Compreensões de educação em saúde na formação inicial e continuada de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schwingel, Tatiane Cristina Possel Greter
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Araújo, Maria Cristina Pansera de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11514
Resumo: Este artigo discute e problematiza as questões de saúde como constitutivas da formação inicial e continuada de professores. Para tanto, a proposição foi identificar tendências, interesses e pontos de vista sobre as concepções de saúde, educação em saúde e promoção da saúde de professores em processo de formação inicial e continuada. Como aspectos metodológicos, utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD) para sistematizar os dados empíricos obtidos dos encontros formativos realizados com grupos de professores em formação inicial e continuada sobre a educação em saúde na escola. As categorias de análise utilizadas foram os domínios de saúde e os níveis de processamento da informação de saúde propostos por Saboga-Nunes (2016). A partir dos resultados discutidos, consideramos que os professores participantes apresentam compreensões relacionadas aos domínios de prevenção de doenças, cuidados e promoção da saúde. Entendemos ser imprescindível promover a formação de consciência dos professores quanto às concepções que orientam as práticas pedagógicas de saúde, na escola. Essa sensibilização e tomada de consciência precisam estar contempladas desde os cursos de formação inicial de professores e constituírem movimentos formativos de atualização permanentes para os professores em processo de formação continuada.
id UFFS-2_6313a57298288bfd5ffad01ef498ccdb
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11514
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Compreensões de educação em saúde na formação inicial e continuada de professoresEste artigo discute e problematiza as questões de saúde como constitutivas da formação inicial e continuada de professores. Para tanto, a proposição foi identificar tendências, interesses e pontos de vista sobre as concepções de saúde, educação em saúde e promoção da saúde de professores em processo de formação inicial e continuada. Como aspectos metodológicos, utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD) para sistematizar os dados empíricos obtidos dos encontros formativos realizados com grupos de professores em formação inicial e continuada sobre a educação em saúde na escola. As categorias de análise utilizadas foram os domínios de saúde e os níveis de processamento da informação de saúde propostos por Saboga-Nunes (2016). A partir dos resultados discutidos, consideramos que os professores participantes apresentam compreensões relacionadas aos domínios de prevenção de doenças, cuidados e promoção da saúde. Entendemos ser imprescindível promover a formação de consciência dos professores quanto às concepções que orientam as práticas pedagógicas de saúde, na escola. Essa sensibilização e tomada de consciência precisam estar contempladas desde os cursos de formação inicial de professores e constituírem movimentos formativos de atualização permanentes para os professores em processo de formação continuada.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1151410.36661/2595-4520.2020v3i2.11514Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 368-3852595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11514/7487Copyright (c) 2020 Tatiane Cristina Possel Greter Schwingel, Maria Cristina Pansera de Araújohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchwingel, Tatiane Cristina Possel GreterAraújo, Maria Cristina Pansera de2021-07-13T05:23:34Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11514Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:23:34Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensões de educação em saúde na formação inicial e continuada de professores
title Compreensões de educação em saúde na formação inicial e continuada de professores
spellingShingle Compreensões de educação em saúde na formação inicial e continuada de professores
Schwingel, Tatiane Cristina Possel Greter
title_short Compreensões de educação em saúde na formação inicial e continuada de professores
title_full Compreensões de educação em saúde na formação inicial e continuada de professores
title_fullStr Compreensões de educação em saúde na formação inicial e continuada de professores
title_full_unstemmed Compreensões de educação em saúde na formação inicial e continuada de professores
title_sort Compreensões de educação em saúde na formação inicial e continuada de professores
author Schwingel, Tatiane Cristina Possel Greter
author_facet Schwingel, Tatiane Cristina Possel Greter
Araújo, Maria Cristina Pansera de
author_role author
author2 Araújo, Maria Cristina Pansera de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schwingel, Tatiane Cristina Possel Greter
Araújo, Maria Cristina Pansera de
description Este artigo discute e problematiza as questões de saúde como constitutivas da formação inicial e continuada de professores. Para tanto, a proposição foi identificar tendências, interesses e pontos de vista sobre as concepções de saúde, educação em saúde e promoção da saúde de professores em processo de formação inicial e continuada. Como aspectos metodológicos, utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD) para sistematizar os dados empíricos obtidos dos encontros formativos realizados com grupos de professores em formação inicial e continuada sobre a educação em saúde na escola. As categorias de análise utilizadas foram os domínios de saúde e os níveis de processamento da informação de saúde propostos por Saboga-Nunes (2016). A partir dos resultados discutidos, consideramos que os professores participantes apresentam compreensões relacionadas aos domínios de prevenção de doenças, cuidados e promoção da saúde. Entendemos ser imprescindível promover a formação de consciência dos professores quanto às concepções que orientam as práticas pedagógicas de saúde, na escola. Essa sensibilização e tomada de consciência precisam estar contempladas desde os cursos de formação inicial de professores e constituírem movimentos formativos de atualização permanentes para os professores em processo de formação continuada.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11514
10.36661/2595-4520.2020v3i2.11514
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11514
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i2.11514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11514/7487
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Tatiane Cristina Possel Greter Schwingel, Maria Cristina Pansera de Araújo
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Tatiane Cristina Possel Greter Schwingel, Maria Cristina Pansera de Araújo
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 368-385
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612759547904