Percepção de estudantes sobre o estágio curricular de licenciatura em Educação Física antes e durante a pandemia de Covid-19: desafios e diferenças na formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Pedro Henrique Monticelli da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243700
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura.
id UFSC_0d7ae57fba6fe4edec54d19691bf11d9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/243700
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Percepção de estudantes sobre o estágio curricular de licenciatura em Educação Física antes e durante a pandemia de Covid-19: desafios e diferenças na formação docenteEducação Físicaformação inicialestágio supervisionadoensino remoto emergencialpandemia COVID-19TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura.No ano de 2020 nos deparamos com a pandemia COVID-19, e com isso diversas mudanças ocorreram na vida das pessoas. Por consequência, o curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) teve que se adaptar a uma nova forma de ensino, o ensino emergencial remoto. Nessa direção, o presente trabalho objetiva compreender a percepção de discentes do curso de Licenciatura em Educação Física da UFSC sobre os impactos do estágio curricular obrigatório nas modalidades de ensino presencial e remoto antes e durante a pandemia de Covid-19 na formação docente. Para tal, foi realizada uma investigação de abordagem qualitativa, mediante entrevista semiestruturada com grupo focal composto por quatro estagiários do curso de Educação Física UFSC que fizeram o estágio I no modelo presencial e o estágio II no ensino remoto. Os dados analisados apontam para: a) O estágio presencial foi muito mais relevante e importante que o estágio no ensino remoto para os entrevistados, tendo em vista o aprofundamento, inserção no chão da escola e a formação como professor; b) as Tecnologias de Informação e comunicação foram fundamentais para a continuidade do ensino em todos os âmbitos educacionais do país, mas que não houve preparação suficientes das unidades de ensino e de seus colaboradores, bem como dos estagiários e os alunos, podendo gerar evasão escolar e atraso na aprendizagem.Florianópolis, SC.Jaison José, BassaniUniversidade Federal de Santa Catarina.Luz, Pedro Henrique Monticelli da2022-12-28T14:34:09Z2022-12-28T14:34:09Z2022-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis79 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243700Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-12-28T14:34:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243700Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-28T14:34:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de estudantes sobre o estágio curricular de licenciatura em Educação Física antes e durante a pandemia de Covid-19: desafios e diferenças na formação docente
title Percepção de estudantes sobre o estágio curricular de licenciatura em Educação Física antes e durante a pandemia de Covid-19: desafios e diferenças na formação docente
spellingShingle Percepção de estudantes sobre o estágio curricular de licenciatura em Educação Física antes e durante a pandemia de Covid-19: desafios e diferenças na formação docente
Luz, Pedro Henrique Monticelli da
Educação Física
formação inicial
estágio supervisionado
ensino remoto emergencial
pandemia COVID-19
title_short Percepção de estudantes sobre o estágio curricular de licenciatura em Educação Física antes e durante a pandemia de Covid-19: desafios e diferenças na formação docente
title_full Percepção de estudantes sobre o estágio curricular de licenciatura em Educação Física antes e durante a pandemia de Covid-19: desafios e diferenças na formação docente
title_fullStr Percepção de estudantes sobre o estágio curricular de licenciatura em Educação Física antes e durante a pandemia de Covid-19: desafios e diferenças na formação docente
title_full_unstemmed Percepção de estudantes sobre o estágio curricular de licenciatura em Educação Física antes e durante a pandemia de Covid-19: desafios e diferenças na formação docente
title_sort Percepção de estudantes sobre o estágio curricular de licenciatura em Educação Física antes e durante a pandemia de Covid-19: desafios e diferenças na formação docente
author Luz, Pedro Henrique Monticelli da
author_facet Luz, Pedro Henrique Monticelli da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jaison José, Bassani
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Pedro Henrique Monticelli da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
formação inicial
estágio supervisionado
ensino remoto emergencial
pandemia COVID-19
topic Educação Física
formação inicial
estágio supervisionado
ensino remoto emergencial
pandemia COVID-19
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-28T14:34:09Z
2022-12-28T14:34:09Z
2022-12-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243700
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 79 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652128179191808