O Ensino de Matemática e pesquisa-ação no primeiro ciclo dos Anos Iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Emmel, Rúbia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Hahn Rodrigues, Andrieli Tais, Denes, Amanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/8243
Resumo: Esta pesquisa teve o objetivo geral de compreender o ensino de Matemática nos anos iniciais em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental. Utilizou-se como metodologia a pesquisa-ação que permitiu investigar as metodologias de ensino utilizadas pelos professores, possibilitando-se a participação dos alunos de uma turma do segundo ano. Por meio da pesquisa-ação refletiu-se no interstício da prática docente, pois foram realizadas etapas de observação, planejamento e intervenção do ensino de Matemática nos anos iniciais. A análise dos resultados evidenciou que nos anos iniciais se requer a utilização do lúdico, ambientes diferenciados e equipados com materiais concretos, qualificando os processos de ensino e de aprendizagem em Educação Matemática. Portanto, esta pesquisa possibilitou uma compreensão maior sobre o ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, contribuindo para a aprendizagem dos alunos.
id UFFS-2_66d6d96e31ba4458d6d86e3aba46b72f
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/8243
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling O Ensino de Matemática e pesquisa-ação no primeiro ciclo dos Anos IniciaisEsta pesquisa teve o objetivo geral de compreender o ensino de Matemática nos anos iniciais em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental. Utilizou-se como metodologia a pesquisa-ação que permitiu investigar as metodologias de ensino utilizadas pelos professores, possibilitando-se a participação dos alunos de uma turma do segundo ano. Por meio da pesquisa-ação refletiu-se no interstício da prática docente, pois foram realizadas etapas de observação, planejamento e intervenção do ensino de Matemática nos anos iniciais. A análise dos resultados evidenciou que nos anos iniciais se requer a utilização do lúdico, ambientes diferenciados e equipados com materiais concretos, qualificando os processos de ensino e de aprendizagem em Educação Matemática. Portanto, esta pesquisa possibilitou uma compreensão maior sobre o ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, contribuindo para a aprendizagem dos alunos. Universidade Federal da Fronteira Sul2018-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/824310.36661/2595-4520.2018v1i2.8243Revista Insignare Scientia - RIS; v. 1 n. 2 (2018): Revista Insignare Scientia2595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/8243/5726Copyright (c) 2018 Rúbia Emmel, Andrieli Tais Hahn Rodrigues, Amanda Deneshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEmmel, RúbiaHahn Rodrigues, Andrieli TaisDenes, Amanda2021-07-13T05:28:00Zoai:ojs.192.168.253.137:article/8243Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:28Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino de Matemática e pesquisa-ação no primeiro ciclo dos Anos Iniciais
title O Ensino de Matemática e pesquisa-ação no primeiro ciclo dos Anos Iniciais
spellingShingle O Ensino de Matemática e pesquisa-ação no primeiro ciclo dos Anos Iniciais
Emmel, Rúbia
title_short O Ensino de Matemática e pesquisa-ação no primeiro ciclo dos Anos Iniciais
title_full O Ensino de Matemática e pesquisa-ação no primeiro ciclo dos Anos Iniciais
title_fullStr O Ensino de Matemática e pesquisa-ação no primeiro ciclo dos Anos Iniciais
title_full_unstemmed O Ensino de Matemática e pesquisa-ação no primeiro ciclo dos Anos Iniciais
title_sort O Ensino de Matemática e pesquisa-ação no primeiro ciclo dos Anos Iniciais
author Emmel, Rúbia
author_facet Emmel, Rúbia
Hahn Rodrigues, Andrieli Tais
Denes, Amanda
author_role author
author2 Hahn Rodrigues, Andrieli Tais
Denes, Amanda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Emmel, Rúbia
Hahn Rodrigues, Andrieli Tais
Denes, Amanda
description Esta pesquisa teve o objetivo geral de compreender o ensino de Matemática nos anos iniciais em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental. Utilizou-se como metodologia a pesquisa-ação que permitiu investigar as metodologias de ensino utilizadas pelos professores, possibilitando-se a participação dos alunos de uma turma do segundo ano. Por meio da pesquisa-ação refletiu-se no interstício da prática docente, pois foram realizadas etapas de observação, planejamento e intervenção do ensino de Matemática nos anos iniciais. A análise dos resultados evidenciou que nos anos iniciais se requer a utilização do lúdico, ambientes diferenciados e equipados com materiais concretos, qualificando os processos de ensino e de aprendizagem em Educação Matemática. Portanto, esta pesquisa possibilitou uma compreensão maior sobre o ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, contribuindo para a aprendizagem dos alunos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/8243
10.36661/2595-4520.2018v1i2.8243
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/8243
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2018v1i2.8243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/8243/5726
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Rúbia Emmel, Andrieli Tais Hahn Rodrigues, Amanda Denes
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Rúbia Emmel, Andrieli Tais Hahn Rodrigues, Amanda Denes
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 1 n. 2 (2018): Revista Insignare Scientia
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221611934318592