Percepção de estudantes sobre o estágio curricular de licenciatura em Educação Física antes e durante a pandemia de Covid-19: desafios e diferenças na formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243700 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura. |
id |
UFSC_0d7ae57fba6fe4edec54d19691bf11d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/243700 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Percepção de estudantes sobre o estágio curricular de licenciatura em Educação Física antes e durante a pandemia de Covid-19: desafios e diferenças na formação docenteEducação Físicaformação inicialestágio supervisionadoensino remoto emergencialpandemia COVID-19TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura.No ano de 2020 nos deparamos com a pandemia COVID-19, e com isso diversas mudanças ocorreram na vida das pessoas. Por consequência, o curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) teve que se adaptar a uma nova forma de ensino, o ensino emergencial remoto. Nessa direção, o presente trabalho objetiva compreender a percepção de discentes do curso de Licenciatura em Educação Física da UFSC sobre os impactos do estágio curricular obrigatório nas modalidades de ensino presencial e remoto antes e durante a pandemia de Covid-19 na formação docente. Para tal, foi realizada uma investigação de abordagem qualitativa, mediante entrevista semiestruturada com grupo focal composto por quatro estagiários do curso de Educação Física UFSC que fizeram o estágio I no modelo presencial e o estágio II no ensino remoto. Os dados analisados apontam para: a) O estágio presencial foi muito mais relevante e importante que o estágio no ensino remoto para os entrevistados, tendo em vista o aprofundamento, inserção no chão da escola e a formação como professor; b) as Tecnologias de Informação e comunicação foram fundamentais para a continuidade do ensino em todos os âmbitos educacionais do país, mas que não houve preparação suficientes das unidades de ensino e de seus colaboradores, bem como dos estagiários e os alunos, podendo gerar evasão escolar e atraso na aprendizagem.Florianópolis, SC.Jaison José, BassaniUniversidade Federal de Santa Catarina.Luz, Pedro Henrique Monticelli da2022-12-28T14:34:09Z2022-12-28T14:34:09Z2022-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis79 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243700Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-12-28T14:34:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243700Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-28T14:34:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção de estudantes sobre o estágio curricular de licenciatura em Educação Física antes e durante a pandemia de Covid-19: desafios e diferenças na formação docente |
title |
Percepção de estudantes sobre o estágio curricular de licenciatura em Educação Física antes e durante a pandemia de Covid-19: desafios e diferenças na formação docente |
spellingShingle |
Percepção de estudantes sobre o estágio curricular de licenciatura em Educação Física antes e durante a pandemia de Covid-19: desafios e diferenças na formação docente Luz, Pedro Henrique Monticelli da Educação Física formação inicial estágio supervisionado ensino remoto emergencial pandemia COVID-19 |
title_short |
Percepção de estudantes sobre o estágio curricular de licenciatura em Educação Física antes e durante a pandemia de Covid-19: desafios e diferenças na formação docente |
title_full |
Percepção de estudantes sobre o estágio curricular de licenciatura em Educação Física antes e durante a pandemia de Covid-19: desafios e diferenças na formação docente |
title_fullStr |
Percepção de estudantes sobre o estágio curricular de licenciatura em Educação Física antes e durante a pandemia de Covid-19: desafios e diferenças na formação docente |
title_full_unstemmed |
Percepção de estudantes sobre o estágio curricular de licenciatura em Educação Física antes e durante a pandemia de Covid-19: desafios e diferenças na formação docente |
title_sort |
Percepção de estudantes sobre o estágio curricular de licenciatura em Educação Física antes e durante a pandemia de Covid-19: desafios e diferenças na formação docente |
author |
Luz, Pedro Henrique Monticelli da |
author_facet |
Luz, Pedro Henrique Monticelli da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Jaison José, Bassani Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luz, Pedro Henrique Monticelli da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física formação inicial estágio supervisionado ensino remoto emergencial pandemia COVID-19 |
topic |
Educação Física formação inicial estágio supervisionado ensino remoto emergencial pandemia COVID-19 |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-28T14:34:09Z 2022-12-28T14:34:09Z 2022-12-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243700 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243700 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
79 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652128179191808 |