Investigação-formação-ação na Prática de Ensino da Licenciatura em Ciências Biológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/8262 |
Resumo: | A investigação-formação-ação é a proposta que se apresenta nesta pesquisa considerando suas contribuições no contexto da prática de ensino para a formação inicial de professores na licenciatura em Ciências Biológicas. A pesquisa teve como objetivo geral: conhecer o caráter constitutivo do currículo a partir da compreensão das relações entre as concepções de currículo e livro didático de licenciandos em Ciências Biológicas. Os movimentos formativos experienciados pelos sujeitos foram analisados nesta pesquisa, através das escritas narrativas em diários de bordo. As reflexões dos licenciandos desencadearam problemas formativos, apresentados nesta investigação-formação-ação em quatro espirais reflexivas: 1) Construindo o processo de investigação do currículo e livro didático na formação inicial de professores de Ciências Biológicas; 2) Espiral reflexiva desencadeada pelo planejamento e intervenção em um componente de Prática de Ensino, expressas nas constatações, marcas e amarras do currículo; 3) O livro didático no currículo e na Licenciatura em Ciências Biológicas; 4) A evolução e significação das concepções de currículo dos licenciandos de Ciências Biológicas no processo de formação inicial. Portanto, o valor formativo das reflexões em histórias narradas, destacou a necessidade da formação inicial reservar um tempo maior aos estudos reflexivos das relações entre currículo e livro didático. |
id |
UFFS-2_4a06f56f524fd0b149567173dc578e7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/8262 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Investigação-formação-ação na Prática de Ensino da Licenciatura em Ciências BiológicasA investigação-formação-ação é a proposta que se apresenta nesta pesquisa considerando suas contribuições no contexto da prática de ensino para a formação inicial de professores na licenciatura em Ciências Biológicas. A pesquisa teve como objetivo geral: conhecer o caráter constitutivo do currículo a partir da compreensão das relações entre as concepções de currículo e livro didático de licenciandos em Ciências Biológicas. Os movimentos formativos experienciados pelos sujeitos foram analisados nesta pesquisa, através das escritas narrativas em diários de bordo. As reflexões dos licenciandos desencadearam problemas formativos, apresentados nesta investigação-formação-ação em quatro espirais reflexivas: 1) Construindo o processo de investigação do currículo e livro didático na formação inicial de professores de Ciências Biológicas; 2) Espiral reflexiva desencadeada pelo planejamento e intervenção em um componente de Prática de Ensino, expressas nas constatações, marcas e amarras do currículo; 3) O livro didático no currículo e na Licenciatura em Ciências Biológicas; 4) A evolução e significação das concepções de currículo dos licenciandos de Ciências Biológicas no processo de formação inicial. Portanto, o valor formativo das reflexões em histórias narradas, destacou a necessidade da formação inicial reservar um tempo maior aos estudos reflexivos das relações entre currículo e livro didático.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/826210.36661/2595-4520.2019v2i2.8262Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 2 (2019): Revista Insignare Scientia; 292 -3122595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/8262/7226Copyright (c) 2019 Rúbia Emmel, Maria Cristina Pansera-de-Araújohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEmmel, RúbiaPansera-de-Araújo, Maria Cristina2021-07-13T05:27:13Zoai:ojs.192.168.253.137:article/8262Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:27:13Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigação-formação-ação na Prática de Ensino da Licenciatura em Ciências Biológicas |
title |
Investigação-formação-ação na Prática de Ensino da Licenciatura em Ciências Biológicas |
spellingShingle |
Investigação-formação-ação na Prática de Ensino da Licenciatura em Ciências Biológicas Emmel, Rúbia |
title_short |
Investigação-formação-ação na Prática de Ensino da Licenciatura em Ciências Biológicas |
title_full |
Investigação-formação-ação na Prática de Ensino da Licenciatura em Ciências Biológicas |
title_fullStr |
Investigação-formação-ação na Prática de Ensino da Licenciatura em Ciências Biológicas |
title_full_unstemmed |
Investigação-formação-ação na Prática de Ensino da Licenciatura em Ciências Biológicas |
title_sort |
Investigação-formação-ação na Prática de Ensino da Licenciatura em Ciências Biológicas |
author |
Emmel, Rúbia |
author_facet |
Emmel, Rúbia Pansera-de-Araújo, Maria Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Pansera-de-Araújo, Maria Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Emmel, Rúbia Pansera-de-Araújo, Maria Cristina |
description |
A investigação-formação-ação é a proposta que se apresenta nesta pesquisa considerando suas contribuições no contexto da prática de ensino para a formação inicial de professores na licenciatura em Ciências Biológicas. A pesquisa teve como objetivo geral: conhecer o caráter constitutivo do currículo a partir da compreensão das relações entre as concepções de currículo e livro didático de licenciandos em Ciências Biológicas. Os movimentos formativos experienciados pelos sujeitos foram analisados nesta pesquisa, através das escritas narrativas em diários de bordo. As reflexões dos licenciandos desencadearam problemas formativos, apresentados nesta investigação-formação-ação em quatro espirais reflexivas: 1) Construindo o processo de investigação do currículo e livro didático na formação inicial de professores de Ciências Biológicas; 2) Espiral reflexiva desencadeada pelo planejamento e intervenção em um componente de Prática de Ensino, expressas nas constatações, marcas e amarras do currículo; 3) O livro didático no currículo e na Licenciatura em Ciências Biológicas; 4) A evolução e significação das concepções de currículo dos licenciandos de Ciências Biológicas no processo de formação inicial. Portanto, o valor formativo das reflexões em histórias narradas, destacou a necessidade da formação inicial reservar um tempo maior aos estudos reflexivos das relações entre currículo e livro didático. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/8262 10.36661/2595-4520.2019v2i2.8262 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/8262 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2019v2i2.8262 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/8262/7226 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Rúbia Emmel, Maria Cristina Pansera-de-Araújo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Rúbia Emmel, Maria Cristina Pansera-de-Araújo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 2 (2019): Revista Insignare Scientia; 292 -312 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221611937464320 |