3) O livro didático no currículo e na Licenciatura em Ciências Biológicas; 4) A evolução e significação das concepções de currículo dos licenciandos de Ciências Biológicas no processo de formação inicial. Portanto, o valor formativo das reflexões em histórias narradas, destacou a necessidade da formação inicial reservar um tempo maior aos estudos reflexivos das relações entre currículo e livro didático.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/8262
10.36661/2595-4520.2019v2i2.8262
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/8262
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2019v2i2.8262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/8262/7226
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Rúbia Emmel, Maria Cristina Pansera-de-Araújo
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Rúbia Emmel, Maria Cristina Pansera-de-Araújo
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 2 (2019): Revista Insignare Scientia; 292 -312
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221611937464320