Estratégias de leitura de Textos de Divulgação Científica e a constituição docente de uma Professora de Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colpo, Camila Carolina
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11180
Resumo: O presente relato contempla uma narrativa de uma professora de Química que fez uso de estratégias de leitura de Textos de Divulgação Científica (TDC) durante a formação inicial e, atualmente no Mestrado Acadêmico. A narrativa descreve o uso dos TDCs em diversos espaços de formação, que contemplam desde um Grupo de Estudos que realiza leitura interativa de TDCs, como os estágios de docência, o Trabalho de Conclusão de Curso, e, atualmente uma pesquisa a nível de mestrado com a Temática. O foco principal desses relatos de minha vivência formativa é a minha formação como professora capaz de mediar a leitura em espaços de ensino e, as potencialidades dos TDCs como ferramenta didática em sala de aula, com foco na significação conceitual em Química e a importância do TDC na formação inicial de professores.
id UFFS-2_5a89ce2f88e12739f74e322a592a1782
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11180
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Estratégias de leitura de Textos de Divulgação Científica e a constituição docente de uma Professora de QuímicaO presente relato contempla uma narrativa de uma professora de Química que fez uso de estratégias de leitura de Textos de Divulgação Científica (TDC) durante a formação inicial e, atualmente no Mestrado Acadêmico. A narrativa descreve o uso dos TDCs em diversos espaços de formação, que contemplam desde um Grupo de Estudos que realiza leitura interativa de TDCs, como os estágios de docência, o Trabalho de Conclusão de Curso, e, atualmente uma pesquisa a nível de mestrado com a Temática. O foco principal desses relatos de minha vivência formativa é a minha formação como professora capaz de mediar a leitura em espaços de ensino e, as potencialidades dos TDCs como ferramenta didática em sala de aula, com foco na significação conceitual em Química e a importância do TDC na formação inicial de professores.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1118010.36661/2595-4520.2019v2i3.11180Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 3 (2019): Edição Especial: Ciclos Formativos em Ensino de Ciências; 48-552595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11180/7249Copyright (c) 2019 Camila Carolina Colpohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessColpo, Camila Carolina2021-07-13T05:26:01Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11180Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:26:01Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de leitura de Textos de Divulgação Científica e a constituição docente de uma Professora de Química
title Estratégias de leitura de Textos de Divulgação Científica e a constituição docente de uma Professora de Química
spellingShingle Estratégias de leitura de Textos de Divulgação Científica e a constituição docente de uma Professora de Química
Colpo, Camila Carolina
title_short Estratégias de leitura de Textos de Divulgação Científica e a constituição docente de uma Professora de Química
title_full Estratégias de leitura de Textos de Divulgação Científica e a constituição docente de uma Professora de Química
title_fullStr Estratégias de leitura de Textos de Divulgação Científica e a constituição docente de uma Professora de Química
title_full_unstemmed Estratégias de leitura de Textos de Divulgação Científica e a constituição docente de uma Professora de Química
title_sort Estratégias de leitura de Textos de Divulgação Científica e a constituição docente de uma Professora de Química
author Colpo, Camila Carolina
author_facet Colpo, Camila Carolina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Colpo, Camila Carolina
description O presente relato contempla uma narrativa de uma professora de Química que fez uso de estratégias de leitura de Textos de Divulgação Científica (TDC) durante a formação inicial e, atualmente no Mestrado Acadêmico. A narrativa descreve o uso dos TDCs em diversos espaços de formação, que contemplam desde um Grupo de Estudos que realiza leitura interativa de TDCs, como os estágios de docência, o Trabalho de Conclusão de Curso, e, atualmente uma pesquisa a nível de mestrado com a Temática. O foco principal desses relatos de minha vivência formativa é a minha formação como professora capaz de mediar a leitura em espaços de ensino e, as potencialidades dos TDCs como ferramenta didática em sala de aula, com foco na significação conceitual em Química e a importância do TDC na formação inicial de professores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11180
10.36661/2595-4520.2019v2i3.11180
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11180
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2019v2i3.11180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11180/7249
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Camila Carolina Colpo
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Camila Carolina Colpo
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 3 (2019): Edição Especial: Ciclos Formativos em Ensino de Ciências; 48-55
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612344311808