Formação docente durante a pandemia da COVID-19: Percepções dos/as estudantes da Licenciatura em Física sobre o Estágio Supervisionado de forma remota

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Aline Fuentes da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mendes, Alex Antunes, Müller, Maykon Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12743
Resumo: O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa, básica e caracterizada como estudo de caso, de acordo com Yin (2001). O público-alvo foi formado pelos/as estudantes do último período do curso de Licenciatura em Física do IFSul - CaVG e os/as estudantes que se formaram no primeiro semestre de 2021 (2021/1). Têm-se como objetivos analisar as percepções dos/as estudantes formandos da Licenciatura em Física do IFSul - CaVG sobre os pontos positivos e negativos, bem como as adversidades experienciadas durante o estágio supervisionado obrigatório de forma remota. Os/as participantes destacaram como pontos positivos dos estágios a importância e os benefícios que a tecnologia pode trazer em uma sala de aula. Em contrapartida, os/as participantes destacaram a falta de contato presencial com os/as estudantes como o principal ponto negativo. Problemas técnicos surgiram nas salas de aula remota, principalmente com relação a desigualdade social, o que nos leva a refletir que nem todos têm a mesma qualidade e acesso a Educação. As perspectivas dos participantes são de que na pós-pandemia, avançaremos para uma abordagem híbrida, onde manteremos as vantagens do ensino remoto combinadas às vantagens do ensino presencial.
id UFFS-2_61ce901b3e07155ea374de7194da5866
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12743
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Formação docente durante a pandemia da COVID-19: Percepções dos/as estudantes da Licenciatura em Física sobre o Estágio Supervisionado de forma remotaO presente trabalho é uma pesquisa qualitativa, básica e caracterizada como estudo de caso, de acordo com Yin (2001). O público-alvo foi formado pelos/as estudantes do último período do curso de Licenciatura em Física do IFSul - CaVG e os/as estudantes que se formaram no primeiro semestre de 2021 (2021/1). Têm-se como objetivos analisar as percepções dos/as estudantes formandos da Licenciatura em Física do IFSul - CaVG sobre os pontos positivos e negativos, bem como as adversidades experienciadas durante o estágio supervisionado obrigatório de forma remota. Os/as participantes destacaram como pontos positivos dos estágios a importância e os benefícios que a tecnologia pode trazer em uma sala de aula. Em contrapartida, os/as participantes destacaram a falta de contato presencial com os/as estudantes como o principal ponto negativo. Problemas técnicos surgiram nas salas de aula remota, principalmente com relação a desigualdade social, o que nos leva a refletir que nem todos têm a mesma qualidade e acesso a Educação. As perspectivas dos participantes são de que na pós-pandemia, avançaremos para uma abordagem híbrida, onde manteremos as vantagens do ensino remoto combinadas às vantagens do ensino presencial.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1274310.36661/2595-4520.2022v5n3.12743Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 3 (2022): Revista Insignare Scientia; 309-3282595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12743/8547Copyright (c) 2022 Aline Fuentes da Silva, Alex Antunes Mendes, Maykon Gonçalves Müllerhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Aline Fuentes daMendes, Alex AntunesMüller, Maykon Gonçalves2022-08-19T20:52:42Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12743Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-08-19T20:52:42Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente durante a pandemia da COVID-19: Percepções dos/as estudantes da Licenciatura em Física sobre o Estágio Supervisionado de forma remota
title Formação docente durante a pandemia da COVID-19: Percepções dos/as estudantes da Licenciatura em Física sobre o Estágio Supervisionado de forma remota
spellingShingle Formação docente durante a pandemia da COVID-19: Percepções dos/as estudantes da Licenciatura em Física sobre o Estágio Supervisionado de forma remota
Silva, Aline Fuentes da
title_short Formação docente durante a pandemia da COVID-19: Percepções dos/as estudantes da Licenciatura em Física sobre o Estágio Supervisionado de forma remota
title_full Formação docente durante a pandemia da COVID-19: Percepções dos/as estudantes da Licenciatura em Física sobre o Estágio Supervisionado de forma remota
title_fullStr Formação docente durante a pandemia da COVID-19: Percepções dos/as estudantes da Licenciatura em Física sobre o Estágio Supervisionado de forma remota
title_full_unstemmed Formação docente durante a pandemia da COVID-19: Percepções dos/as estudantes da Licenciatura em Física sobre o Estágio Supervisionado de forma remota
title_sort Formação docente durante a pandemia da COVID-19: Percepções dos/as estudantes da Licenciatura em Física sobre o Estágio Supervisionado de forma remota
author Silva, Aline Fuentes da
author_facet Silva, Aline Fuentes da
Mendes, Alex Antunes
Müller, Maykon Gonçalves
author_role author
author2 Mendes, Alex Antunes
Müller, Maykon Gonçalves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Aline Fuentes da
Mendes, Alex Antunes
Müller, Maykon Gonçalves
description O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa, básica e caracterizada como estudo de caso, de acordo com Yin (2001). O público-alvo foi formado pelos/as estudantes do último período do curso de Licenciatura em Física do IFSul - CaVG e os/as estudantes que se formaram no primeiro semestre de 2021 (2021/1). Têm-se como objetivos analisar as percepções dos/as estudantes formandos da Licenciatura em Física do IFSul - CaVG sobre os pontos positivos e negativos, bem como as adversidades experienciadas durante o estágio supervisionado obrigatório de forma remota. Os/as participantes destacaram como pontos positivos dos estágios a importância e os benefícios que a tecnologia pode trazer em uma sala de aula. Em contrapartida, os/as participantes destacaram a falta de contato presencial com os/as estudantes como o principal ponto negativo. Problemas técnicos surgiram nas salas de aula remota, principalmente com relação a desigualdade social, o que nos leva a refletir que nem todos têm a mesma qualidade e acesso a Educação. As perspectivas dos participantes são de que na pós-pandemia, avançaremos para uma abordagem híbrida, onde manteremos as vantagens do ensino remoto combinadas às vantagens do ensino presencial.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12743
10.36661/2595-4520.2022v5n3.12743
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12743
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2022v5n3.12743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12743/8547
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Aline Fuentes da Silva, Alex Antunes Mendes, Maykon Gonçalves Müller
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Aline Fuentes da Silva, Alex Antunes Mendes, Maykon Gonçalves Müller
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 3 (2022): Revista Insignare Scientia; 309-328
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613668663296