A Experimentação no Ensino de Ciências: um Estudo no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11468 |
Resumo: | Este artigo apresenta um recorte dos estudos desenvolvidos no Mestrado Acadêmico em Ensino (MAE) vinculado a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), tendo como temática a Experimentação no Ensino de Ciências. Objetivou-se conhecer as vantagens e os desafios da Experimentação no Ensino de Ciências destacadas pela literatura. Metodologicamente caracterizou-se como uma investigação de natureza qualitativa e procedimentalmente como uma pesquisa bibliográfica. Os dados empíricos foram obtidos no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, analisados através da Análise de Conteúdo. Resultados indicam que a autonomia na formulação de hipóteses, construção de ideias entre os pares, desenvolvimento argumentativo e maior possibilidade de interatividade intelectual, física e social são as principais vantagens da Experimentação no Ensino de Ciências. Para que essas vantagens sejam efetivadas necessita-se superar algumas fragilidades, tais como, a utilização da Experimentação restrita ao laboratório, a promoção do caráter lúdico, motivador e vinculado aos sentidos e a neutralidade dessa metodologia. Conclui-se que a Experimentação deve interligar-se aos objetivos pedagógicos, de modo que, haja diálogo entre professores e estudantes a fim de proporcionar a emancipação do pensamento crítico. |
id |
UFFS-2_4ee50f8e5b0bde3046242bb333dcad6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11468 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
A Experimentação no Ensino de Ciências: um Estudo no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPESEste artigo apresenta um recorte dos estudos desenvolvidos no Mestrado Acadêmico em Ensino (MAE) vinculado a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), tendo como temática a Experimentação no Ensino de Ciências. Objetivou-se conhecer as vantagens e os desafios da Experimentação no Ensino de Ciências destacadas pela literatura. Metodologicamente caracterizou-se como uma investigação de natureza qualitativa e procedimentalmente como uma pesquisa bibliográfica. Os dados empíricos foram obtidos no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, analisados através da Análise de Conteúdo. Resultados indicam que a autonomia na formulação de hipóteses, construção de ideias entre os pares, desenvolvimento argumentativo e maior possibilidade de interatividade intelectual, física e social são as principais vantagens da Experimentação no Ensino de Ciências. Para que essas vantagens sejam efetivadas necessita-se superar algumas fragilidades, tais como, a utilização da Experimentação restrita ao laboratório, a promoção do caráter lúdico, motivador e vinculado aos sentidos e a neutralidade dessa metodologia. Conclui-se que a Experimentação deve interligar-se aos objetivos pedagógicos, de modo que, haja diálogo entre professores e estudantes a fim de proporcionar a emancipação do pensamento crítico.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1146810.36661/2595-4520.2020v3i2.11468Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 292-3102595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11468/7484Copyright (c) 2020 Vitor Garcia Stoll, Alessandro Carvalho Bica, Cadidja Coutinho, Ticiane da Rosa Osóriohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGarcia Stoll, VitorCarvalho Bica, AlessandroCoutinho, Cadidjada Rosa Osório, Ticiane2021-07-13T05:23:39Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11468Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:23:39Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Experimentação no Ensino de Ciências: um Estudo no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES |
title |
A Experimentação no Ensino de Ciências: um Estudo no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES |
spellingShingle |
A Experimentação no Ensino de Ciências: um Estudo no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES Garcia Stoll, Vitor |
title_short |
A Experimentação no Ensino de Ciências: um Estudo no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES |
title_full |
A Experimentação no Ensino de Ciências: um Estudo no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES |
title_fullStr |
A Experimentação no Ensino de Ciências: um Estudo no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES |
title_full_unstemmed |
A Experimentação no Ensino de Ciências: um Estudo no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES |
title_sort |
A Experimentação no Ensino de Ciências: um Estudo no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES |
author |
Garcia Stoll, Vitor |
author_facet |
Garcia Stoll, Vitor Carvalho Bica, Alessandro Coutinho, Cadidja da Rosa Osório, Ticiane |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho Bica, Alessandro Coutinho, Cadidja da Rosa Osório, Ticiane |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia Stoll, Vitor Carvalho Bica, Alessandro Coutinho, Cadidja da Rosa Osório, Ticiane |
description |
Este artigo apresenta um recorte dos estudos desenvolvidos no Mestrado Acadêmico em Ensino (MAE) vinculado a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), tendo como temática a Experimentação no Ensino de Ciências. Objetivou-se conhecer as vantagens e os desafios da Experimentação no Ensino de Ciências destacadas pela literatura. Metodologicamente caracterizou-se como uma investigação de natureza qualitativa e procedimentalmente como uma pesquisa bibliográfica. Os dados empíricos foram obtidos no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, analisados através da Análise de Conteúdo. Resultados indicam que a autonomia na formulação de hipóteses, construção de ideias entre os pares, desenvolvimento argumentativo e maior possibilidade de interatividade intelectual, física e social são as principais vantagens da Experimentação no Ensino de Ciências. Para que essas vantagens sejam efetivadas necessita-se superar algumas fragilidades, tais como, a utilização da Experimentação restrita ao laboratório, a promoção do caráter lúdico, motivador e vinculado aos sentidos e a neutralidade dessa metodologia. Conclui-se que a Experimentação deve interligar-se aos objetivos pedagógicos, de modo que, haja diálogo entre professores e estudantes a fim de proporcionar a emancipação do pensamento crítico. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11468 10.36661/2595-4520.2020v3i2.11468 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11468 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i2.11468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11468/7484 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 292-310 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612460703744 |