A Experimentação no Ensino de Ciências: um Estudo no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia Stoll, Vitor
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Carvalho Bica, Alessandro, Coutinho, Cadidja, da Rosa Osório, Ticiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11468
Resumo: Este artigo apresenta um recorte dos estudos desenvolvidos no Mestrado Acadêmico em Ensino (MAE) vinculado a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), tendo como temática a Experimentação no Ensino de Ciências. Objetivou-se conhecer as vantagens e os desafios da Experimentação no Ensino de Ciências destacadas pela literatura. Metodologicamente caracterizou-se como uma investigação de natureza qualitativa e procedimentalmente como uma pesquisa bibliográfica. Os dados empíricos foram obtidos no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, analisados através da Análise de Conteúdo. Resultados indicam que a autonomia na formulação de hipóteses, construção de ideias entre os pares, desenvolvimento argumentativo e maior possibilidade de interatividade intelectual, física e social são as principais vantagens da Experimentação no Ensino de Ciências. Para que essas vantagens sejam efetivadas necessita-se superar algumas fragilidades, tais como, a utilização da Experimentação restrita ao laboratório, a promoção do caráter lúdico, motivador e vinculado aos sentidos e a neutralidade dessa metodologia. Conclui-se que a Experimentação deve interligar-se aos objetivos pedagógicos, de modo que, haja diálogo entre professores e estudantes a fim de proporcionar a emancipação do pensamento crítico.
id UFFS-2_4ee50f8e5b0bde3046242bb333dcad6b
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11468
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling A Experimentação no Ensino de Ciências: um Estudo no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPESEste artigo apresenta um recorte dos estudos desenvolvidos no Mestrado Acadêmico em Ensino (MAE) vinculado a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), tendo como temática a Experimentação no Ensino de Ciências. Objetivou-se conhecer as vantagens e os desafios da Experimentação no Ensino de Ciências destacadas pela literatura. Metodologicamente caracterizou-se como uma investigação de natureza qualitativa e procedimentalmente como uma pesquisa bibliográfica. Os dados empíricos foram obtidos no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, analisados através da Análise de Conteúdo. Resultados indicam que a autonomia na formulação de hipóteses, construção de ideias entre os pares, desenvolvimento argumentativo e maior possibilidade de interatividade intelectual, física e social são as principais vantagens da Experimentação no Ensino de Ciências. Para que essas vantagens sejam efetivadas necessita-se superar algumas fragilidades, tais como, a utilização da Experimentação restrita ao laboratório, a promoção do caráter lúdico, motivador e vinculado aos sentidos e a neutralidade dessa metodologia. Conclui-se que a Experimentação deve interligar-se aos objetivos pedagógicos, de modo que, haja diálogo entre professores e estudantes a fim de proporcionar a emancipação do pensamento crítico.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1146810.36661/2595-4520.2020v3i2.11468Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 292-3102595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11468/7484Copyright (c) 2020 Vitor Garcia Stoll, Alessandro Carvalho Bica, Cadidja Coutinho, Ticiane da Rosa Osóriohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGarcia Stoll, VitorCarvalho Bica, AlessandroCoutinho, Cadidjada Rosa Osório, Ticiane2021-07-13T05:23:39Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11468Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:23:39Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Experimentação no Ensino de Ciências: um Estudo no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES
title A Experimentação no Ensino de Ciências: um Estudo no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES
spellingShingle A Experimentação no Ensino de Ciências: um Estudo no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES
Garcia Stoll, Vitor
title_short A Experimentação no Ensino de Ciências: um Estudo no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES
title_full A Experimentação no Ensino de Ciências: um Estudo no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES
title_fullStr A Experimentação no Ensino de Ciências: um Estudo no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES
title_full_unstemmed A Experimentação no Ensino de Ciências: um Estudo no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES
title_sort A Experimentação no Ensino de Ciências: um Estudo no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES
author Garcia Stoll, Vitor
author_facet Garcia Stoll, Vitor
Carvalho Bica, Alessandro
Coutinho, Cadidja
da Rosa Osório, Ticiane
author_role author
author2 Carvalho Bica, Alessandro
Coutinho, Cadidja
da Rosa Osório, Ticiane
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia Stoll, Vitor
Carvalho Bica, Alessandro
Coutinho, Cadidja
da Rosa Osório, Ticiane
description Este artigo apresenta um recorte dos estudos desenvolvidos no Mestrado Acadêmico em Ensino (MAE) vinculado a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), tendo como temática a Experimentação no Ensino de Ciências. Objetivou-se conhecer as vantagens e os desafios da Experimentação no Ensino de Ciências destacadas pela literatura. Metodologicamente caracterizou-se como uma investigação de natureza qualitativa e procedimentalmente como uma pesquisa bibliográfica. Os dados empíricos foram obtidos no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, analisados através da Análise de Conteúdo. Resultados indicam que a autonomia na formulação de hipóteses, construção de ideias entre os pares, desenvolvimento argumentativo e maior possibilidade de interatividade intelectual, física e social são as principais vantagens da Experimentação no Ensino de Ciências. Para que essas vantagens sejam efetivadas necessita-se superar algumas fragilidades, tais como, a utilização da Experimentação restrita ao laboratório, a promoção do caráter lúdico, motivador e vinculado aos sentidos e a neutralidade dessa metodologia. Conclui-se que a Experimentação deve interligar-se aos objetivos pedagógicos, de modo que, haja diálogo entre professores e estudantes a fim de proporcionar a emancipação do pensamento crítico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11468
10.36661/2595-4520.2020v3i2.11468
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11468
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i2.11468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11468/7484
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 292-310
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612460703744