Estágio Supervisionado em um Curso de Licenciatura em Educação do Campo: desafios na regência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11808 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar e discutir os resultados de uma pesquisa acerca dos desafios na regência no Estágio Supervisionado em um Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) com enfoque em Ciências da Natureza da região Nordeste. Para isso, a investigação foi realizada a partir da aplicação de questionários e da análise de documentos. Os resultados mostraram que os principais desafios encontrados na regência no Estágio Supervisionado na LEdoC estudada têm relação com a formação multidisciplinar para o Ensino Médio, que é, devido à composição da estrutura curricular do Projeto Pedagógico do Curso, incongruente com as exigências profissionais e as propostas que conduziram à criação dos cursos por área de conhecimento; com o papel dos Supervisores, no tocante à sua formação/experiência e no que se refere a um efetivo acompanhamento dos estagiários para a formação de educadores do campo; e com as condições materiais das escolas do campo, que não oferecem um espaço adequado para a aprendizagem da docência dentro dos fundamentos da Educação do Campo. |
id |
UFFS-2_510434629d0db778e71662c719ea8610 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11808 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Estágio Supervisionado em um Curso de Licenciatura em Educação do Campo: desafios na regênciaO objetivo deste artigo é apresentar e discutir os resultados de uma pesquisa acerca dos desafios na regência no Estágio Supervisionado em um Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) com enfoque em Ciências da Natureza da região Nordeste. Para isso, a investigação foi realizada a partir da aplicação de questionários e da análise de documentos. Os resultados mostraram que os principais desafios encontrados na regência no Estágio Supervisionado na LEdoC estudada têm relação com a formação multidisciplinar para o Ensino Médio, que é, devido à composição da estrutura curricular do Projeto Pedagógico do Curso, incongruente com as exigências profissionais e as propostas que conduziram à criação dos cursos por área de conhecimento; com o papel dos Supervisores, no tocante à sua formação/experiência e no que se refere a um efetivo acompanhamento dos estagiários para a formação de educadores do campo; e com as condições materiais das escolas do campo, que não oferecem um espaço adequado para a aprendizagem da docência dentro dos fundamentos da Educação do Campo.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1180810.36661/2595-4520.2020v3i4.11808Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 4 (2020): Edição especial: Dossiê Educação do Campo e suas Interfaces com o Ensino de Ciências; 41-602595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11808/7535Copyright (c) 2020 Alexandre Leite dos Santos Silva, Suzana Gomes Lopes, Gardner de Andrade Arrais, Tamaris Gimenez Pinheirohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Alexandre Leite dos SantosLopes, Suzana GomesArrais, Gardner de AndradePinheiro, Tamaris Gimenez2021-07-13T05:22:58Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11808Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:22:58Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estágio Supervisionado em um Curso de Licenciatura em Educação do Campo: desafios na regência |
title |
Estágio Supervisionado em um Curso de Licenciatura em Educação do Campo: desafios na regência |
spellingShingle |
Estágio Supervisionado em um Curso de Licenciatura em Educação do Campo: desafios na regência Silva, Alexandre Leite dos Santos |
title_short |
Estágio Supervisionado em um Curso de Licenciatura em Educação do Campo: desafios na regência |
title_full |
Estágio Supervisionado em um Curso de Licenciatura em Educação do Campo: desafios na regência |
title_fullStr |
Estágio Supervisionado em um Curso de Licenciatura em Educação do Campo: desafios na regência |
title_full_unstemmed |
Estágio Supervisionado em um Curso de Licenciatura em Educação do Campo: desafios na regência |
title_sort |
Estágio Supervisionado em um Curso de Licenciatura em Educação do Campo: desafios na regência |
author |
Silva, Alexandre Leite dos Santos |
author_facet |
Silva, Alexandre Leite dos Santos Lopes, Suzana Gomes Arrais, Gardner de Andrade Pinheiro, Tamaris Gimenez |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Suzana Gomes Arrais, Gardner de Andrade Pinheiro, Tamaris Gimenez |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Alexandre Leite dos Santos Lopes, Suzana Gomes Arrais, Gardner de Andrade Pinheiro, Tamaris Gimenez |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar e discutir os resultados de uma pesquisa acerca dos desafios na regência no Estágio Supervisionado em um Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) com enfoque em Ciências da Natureza da região Nordeste. Para isso, a investigação foi realizada a partir da aplicação de questionários e da análise de documentos. Os resultados mostraram que os principais desafios encontrados na regência no Estágio Supervisionado na LEdoC estudada têm relação com a formação multidisciplinar para o Ensino Médio, que é, devido à composição da estrutura curricular do Projeto Pedagógico do Curso, incongruente com as exigências profissionais e as propostas que conduziram à criação dos cursos por área de conhecimento; com o papel dos Supervisores, no tocante à sua formação/experiência e no que se refere a um efetivo acompanhamento dos estagiários para a formação de educadores do campo; e com as condições materiais das escolas do campo, que não oferecem um espaço adequado para a aprendizagem da docência dentro dos fundamentos da Educação do Campo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11808 10.36661/2595-4520.2020v3i4.11808 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11808 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i4.11808 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11808/7535 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 4 (2020): Edição especial: Dossiê Educação do Campo e suas Interfaces com o Ensino de Ciências; 41-60 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612826656768 |