Ensino de Física em turmas com alunos do público alvo da Educação Especial no Colégio de Aplicação: investigando a interação entre físicos educadores e profissionais da Educação Especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixe, Alessandra
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202010
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.
id UFSC_85543401a37003d92ed52fad8f6d6e96
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202010
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Ensino de Física em turmas com alunos do público alvo da Educação Especial no Colégio de Aplicação: investigando a interação entre físicos educadores e profissionais da Educação EspecialFísicaEducação EspecialEnsino de Física InclusivoDocência compartilhadaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.RESUMO A Educação Especial é uma área que vem sendo trabalhada há vários anos no Brasil, com mais ênfase após a criação Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva no ano de 2008. Neste trabalho busca-se analisar a promoção do ensino de Física nas turmas com os alunos do público alvo da Educação Especial do Colégio de Aplicação – UFSC, com vistas ao levantamento de estratégias que possam contribuir com a inclusão no ensino de Física. Compreender como a docência compartilhada acontece entre os professores de Física e os professores da Educação Especial. O campo de pesquisa foi o Colégio de Aplicação – UFSC, onde professores de Física e de Educação Especial foram questionados, a partir da aplicação de um questionário, acerca de como acontece à docência compartilhada entre eles. Para a análise das respostas a metodologia utilizada foi a análise de conteúdo. Para alcançar os objetivos desta pesquisa foi realizada uma contextualização sobre Educação Especial no Brasil. Em seguida foi investigado como o Colégio de Aplicação buscou se adequar para que os alunos pudessem ser atendidos de forma adequada. Uma análise do currículo do curso de Licenciatura em Física da UFSC foi realizada buscando verificar a existência de disciplinas que contemple a Educação Especial. Com a análise das asserções dos professores percebeu-se que o trabalho conjunto entre eles está em processo, que existe uma preocupação em fazer o que for do alcance para que os alunos possam ser atendidos de maneira adequada. Palavras-chave: Educação Especial. Docência compartilhada. Ensino de Física inclusivo.ABSTRACT Special Education is an area that has been working for several years in Brazil, with more emphasis after the creation of the National Policy of Special Education in the Inclusive Perspective in the year 2008. This work seeks to analyze the promotion of Physics teaching in groups with the students of the target audience of the Special Education of the College of Application - UFSC, with a view to survey strategies that can contribute to the inclusion in physics education. Understand how shared teaching happens between physics teachers and special education teachers. The research field was the College of Application - UFSC, where teachers of Physics and Special Education were asked, from the application of a questionnaire, about how it happens to teaching shared between them. For the analysis of the answers the methodology used was the content analysis. To achieve the objectives of this research, a contextualization of Special Education in Brazil was performed. Then it was investigated how the College of Application sought to adapt so that students could be served properly. An analysis of the curriculum of the Physics Degree course at UFSC was conducted to verify the existence of disciplines that contemplate Special Education. With the analysis of the teachers' assertions it was noticed that the joint work between them is in process, that there is a concern to do whatever is possible so that the students can be properly served. Keywords: Special Education. Shared teaching Inclusive Physics Teaching.Florianópolis, SCLeonel, André AryUniversidade Federal de Santa CatarinaPeixe, Alessandra2019-11-29T18:07:00Z2019-11-29T18:07:00Z2019-07-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis75 papplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202010info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-11-29T18:07:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202010Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-29T18:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Física em turmas com alunos do público alvo da Educação Especial no Colégio de Aplicação: investigando a interação entre físicos educadores e profissionais da Educação Especial
title Ensino de Física em turmas com alunos do público alvo da Educação Especial no Colégio de Aplicação: investigando a interação entre físicos educadores e profissionais da Educação Especial
spellingShingle Ensino de Física em turmas com alunos do público alvo da Educação Especial no Colégio de Aplicação: investigando a interação entre físicos educadores e profissionais da Educação Especial
Peixe, Alessandra
Física
Educação Especial
Ensino de Física Inclusivo
Docência compartilhada
title_short Ensino de Física em turmas com alunos do público alvo da Educação Especial no Colégio de Aplicação: investigando a interação entre físicos educadores e profissionais da Educação Especial
title_full Ensino de Física em turmas com alunos do público alvo da Educação Especial no Colégio de Aplicação: investigando a interação entre físicos educadores e profissionais da Educação Especial
title_fullStr Ensino de Física em turmas com alunos do público alvo da Educação Especial no Colégio de Aplicação: investigando a interação entre físicos educadores e profissionais da Educação Especial
title_full_unstemmed Ensino de Física em turmas com alunos do público alvo da Educação Especial no Colégio de Aplicação: investigando a interação entre físicos educadores e profissionais da Educação Especial
title_sort Ensino de Física em turmas com alunos do público alvo da Educação Especial no Colégio de Aplicação: investigando a interação entre físicos educadores e profissionais da Educação Especial
author Peixe, Alessandra
author_facet Peixe, Alessandra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leonel, André Ary
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixe, Alessandra
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Educação Especial
Ensino de Física Inclusivo
Docência compartilhada
topic Física
Educação Especial
Ensino de Física Inclusivo
Docência compartilhada
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-29T18:07:00Z
2019-11-29T18:07:00Z
2019-07-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202010
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 75 p
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652043212029952