Aprendizaje e inclusión en el uso del juego gártico en la enseñanza de la química.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12998 |
Resumo: | Este trabalho relata uma experiência em sala de aula proposta pelos próprios estudantes durante o estudo das Funções Orgânicas no Ensino Médio, o qual consiste a utilização de um jogo de adivinhações, em que um jogador ilustra a palavra proposta pelo programa e os demais devem tentar adivinhar o nome do desenho. É uma divertida brincadeira que contribui significativamente para a memorização dos grupos funcionais e de nomenclatura de compostos orgânicos, bem como para demais substâncias da química. O programa permite criar salas temáticas e selecionar os jogadores por meio de um link. Assim, a competição ocorreu com todos os estudantes do terceiro ano do ensino médio, inclusive com a participação de um aluno diagnosticado com transtorno do espectro autista, que conseguiu acompanhar e ter um bom desempenho durante o jogo. Essa atividade, além de proporcionar a integração entre todos os estudantes, também oportunizou a inclusão e aprendizagem de forma divertida. |
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Aprendizaje e inclusión en el uso del juego gártico en la enseñanza de la química.Learning and Inclusion in the use of the Gartic game in Chemistry Teaching.Aprendizagem e Inclusão na utilização do jogo Gartic no Ensino de Química.Este trabalho relata uma experiência em sala de aula proposta pelos próprios estudantes durante o estudo das Funções Orgânicas no Ensino Médio, o qual consiste a utilização de um jogo de adivinhações, em que um jogador ilustra a palavra proposta pelo programa e os demais devem tentar adivinhar o nome do desenho. É uma divertida brincadeira que contribui significativamente para a memorização dos grupos funcionais e de nomenclatura de compostos orgânicos, bem como para demais substâncias da química. O programa permite criar salas temáticas e selecionar os jogadores por meio de um link. Assim, a competição ocorreu com todos os estudantes do terceiro ano do ensino médio, inclusive com a participação de um aluno diagnosticado com transtorno do espectro autista, que conseguiu acompanhar e ter um bom desempenho durante o jogo. Essa atividade, além de proporcionar a integração entre todos os estudantes, também oportunizou a inclusão e aprendizagem de forma divertida. Este trabajo relata una experiencia de aula propuesta por los propios alumnos durante el estudio de Funciones Orgánicas en Bachillerato, el uso de un juego de adivinanzas, donde un jugador dibuja la palabra propuesta por el programa y los demás deben intentar adivinar el nombre del diseño. . Es un divertido juego que contribuyó significativamente a la memorización de grupos funcionales y la nomenclatura de compuestos orgánicos, así como otras sustancias químicas. El programa permite crear salas temáticas y seleccionar jugadores a través de un enlace, por lo que la competencia se llevó a cabo con todos los estudiantes de tercer año de secundaria, incluyendo la participación de un estudiante diagnosticado con trastorno del espectro autista que pudo hacer un seguimiento y tener una buena tiempo.rendimiento durante el juego, esta actividad, además de brindar integración entre todos los alumnos, también brindó inclusión y aprendizaje de una manera divertida.This work reports a classroom experience proposed by the students themselves during the study of Organic Functions in High School, the use of a guessing game, where one player draws the word proposed by the program and the others must try to guess the name of the design . It is a fun game that significantly contributed to the memorization of functional groups and the nomenclature of organic compounds, as well as other chemical substances. The program allows you to create themed rooms and select players through a link, so the competition took place with all third-year high school students, including the participation of a student diagnosed with autism spectrum disorder who was able to follow up and have a good time. performance during the game, this activity in addition to providing integration between all students, also provided inclusion and learning in a fun way.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1299810.36661/2595-4520.2022v5n2.12998Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 2 (2022): Edição Especial: 40º EDEQ; 204-2202595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12998/8494Copyright (c) 2022 Fabiane Malakowski de Almeida Wentzhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWentz, Fabiane Malakowski de Almeida2022-07-25T11:39:30Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12998Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-07-25T11:39:30Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
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