Os Portfólios como instrumento avaliativo em uma proposta de Ensino por Investigação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10595 |
Resumo: | Resumo: Neste artigo, investiga-se as contribuições do uso dos portfólios como instrumento avaliativo em uma proposta de Ensino por Investigação. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa-ação, desenvolvida junto a uma turma do 3.º ano do Ensino Fundamental. O corpus da pesquisa é constituído por Portfólios Individuais dos estudantes e pelo Diário de Aula mantido pelo docente, sendo estes analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Os dados foram dispostos em três categorias, sendo que a primeira trata das possibilidades desse instrumento servir como um recurso que dê visibilidade às aprendizagens das crianças. A segunda categoria aborda a possibilidade dos portfólios fomentarem a comunicação entre as crianças e os docentes, evidenciando os interesses e as necessidades. A terceira categoria trata do desenvolvimento da metacognição, visto que ao elaborarem seus portfólios as crianças têm oportunidade de refletir sobre as tarefas que realiza e criar estratégias para aperfeiçoá-las. Assim, evidencia-se que o uso de portfólios como um instrumento de avaliação permite ao docente acompanhar e monitorar o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes e planejar estratégias de trabalho que são adequadas as dificuldades apresentadas pelas crianças. |
id |
UFFS-2_657ac092863d10c6f7e99ab8d0b11af6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/10595 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Os Portfólios como instrumento avaliativo em uma proposta de Ensino por InvestigaçãoResumo: Neste artigo, investiga-se as contribuições do uso dos portfólios como instrumento avaliativo em uma proposta de Ensino por Investigação. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa-ação, desenvolvida junto a uma turma do 3.º ano do Ensino Fundamental. O corpus da pesquisa é constituído por Portfólios Individuais dos estudantes e pelo Diário de Aula mantido pelo docente, sendo estes analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Os dados foram dispostos em três categorias, sendo que a primeira trata das possibilidades desse instrumento servir como um recurso que dê visibilidade às aprendizagens das crianças. A segunda categoria aborda a possibilidade dos portfólios fomentarem a comunicação entre as crianças e os docentes, evidenciando os interesses e as necessidades. A terceira categoria trata do desenvolvimento da metacognição, visto que ao elaborarem seus portfólios as crianças têm oportunidade de refletir sobre as tarefas que realiza e criar estratégias para aperfeiçoá-las. Assim, evidencia-se que o uso de portfólios como um instrumento de avaliação permite ao docente acompanhar e monitorar o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes e planejar estratégias de trabalho que são adequadas as dificuldades apresentadas pelas crianças. Universidade Federal da Fronteira Sul2019-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1059510.36661/2595-4520.2018v1i3.10595Revista Insignare Scientia - RIS; v. 1 n. 3 (2018): Revista Insignare Scientia2595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10595/7099Copyright (c) 2019 Mateus Lorenzonhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLorenzon, Mateus2021-07-13T05:27:53Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10595Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:27:53Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os Portfólios como instrumento avaliativo em uma proposta de Ensino por Investigação |
title |
Os Portfólios como instrumento avaliativo em uma proposta de Ensino por Investigação |
spellingShingle |
Os Portfólios como instrumento avaliativo em uma proposta de Ensino por Investigação Lorenzon, Mateus |
title_short |
Os Portfólios como instrumento avaliativo em uma proposta de Ensino por Investigação |
title_full |
Os Portfólios como instrumento avaliativo em uma proposta de Ensino por Investigação |
title_fullStr |
Os Portfólios como instrumento avaliativo em uma proposta de Ensino por Investigação |
title_full_unstemmed |
Os Portfólios como instrumento avaliativo em uma proposta de Ensino por Investigação |
title_sort |
Os Portfólios como instrumento avaliativo em uma proposta de Ensino por Investigação |
author |
Lorenzon, Mateus |
author_facet |
Lorenzon, Mateus |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lorenzon, Mateus |
description |
Resumo: Neste artigo, investiga-se as contribuições do uso dos portfólios como instrumento avaliativo em uma proposta de Ensino por Investigação. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa-ação, desenvolvida junto a uma turma do 3.º ano do Ensino Fundamental. O corpus da pesquisa é constituído por Portfólios Individuais dos estudantes e pelo Diário de Aula mantido pelo docente, sendo estes analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Os dados foram dispostos em três categorias, sendo que a primeira trata das possibilidades desse instrumento servir como um recurso que dê visibilidade às aprendizagens das crianças. A segunda categoria aborda a possibilidade dos portfólios fomentarem a comunicação entre as crianças e os docentes, evidenciando os interesses e as necessidades. A terceira categoria trata do desenvolvimento da metacognição, visto que ao elaborarem seus portfólios as crianças têm oportunidade de refletir sobre as tarefas que realiza e criar estratégias para aperfeiçoá-las. Assim, evidencia-se que o uso de portfólios como um instrumento de avaliação permite ao docente acompanhar e monitorar o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes e planejar estratégias de trabalho que são adequadas as dificuldades apresentadas pelas crianças. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10595 10.36661/2595-4520.2018v1i3.10595 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10595 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2018v1i3.10595 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10595/7099 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Mateus Lorenzon http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Mateus Lorenzon http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 1 n. 3 (2018): Revista Insignare Scientia 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221611942707200 |