Formação docente durante a pandemia da COVID-19: Percepções dos/as estudantes da Licenciatura em Física sobre o Estágio Supervisionado de forma remota
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12743 |
Resumo: | O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa, básica e caracterizada como estudo de caso, de acordo com Yin (2001). O público-alvo foi formado pelos/as estudantes do último período do curso de Licenciatura em Física do IFSul - CaVG e os/as estudantes que se formaram no primeiro semestre de 2021 (2021/1). Têm-se como objetivos analisar as percepções dos/as estudantes formandos da Licenciatura em Física do IFSul - CaVG sobre os pontos positivos e negativos, bem como as adversidades experienciadas durante o estágio supervisionado obrigatório de forma remota. Os/as participantes destacaram como pontos positivos dos estágios a importância e os benefícios que a tecnologia pode trazer em uma sala de aula. Em contrapartida, os/as participantes destacaram a falta de contato presencial com os/as estudantes como o principal ponto negativo. Problemas técnicos surgiram nas salas de aula remota, principalmente com relação a desigualdade social, o que nos leva a refletir que nem todos têm a mesma qualidade e acesso a Educação. As perspectivas dos participantes são de que na pós-pandemia, avançaremos para uma abordagem híbrida, onde manteremos as vantagens do ensino remoto combinadas às vantagens do ensino presencial. |
id |
UFFS-2_61ce901b3e07155ea374de7194da5866 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12743 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação docente durante a pandemia da COVID-19: Percepções dos/as estudantes da Licenciatura em Física sobre o Estágio Supervisionado de forma remotaO presente trabalho é uma pesquisa qualitativa, básica e caracterizada como estudo de caso, de acordo com Yin (2001). O público-alvo foi formado pelos/as estudantes do último período do curso de Licenciatura em Física do IFSul - CaVG e os/as estudantes que se formaram no primeiro semestre de 2021 (2021/1). Têm-se como objetivos analisar as percepções dos/as estudantes formandos da Licenciatura em Física do IFSul - CaVG sobre os pontos positivos e negativos, bem como as adversidades experienciadas durante o estágio supervisionado obrigatório de forma remota. Os/as participantes destacaram como pontos positivos dos estágios a importância e os benefícios que a tecnologia pode trazer em uma sala de aula. Em contrapartida, os/as participantes destacaram a falta de contato presencial com os/as estudantes como o principal ponto negativo. Problemas técnicos surgiram nas salas de aula remota, principalmente com relação a desigualdade social, o que nos leva a refletir que nem todos têm a mesma qualidade e acesso a Educação. As perspectivas dos participantes são de que na pós-pandemia, avançaremos para uma abordagem híbrida, onde manteremos as vantagens do ensino remoto combinadas às vantagens do ensino presencial.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1274310.36661/2595-4520.2022v5n3.12743Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 3 (2022): Revista Insignare Scientia; 309-3282595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12743/8547Copyright (c) 2022 Aline Fuentes da Silva, Alex Antunes Mendes, Maykon Gonçalves Müllerhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Aline Fuentes daMendes, Alex AntunesMüller, Maykon Gonçalves2022-08-19T20:52:42Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12743Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-08-19T20:52:42Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação docente durante a pandemia da COVID-19: Percepções dos/as estudantes da Licenciatura em Física sobre o Estágio Supervisionado de forma remota |
title |
Formação docente durante a pandemia da COVID-19: Percepções dos/as estudantes da Licenciatura em Física sobre o Estágio Supervisionado de forma remota |
spellingShingle |
Formação docente durante a pandemia da COVID-19: Percepções dos/as estudantes da Licenciatura em Física sobre o Estágio Supervisionado de forma remota Silva, Aline Fuentes da |
title_short |
Formação docente durante a pandemia da COVID-19: Percepções dos/as estudantes da Licenciatura em Física sobre o Estágio Supervisionado de forma remota |
title_full |
Formação docente durante a pandemia da COVID-19: Percepções dos/as estudantes da Licenciatura em Física sobre o Estágio Supervisionado de forma remota |
title_fullStr |
Formação docente durante a pandemia da COVID-19: Percepções dos/as estudantes da Licenciatura em Física sobre o Estágio Supervisionado de forma remota |
title_full_unstemmed |
Formação docente durante a pandemia da COVID-19: Percepções dos/as estudantes da Licenciatura em Física sobre o Estágio Supervisionado de forma remota |
title_sort |
Formação docente durante a pandemia da COVID-19: Percepções dos/as estudantes da Licenciatura em Física sobre o Estágio Supervisionado de forma remota |
author |
Silva, Aline Fuentes da |
author_facet |
Silva, Aline Fuentes da Mendes, Alex Antunes Müller, Maykon Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Mendes, Alex Antunes Müller, Maykon Gonçalves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Aline Fuentes da Mendes, Alex Antunes Müller, Maykon Gonçalves |
description |
O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa, básica e caracterizada como estudo de caso, de acordo com Yin (2001). O público-alvo foi formado pelos/as estudantes do último período do curso de Licenciatura em Física do IFSul - CaVG e os/as estudantes que se formaram no primeiro semestre de 2021 (2021/1). Têm-se como objetivos analisar as percepções dos/as estudantes formandos da Licenciatura em Física do IFSul - CaVG sobre os pontos positivos e negativos, bem como as adversidades experienciadas durante o estágio supervisionado obrigatório de forma remota. Os/as participantes destacaram como pontos positivos dos estágios a importância e os benefícios que a tecnologia pode trazer em uma sala de aula. Em contrapartida, os/as participantes destacaram a falta de contato presencial com os/as estudantes como o principal ponto negativo. Problemas técnicos surgiram nas salas de aula remota, principalmente com relação a desigualdade social, o que nos leva a refletir que nem todos têm a mesma qualidade e acesso a Educação. As perspectivas dos participantes são de que na pós-pandemia, avançaremos para uma abordagem híbrida, onde manteremos as vantagens do ensino remoto combinadas às vantagens do ensino presencial. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12743 10.36661/2595-4520.2022v5n3.12743 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12743 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2022v5n3.12743 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12743/8547 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Aline Fuentes da Silva, Alex Antunes Mendes, Maykon Gonçalves Müller http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Aline Fuentes da Silva, Alex Antunes Mendes, Maykon Gonçalves Müller http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 3 (2022): Revista Insignare Scientia; 309-328 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613668663296 |