Vivências discentes no estágio supervisionado do curso de licenciatura em educação do campo – Ciências da Natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Tayse Rocha de Carvalho
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Formigosa, Marcos, Rocha, Carla Giovana Souza, Vale, Renan Rodrigues do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15960
Resumo: O artigo em tela trata das experiências vivenciadas por discentes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Pará (Campus Altamira), no primeiro Estágio Supervisionado, em uma escola do campo no município de Uruará, Pará. O objetivo geral é refletir sobre os reflexos do Estágio Supervisionado no processo formativo dos discentes do curso de Educação do Campo. Os objetivos específicos são: a) relatar a experiência de estágio de discentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo e b) refletir sobre o fazer, o saber e o sentir docente a partir das experiências de estágio apresentadas. Além do levantamento bibliográfico atinentes ao tema, foram analisados os relatórios do Estágio Supervisionado I de três discentes do supracitado curso. A partir desses relatórios foi elaborado um quadro síntese sobre as percepções dessas discentes acerca do fazer, o saber e o sentir docente que constam no Guia do Estágio do curso. Esses dados foram analisados numa perspectiva qualitativa. Os resultados mostram que, apesar das diferentes adversidades encontradas no campo de estágio, dentre elas, a infraestrutura, falta de recursos ou de diálogo entre os estagiários e os professores regentes, os pensamentos dos discentes estão alinhados com os referencias teóricos, tanto da proposta formativa do estágio quanto do curso, demarcando um amadurecimento na prática docente desses alunos.
id UFMS-2_fc2334332b09ffe90783995e3e8c36fa
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/15960
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Vivências discentes no estágio supervisionado do curso de licenciatura em educação do campo – Ciências da NaturezaO artigo em tela trata das experiências vivenciadas por discentes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Pará (Campus Altamira), no primeiro Estágio Supervisionado, em uma escola do campo no município de Uruará, Pará. O objetivo geral é refletir sobre os reflexos do Estágio Supervisionado no processo formativo dos discentes do curso de Educação do Campo. Os objetivos específicos são: a) relatar a experiência de estágio de discentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo e b) refletir sobre o fazer, o saber e o sentir docente a partir das experiências de estágio apresentadas. Além do levantamento bibliográfico atinentes ao tema, foram analisados os relatórios do Estágio Supervisionado I de três discentes do supracitado curso. A partir desses relatórios foi elaborado um quadro síntese sobre as percepções dessas discentes acerca do fazer, o saber e o sentir docente que constam no Guia do Estágio do curso. Esses dados foram analisados numa perspectiva qualitativa. Os resultados mostram que, apesar das diferentes adversidades encontradas no campo de estágio, dentre elas, a infraestrutura, falta de recursos ou de diálogo entre os estagiários e os professores regentes, os pensamentos dos discentes estão alinhados com os referencias teóricos, tanto da proposta formativa do estágio quanto do curso, demarcando um amadurecimento na prática docente desses alunos.Editora UFMS2023-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1596010.55028/pdres.v10i22.15960Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 22 (2023); 75-982358-184010.55028/pdres.v10i22reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15960/12376Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Soares, Tayse Rocha de CarvalhoFormigosa, Marcos Rocha, Carla Giovana Souza Vale, Renan Rodrigues do2023-02-06T11:17:36Zoai:periodicos.ufms.br:article/15960Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-02-06T11:17:36Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivências discentes no estágio supervisionado do curso de licenciatura em educação do campo – Ciências da Natureza
title Vivências discentes no estágio supervisionado do curso de licenciatura em educação do campo – Ciências da Natureza
spellingShingle Vivências discentes no estágio supervisionado do curso de licenciatura em educação do campo – Ciências da Natureza
Soares, Tayse Rocha de Carvalho
title_short Vivências discentes no estágio supervisionado do curso de licenciatura em educação do campo – Ciências da Natureza
title_full Vivências discentes no estágio supervisionado do curso de licenciatura em educação do campo – Ciências da Natureza
title_fullStr Vivências discentes no estágio supervisionado do curso de licenciatura em educação do campo – Ciências da Natureza
title_full_unstemmed Vivências discentes no estágio supervisionado do curso de licenciatura em educação do campo – Ciências da Natureza
title_sort Vivências discentes no estágio supervisionado do curso de licenciatura em educação do campo – Ciências da Natureza
author Soares, Tayse Rocha de Carvalho
author_facet Soares, Tayse Rocha de Carvalho
Formigosa, Marcos
Rocha, Carla Giovana Souza
Vale, Renan Rodrigues do
author_role author
author2 Formigosa, Marcos
Rocha, Carla Giovana Souza
Vale, Renan Rodrigues do
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Tayse Rocha de Carvalho
Formigosa, Marcos
Rocha, Carla Giovana Souza
Vale, Renan Rodrigues do
description O artigo em tela trata das experiências vivenciadas por discentes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Pará (Campus Altamira), no primeiro Estágio Supervisionado, em uma escola do campo no município de Uruará, Pará. O objetivo geral é refletir sobre os reflexos do Estágio Supervisionado no processo formativo dos discentes do curso de Educação do Campo. Os objetivos específicos são: a) relatar a experiência de estágio de discentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo e b) refletir sobre o fazer, o saber e o sentir docente a partir das experiências de estágio apresentadas. Além do levantamento bibliográfico atinentes ao tema, foram analisados os relatórios do Estágio Supervisionado I de três discentes do supracitado curso. A partir desses relatórios foi elaborado um quadro síntese sobre as percepções dessas discentes acerca do fazer, o saber e o sentir docente que constam no Guia do Estágio do curso. Esses dados foram analisados numa perspectiva qualitativa. Os resultados mostram que, apesar das diferentes adversidades encontradas no campo de estágio, dentre elas, a infraestrutura, falta de recursos ou de diálogo entre os estagiários e os professores regentes, os pensamentos dos discentes estão alinhados com os referencias teóricos, tanto da proposta formativa do estágio quanto do curso, demarcando um amadurecimento na prática docente desses alunos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15960
10.55028/pdres.v10i22.15960
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15960
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v10i22.15960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15960/12376
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 22 (2023); 75-98
2358-1840
10.55028/pdres.v10i22
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711247389687808