Ensino de Física e Educação Especial: análise da interação entre professores de Físicas e professores da Educação Especial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11173 |
Resumo: | A Educação Especial é uma área que vem sendo discutida há vários anos no Brasil e o presente trabalho procura contribuir com tais discussões ao analisar a inclusão no ensino de Física em turmas com alunos do público alvo da Educação Especial do Colégio de Aplicação da Universidade Federal. Assume-se aqui o objetivo de compreender como a docência compartilhada acontece entre os professores de Física e os professores da Educação Especial. O campo de pesquisa é o Colégio de Aplicação da Universidade Federal, onde professores de Física e de Educação Especial foram questionados acerca de como acontece à docência compartilhada entre eles. Optou-se pela metodologia de análise de conteúdo para a análise das asserções dos professores. Como fundamentação teórica foi realizada uma contextualização sobre Educação Especial no Brasil, e como o Colégio de Aplicação buscou se aperfeiçoar para que os alunos pudessem ser atendidos de forma adequada. Com as asserções nos questionários percebeu-se que o trabalho conjunto entre os professores está em processo, que existe uma preocupação em fazer o que for do alcance para que os alunos possam ser atendidos de maneira adequada. |
id |
UFFS-2_5e789c37bc22c5c21f0bcae72059ed28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11173 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de Física e Educação Especial: análise da interação entre professores de Físicas e professores da Educação EspecialA Educação Especial é uma área que vem sendo discutida há vários anos no Brasil e o presente trabalho procura contribuir com tais discussões ao analisar a inclusão no ensino de Física em turmas com alunos do público alvo da Educação Especial do Colégio de Aplicação da Universidade Federal. Assume-se aqui o objetivo de compreender como a docência compartilhada acontece entre os professores de Física e os professores da Educação Especial. O campo de pesquisa é o Colégio de Aplicação da Universidade Federal, onde professores de Física e de Educação Especial foram questionados acerca de como acontece à docência compartilhada entre eles. Optou-se pela metodologia de análise de conteúdo para a análise das asserções dos professores. Como fundamentação teórica foi realizada uma contextualização sobre Educação Especial no Brasil, e como o Colégio de Aplicação buscou se aperfeiçoar para que os alunos pudessem ser atendidos de forma adequada. Com as asserções nos questionários percebeu-se que o trabalho conjunto entre os professores está em processo, que existe uma preocupação em fazer o que for do alcance para que os alunos possam ser atendidos de maneira adequada.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1117310.36661/2595-4520.2020v3i2.11173Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 64-852595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11173/7463Copyright (c) 2020 Alessandra Peixe, André Ary Leonelhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPeixe, AlessandraLeonel, André Ary2021-07-13T05:23:57Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11173Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:23:57Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de Física e Educação Especial: análise da interação entre professores de Físicas e professores da Educação Especial |
title |
Ensino de Física e Educação Especial: análise da interação entre professores de Físicas e professores da Educação Especial |
spellingShingle |
Ensino de Física e Educação Especial: análise da interação entre professores de Físicas e professores da Educação Especial Peixe, Alessandra |
title_short |
Ensino de Física e Educação Especial: análise da interação entre professores de Físicas e professores da Educação Especial |
title_full |
Ensino de Física e Educação Especial: análise da interação entre professores de Físicas e professores da Educação Especial |
title_fullStr |
Ensino de Física e Educação Especial: análise da interação entre professores de Físicas e professores da Educação Especial |
title_full_unstemmed |
Ensino de Física e Educação Especial: análise da interação entre professores de Físicas e professores da Educação Especial |
title_sort |
Ensino de Física e Educação Especial: análise da interação entre professores de Físicas e professores da Educação Especial |
author |
Peixe, Alessandra |
author_facet |
Peixe, Alessandra Leonel, André Ary |
author_role |
author |
author2 |
Leonel, André Ary |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixe, Alessandra Leonel, André Ary |
description |
A Educação Especial é uma área que vem sendo discutida há vários anos no Brasil e o presente trabalho procura contribuir com tais discussões ao analisar a inclusão no ensino de Física em turmas com alunos do público alvo da Educação Especial do Colégio de Aplicação da Universidade Federal. Assume-se aqui o objetivo de compreender como a docência compartilhada acontece entre os professores de Física e os professores da Educação Especial. O campo de pesquisa é o Colégio de Aplicação da Universidade Federal, onde professores de Física e de Educação Especial foram questionados acerca de como acontece à docência compartilhada entre eles. Optou-se pela metodologia de análise de conteúdo para a análise das asserções dos professores. Como fundamentação teórica foi realizada uma contextualização sobre Educação Especial no Brasil, e como o Colégio de Aplicação buscou se aperfeiçoar para que os alunos pudessem ser atendidos de forma adequada. Com as asserções nos questionários percebeu-se que o trabalho conjunto entre os professores está em processo, que existe uma preocupação em fazer o que for do alcance para que os alunos possam ser atendidos de maneira adequada. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11173 10.36661/2595-4520.2020v3i2.11173 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11173 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i2.11173 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11173/7463 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Alessandra Peixe, André Ary Leonel http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Alessandra Peixe, André Ary Leonel http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 64-85 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612335923200 |