Estratégias de leitura de Textos de Divulgação Científica e a constituição docente de uma Professora de Química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11180 |
Resumo: | O presente relato contempla uma narrativa de uma professora de Química que fez uso de estratégias de leitura de Textos de Divulgação Científica (TDC) durante a formação inicial e, atualmente no Mestrado Acadêmico. A narrativa descreve o uso dos TDCs em diversos espaços de formação, que contemplam desde um Grupo de Estudos que realiza leitura interativa de TDCs, como os estágios de docência, o Trabalho de Conclusão de Curso, e, atualmente uma pesquisa a nível de mestrado com a Temática. O foco principal desses relatos de minha vivência formativa é a minha formação como professora capaz de mediar a leitura em espaços de ensino e, as potencialidades dos TDCs como ferramenta didática em sala de aula, com foco na significação conceitual em Química e a importância do TDC na formação inicial de professores. |
id |
UFFS-2_5a89ce2f88e12739f74e322a592a1782 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11180 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de leitura de Textos de Divulgação Científica e a constituição docente de uma Professora de QuímicaO presente relato contempla uma narrativa de uma professora de Química que fez uso de estratégias de leitura de Textos de Divulgação Científica (TDC) durante a formação inicial e, atualmente no Mestrado Acadêmico. A narrativa descreve o uso dos TDCs em diversos espaços de formação, que contemplam desde um Grupo de Estudos que realiza leitura interativa de TDCs, como os estágios de docência, o Trabalho de Conclusão de Curso, e, atualmente uma pesquisa a nível de mestrado com a Temática. O foco principal desses relatos de minha vivência formativa é a minha formação como professora capaz de mediar a leitura em espaços de ensino e, as potencialidades dos TDCs como ferramenta didática em sala de aula, com foco na significação conceitual em Química e a importância do TDC na formação inicial de professores.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1118010.36661/2595-4520.2019v2i3.11180Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 3 (2019): Edição Especial: Ciclos Formativos em Ensino de Ciências; 48-552595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11180/7249Copyright (c) 2019 Camila Carolina Colpohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessColpo, Camila Carolina2021-07-13T05:26:01Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11180Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:26:01Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de leitura de Textos de Divulgação Científica e a constituição docente de uma Professora de Química |
title |
Estratégias de leitura de Textos de Divulgação Científica e a constituição docente de uma Professora de Química |
spellingShingle |
Estratégias de leitura de Textos de Divulgação Científica e a constituição docente de uma Professora de Química Colpo, Camila Carolina |
title_short |
Estratégias de leitura de Textos de Divulgação Científica e a constituição docente de uma Professora de Química |
title_full |
Estratégias de leitura de Textos de Divulgação Científica e a constituição docente de uma Professora de Química |
title_fullStr |
Estratégias de leitura de Textos de Divulgação Científica e a constituição docente de uma Professora de Química |
title_full_unstemmed |
Estratégias de leitura de Textos de Divulgação Científica e a constituição docente de uma Professora de Química |
title_sort |
Estratégias de leitura de Textos de Divulgação Científica e a constituição docente de uma Professora de Química |
author |
Colpo, Camila Carolina |
author_facet |
Colpo, Camila Carolina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Colpo, Camila Carolina |
description |
O presente relato contempla uma narrativa de uma professora de Química que fez uso de estratégias de leitura de Textos de Divulgação Científica (TDC) durante a formação inicial e, atualmente no Mestrado Acadêmico. A narrativa descreve o uso dos TDCs em diversos espaços de formação, que contemplam desde um Grupo de Estudos que realiza leitura interativa de TDCs, como os estágios de docência, o Trabalho de Conclusão de Curso, e, atualmente uma pesquisa a nível de mestrado com a Temática. O foco principal desses relatos de minha vivência formativa é a minha formação como professora capaz de mediar a leitura em espaços de ensino e, as potencialidades dos TDCs como ferramenta didática em sala de aula, com foco na significação conceitual em Química e a importância do TDC na formação inicial de professores. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11180 10.36661/2595-4520.2019v2i3.11180 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11180 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2019v2i3.11180 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11180/7249 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Camila Carolina Colpo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Camila Carolina Colpo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 3 (2019): Edição Especial: Ciclos Formativos em Ensino de Ciências; 48-55 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612344311808 |