Compreensões de educação em saúde na formação inicial e continuada de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11514 |
Resumo: | Este artigo discute e problematiza as questões de saúde como constitutivas da formação inicial e continuada de professores. Para tanto, a proposição foi identificar tendências, interesses e pontos de vista sobre as concepções de saúde, educação em saúde e promoção da saúde de professores em processo de formação inicial e continuada. Como aspectos metodológicos, utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD) para sistematizar os dados empíricos obtidos dos encontros formativos realizados com grupos de professores em formação inicial e continuada sobre a educação em saúde na escola. As categorias de análise utilizadas foram os domínios de saúde e os níveis de processamento da informação de saúde propostos por Saboga-Nunes (2016). A partir dos resultados discutidos, consideramos que os professores participantes apresentam compreensões relacionadas aos domínios de prevenção de doenças, cuidados e promoção da saúde. Entendemos ser imprescindível promover a formação de consciência dos professores quanto às concepções que orientam as práticas pedagógicas de saúde, na escola. Essa sensibilização e tomada de consciência precisam estar contempladas desde os cursos de formação inicial de professores e constituírem movimentos formativos de atualização permanentes para os professores em processo de formação continuada. |
id |
UFFS-2_6313a57298288bfd5ffad01ef498ccdb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11514 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Compreensões de educação em saúde na formação inicial e continuada de professoresEste artigo discute e problematiza as questões de saúde como constitutivas da formação inicial e continuada de professores. Para tanto, a proposição foi identificar tendências, interesses e pontos de vista sobre as concepções de saúde, educação em saúde e promoção da saúde de professores em processo de formação inicial e continuada. Como aspectos metodológicos, utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD) para sistematizar os dados empíricos obtidos dos encontros formativos realizados com grupos de professores em formação inicial e continuada sobre a educação em saúde na escola. As categorias de análise utilizadas foram os domínios de saúde e os níveis de processamento da informação de saúde propostos por Saboga-Nunes (2016). A partir dos resultados discutidos, consideramos que os professores participantes apresentam compreensões relacionadas aos domínios de prevenção de doenças, cuidados e promoção da saúde. Entendemos ser imprescindível promover a formação de consciência dos professores quanto às concepções que orientam as práticas pedagógicas de saúde, na escola. Essa sensibilização e tomada de consciência precisam estar contempladas desde os cursos de formação inicial de professores e constituírem movimentos formativos de atualização permanentes para os professores em processo de formação continuada.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1151410.36661/2595-4520.2020v3i2.11514Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 368-3852595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11514/7487Copyright (c) 2020 Tatiane Cristina Possel Greter Schwingel, Maria Cristina Pansera de Araújohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchwingel, Tatiane Cristina Possel GreterAraújo, Maria Cristina Pansera de2021-07-13T05:23:34Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11514Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:23:34Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreensões de educação em saúde na formação inicial e continuada de professores |
title |
Compreensões de educação em saúde na formação inicial e continuada de professores |
spellingShingle |
Compreensões de educação em saúde na formação inicial e continuada de professores Schwingel, Tatiane Cristina Possel Greter |
title_short |
Compreensões de educação em saúde na formação inicial e continuada de professores |
title_full |
Compreensões de educação em saúde na formação inicial e continuada de professores |
title_fullStr |
Compreensões de educação em saúde na formação inicial e continuada de professores |
title_full_unstemmed |
Compreensões de educação em saúde na formação inicial e continuada de professores |
title_sort |
Compreensões de educação em saúde na formação inicial e continuada de professores |
author |
Schwingel, Tatiane Cristina Possel Greter |
author_facet |
Schwingel, Tatiane Cristina Possel Greter Araújo, Maria Cristina Pansera de |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Maria Cristina Pansera de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schwingel, Tatiane Cristina Possel Greter Araújo, Maria Cristina Pansera de |
description |
Este artigo discute e problematiza as questões de saúde como constitutivas da formação inicial e continuada de professores. Para tanto, a proposição foi identificar tendências, interesses e pontos de vista sobre as concepções de saúde, educação em saúde e promoção da saúde de professores em processo de formação inicial e continuada. Como aspectos metodológicos, utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD) para sistematizar os dados empíricos obtidos dos encontros formativos realizados com grupos de professores em formação inicial e continuada sobre a educação em saúde na escola. As categorias de análise utilizadas foram os domínios de saúde e os níveis de processamento da informação de saúde propostos por Saboga-Nunes (2016). A partir dos resultados discutidos, consideramos que os professores participantes apresentam compreensões relacionadas aos domínios de prevenção de doenças, cuidados e promoção da saúde. Entendemos ser imprescindível promover a formação de consciência dos professores quanto às concepções que orientam as práticas pedagógicas de saúde, na escola. Essa sensibilização e tomada de consciência precisam estar contempladas desde os cursos de formação inicial de professores e constituírem movimentos formativos de atualização permanentes para os professores em processo de formação continuada. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11514 10.36661/2595-4520.2020v3i2.11514 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11514 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i2.11514 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11514/7487 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Tatiane Cristina Possel Greter Schwingel, Maria Cristina Pansera de Araújo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Tatiane Cristina Possel Greter Schwingel, Maria Cristina Pansera de Araújo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 368-385 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612759547904 |