O Ensino de Matemática e pesquisa-ação no primeiro ciclo dos Anos Iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/8243 |
Resumo: | Esta pesquisa teve o objetivo geral de compreender o ensino de Matemática nos anos iniciais em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental. Utilizou-se como metodologia a pesquisa-ação que permitiu investigar as metodologias de ensino utilizadas pelos professores, possibilitando-se a participação dos alunos de uma turma do segundo ano. Por meio da pesquisa-ação refletiu-se no interstício da prática docente, pois foram realizadas etapas de observação, planejamento e intervenção do ensino de Matemática nos anos iniciais. A análise dos resultados evidenciou que nos anos iniciais se requer a utilização do lúdico, ambientes diferenciados e equipados com materiais concretos, qualificando os processos de ensino e de aprendizagem em Educação Matemática. Portanto, esta pesquisa possibilitou uma compreensão maior sobre o ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, contribuindo para a aprendizagem dos alunos. |
id |
UFFS-2_66d6d96e31ba4458d6d86e3aba46b72f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/8243 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
O Ensino de Matemática e pesquisa-ação no primeiro ciclo dos Anos IniciaisEsta pesquisa teve o objetivo geral de compreender o ensino de Matemática nos anos iniciais em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental. Utilizou-se como metodologia a pesquisa-ação que permitiu investigar as metodologias de ensino utilizadas pelos professores, possibilitando-se a participação dos alunos de uma turma do segundo ano. Por meio da pesquisa-ação refletiu-se no interstício da prática docente, pois foram realizadas etapas de observação, planejamento e intervenção do ensino de Matemática nos anos iniciais. A análise dos resultados evidenciou que nos anos iniciais se requer a utilização do lúdico, ambientes diferenciados e equipados com materiais concretos, qualificando os processos de ensino e de aprendizagem em Educação Matemática. Portanto, esta pesquisa possibilitou uma compreensão maior sobre o ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, contribuindo para a aprendizagem dos alunos. Universidade Federal da Fronteira Sul2018-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/824310.36661/2595-4520.2018v1i2.8243Revista Insignare Scientia - RIS; v. 1 n. 2 (2018): Revista Insignare Scientia2595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/8243/5726Copyright (c) 2018 Rúbia Emmel, Andrieli Tais Hahn Rodrigues, Amanda Deneshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEmmel, RúbiaHahn Rodrigues, Andrieli TaisDenes, Amanda2021-07-13T05:28:00Zoai:ojs.192.168.253.137:article/8243Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:28Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ensino de Matemática e pesquisa-ação no primeiro ciclo dos Anos Iniciais |
title |
O Ensino de Matemática e pesquisa-ação no primeiro ciclo dos Anos Iniciais |
spellingShingle |
O Ensino de Matemática e pesquisa-ação no primeiro ciclo dos Anos Iniciais Emmel, Rúbia |
title_short |
O Ensino de Matemática e pesquisa-ação no primeiro ciclo dos Anos Iniciais |
title_full |
O Ensino de Matemática e pesquisa-ação no primeiro ciclo dos Anos Iniciais |
title_fullStr |
O Ensino de Matemática e pesquisa-ação no primeiro ciclo dos Anos Iniciais |
title_full_unstemmed |
O Ensino de Matemática e pesquisa-ação no primeiro ciclo dos Anos Iniciais |
title_sort |
O Ensino de Matemática e pesquisa-ação no primeiro ciclo dos Anos Iniciais |
author |
Emmel, Rúbia |
author_facet |
Emmel, Rúbia Hahn Rodrigues, Andrieli Tais Denes, Amanda |
author_role |
author |
author2 |
Hahn Rodrigues, Andrieli Tais Denes, Amanda |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Emmel, Rúbia Hahn Rodrigues, Andrieli Tais Denes, Amanda |
description |
Esta pesquisa teve o objetivo geral de compreender o ensino de Matemática nos anos iniciais em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental. Utilizou-se como metodologia a pesquisa-ação que permitiu investigar as metodologias de ensino utilizadas pelos professores, possibilitando-se a participação dos alunos de uma turma do segundo ano. Por meio da pesquisa-ação refletiu-se no interstício da prática docente, pois foram realizadas etapas de observação, planejamento e intervenção do ensino de Matemática nos anos iniciais. A análise dos resultados evidenciou que nos anos iniciais se requer a utilização do lúdico, ambientes diferenciados e equipados com materiais concretos, qualificando os processos de ensino e de aprendizagem em Educação Matemática. Portanto, esta pesquisa possibilitou uma compreensão maior sobre o ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, contribuindo para a aprendizagem dos alunos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/8243 10.36661/2595-4520.2018v1i2.8243 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/8243 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2018v1i2.8243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/8243/5726 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Rúbia Emmel, Andrieli Tais Hahn Rodrigues, Amanda Denes http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Rúbia Emmel, Andrieli Tais Hahn Rodrigues, Amanda Denes http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 1 n. 2 (2018): Revista Insignare Scientia 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221611934318592 |